Os Novos Mutantes e a reinvenção do universo X-Men

Trailer do spin-off entrega doses de terror psicológico equilibradas com uma excitante adaptação de quadrinhos.

O próximo ano tem tudo para ser promissor para a Marvel e a 20th Century Fox. Isso porque, além dos aguardados Deadpool 2 e X-Men: A Fênix Negra, os estúdios ainda trarão para a telona o spin-off Novos Mutantes, cujo trailer foi divulgado na última semana. Com direção de Josh Boone (A Culpa é das Estrelas), agora podemos afirmar que os super-heróis entrarão com tudo no gênero do horror.

A inspiração para o roteiro veio dos quadrinhos de Bill Sienkiewicz, lançado em 1982, e acompanha Magia, Lupina, Mancha Solar, Miragem e Míssil, jovens mutantes aprisionados em um hospital psiquiátrico enquanto tentam descobrir a expansão de seus poderes. A instalação, dirigida pela Dra. Cecilia Reyes (Alice Braga), oferece riscos sobrenaturais para o grupo — além do fato, é claro, de que esses mutantes correm sérios riscos de morte por conta dos estudos feitos no local e da legislação antimutante. As conexões com outros filmes são evidentes, com teorias de que o Professor Xavier supostamente está envolvido com a trama, mas também dá a entender que Novos Mutantes tem um espaço próprio. Um espaço, ao que parece, pode se expandir.

Os Novos Mutantes combina dois gêneros amados e em crescimento no cinema, enquanto aproveita para fugir da saturação que as telonas atingem com os super-heróis. As cenas apresentadas no trailer provam que, além de complementar o universo cultivado pela Fox nos últimos anos, o longa tenta romper com os moldes, se aproximando de clássicos como A Hora do Pesadelo ou adaptações de Stephen King. Tem rostos nas paredes, túmulos que reforçam aos riscos dos experimentos com mutantes, e habilidades que despertam medo e insegurança, como as de Dani Moonstar, a Miragem, mutante de origem indígena que pode dar vida às emoções alheias, causando alucinações tão realistas quanto aterrorizantes (diga-se de passagem, para quem mora numa instituição psiquiátrica, as emoções não devem ser das melhores).

O time de mutantes ainda conta com Anya Taylor-Joy como Illyana Rasputin / Magia, a irmã do conhecido Colossus, uma menina que pode conjurar visões e se teleportar; Henry Zaga é o brasileiro Roberto da Costa / Mancha Solar, cuja habilidade permite absorver a energia solar; Charlie Heaton é Míssil, que como o nome sugere, pode voar como um projétil; Maisie Williams é Lupina, uma orfã escocesa que pode se transformar em uma loba.

Eles são acompanhados de Alice Braga como a Dra. Cecelia Reyes, responsável pelas pesquisas e orientação dos mutantes que abrigam o instituto. Embora nos quadrinhos seu papel seja de guiar o grupo, nessa primeira mostra, Reyes assume um caráter duvidoso, que seria capaz de manipular os jovens em prol do seu objetivo.

Ainda não confirmado, o vilão que deve se opor e aterrorizar o grupo é Urso Místico, uma entidade demoníaca criada por Miragem, que pode drenar emoções negativas e corromper almas humanas. Numa narrativa acompanhada de abusos psicológicos e físicos, questionamentos sobre religião e dramas familiares — além da luta contra a política anti-mutante —

Seguindo um caminho diferente do usual quando se trata de narrativa de supervilões que destroem o mundo e o já conhecido relacionamento problemático entre humanos e mutantes, Os Novos Mutantes irá proporcionar uma tomada interessante sobre os efeitos que os superpoderes causam à mente, expandindo as fronteiras desse extenso universo que é o dos X-Men. A arrepiante Another Brick in the Wall, da banda Pink Floyd, deixa o espectador com ainda mais curiosidade por esse projeto, que certamente abrirá uma nova e interessante plataforma para os nossos amados mutantes.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!