Os motoqueiros de Sons of Anarchy

Hoje a coluna O Melhor e o Pior vem de moto e armada, porque a série da semana é Sons of Anarchy!

Criada por Kurt Sutter, a história mostra uma gangue de motoqueiros na fictícia Charming, onde tentam proteger a cidade das drogas e outros crimes, ao mesmo tempo em que traficam armas. Liderado por Clay (Ron Perlman) e Jax (Charlie Hunnam), o clube tenta se manter vivo enquanto enfrenta diversos problemas com a polícia, gangues rivais, grandes empresários, além de problemas internos. Aliás, raramente algo dá certo pra eles.

A série mais rock and roll da TV americana é um sucesso de audiência e já está confirmada para sua quinta temporada, mas o que será que ela tem de tão bom e quais são seus lados negativos?

Como assim não existe?

Kurt Sutter foi muito feliz quando desenvolveu a mitologia da série. É difícil acreditar que ao norte da California não existe uma cidadezinha chamada Charming onde reside um clube de motoqueiros. Detalhadamente, Sutter pensou em tudo, desde os cenários até o figurino. Cada detalhe, por menor que seja, foi cuidadosamente implantado pra tornar tudo muito real e convincente. O passado do clube também teve uma atenção especial, já que os acontecimentos, muito bem elaborados pelos roteiristas, que aconteceram há uns 20 anos, interferem plenamente nos rumos da série. É tudo tão crível que fica muito mais fácil se envolver, o telespectador se sente parte do clube. Assim como Breaking Bad torna admissível um professor de química virar um gênio do trafico, Sons of Anarchy cria uma cidade e um clube de motoqueiros que na cabeça de todos os fãs, é totalmente plausível.

Personagens

Outro ponto em que os escritores acertaram em cheio são os personagens. Todos têm sua historia e personalidade bem desenvolvida, , são personagens tridimensionais, que vão se transformando ao longo da série. Tara (Maggie Siff) é um belo exemplo desta mutação, começou passiva, sem muita ligação com o clube e, atualmente, é a “médica particular” dos Sons, destemida, utiliza armas e ameaça qualquer uma que se engraça para o lado do Jax. É claro que essas pessoas criadas por Sutter não seriam nada se o elenco não fizesse sua parte: todos, sem exceção, exercem seus papéis muito bem, deixando a série ainda mais convincente e envolvente.

Violência

Talvez Sons of Anarchy seja a série mais violenta no ar atualmente, com direito a tiroteio e sangue em todos os episódios. Estupros, facadas, tatuagens tiradas no maçarico e, claro, tiros, muitos tiros, fazem parte deste mundo, portanto se você tem estomago fraco talvez SAMCRO não seja o seu clube. A série deixa muito claro que tem o objetivo de chocar, está em sua essência, é o mundo em que esses personagens vivem.

Reconhecimento

Sons of Anarchy tem sido um sucesso de audiência e crítica, mas e os prêmios? Pois é, parece que o pessoal do Emmy e do Globo de Ouro não vai muito com a cara dos motoqueiros. Em quatro anos de exibição, o único prêmio conquistado foi um Globo de Ouro de melhor atriz para Katey Segal, que interpreta Gemma, a mãe de Jax. Mesmo com o Kurt Sutter xingando muito no Twitter todos os anos, o descaso com os Sons é grande. Talvez, seguindo exemplos anteriores, a série ganhe alguma coisa em sua última temporada.

Se você ficou curioso sobre o que Sutter diz no Twitter, siga o cara — @sutterink. Em épocas de premiações, ele garante altas risadas.

Quanto a Sons of Anarchy, não perca tempo: pegue a moto, o capacete e, é claro, o colete e entre logo nesse clube. Um bom final de semana e até a próxima sexta com mais uma série sendo “dissecada” aqui.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER