Os mistérios de Pretty Little Liars vão além da TV

Pretty Little Liars tem em sua espinha dorsal o suspense, a temática conduz e permeia os principais acontecimentos da série. Os espectadores — que vão dos zapeadores aos ávidos — buscam por respostas naturalmente, até eu que não assisto a série (por falta de tempo, não de empatia) tenho minhas perguntas. O enredo estimula desde o início essa busca por conteúdos extras que ultrapassam a narrativa televisiva.

Depois do grande cliffhanger no final da segunda temporada os fãs saíram em busca de respostas, reviram os episódios, discutiram em fóruns, no Twitter e no Facebook. A ABC Family vendo toda essa motivação dos fãs, não pensou duas vezes. Para manter o envolvimento do público e proporcioná-los uma experiência inédita, a emissora lançou um jogo de realidade (ARG). Com uma estrutura simples, mas bastante eficaz, o Pretty Little Puzzle Hunt Game girava em torno dos enigmas da série. A cada dia novas pistas eram divulgadas e no fim o jogador que conseguisse resolver todas as charadas, liberava um sneak peek com os primeiros dez minutos da season première da nova temporada.

O tão divulgado sneak peek de PLL foi resultado do engajamento do espectador e da ação transmídia da ABC Family. O canal poderia muito bem lançar o vídeo como de costume, mas optou por juntar a necessidade de respostas e a motivação em caça-las dos fãs para divulgar o novo material.

A estreia da terceira temporada de PLL rendeu bons números, a série liderou os comentários nas redes sociais e aplicativos voltados para second screen. O Trendrr — site que monta um index de popularidade unindo as menções no Twitter, os posts e comentários no Facebook e os check-ins no Miso e Get Glue — divulgou que a série da ABC Family foi o programa mais comentado nas plataformas analisadas. PLL também ficou em primeiro lugar de acordo com o ranking do site Social Guide, atingindo 22,41% do share no Facebook e Twitter.

Diante do ótimo feedback, Pretty Little Liars passa a encabeçar a grade da ABC Family de ações transmidiáticas. A vice-presidente de marketing da emissora Danielle Mullin, afirmou ao site Lost Remote que a cada episódio da terceira temporada serão lançados conteúdos inéditos, todos focados no engajamento dos fãs. Uma ação de Social TV também está programada, os atores e produtores da série irão interagir com o público durante a exibição de um episódio.

Nas últimas seasons a ABC não tem explorado muito o campo da convergência. Desde o episódio de Grey’s Anatomy em que a Dra. Bailey tweetava durante uma cirurgia, não vejo nada realmente interessante na emissora nessa área. Ou contrário da HBO, CBS e Fox que estão investindo pesado em ações transmidiáticas, e até na recente Social TV, a ABC talvez ensaie uma nova fase com a ação bem sucedida de Pretty Little Liars. Ao unir curiosidade, público jovem e um bom ARG a emissora promete continuar na caminhada que vai além da TV e faz a estória se multiplicar em várias plataformas e linguagens.

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