Os novos rumos da audiência na TV e na Web

Ligar a TV e contar o número de espectadores, os que estão dentro de um público alvo específico e separa-los por sexo não é mais tão simples para mensurar o impacto do produto de TV na vida dos espectadores. Estes são os consumidores de entretenimento na TV, e cada vez mais migram para o espaço virtual das redes sociais e serviços on demand. Estar hiper-conectado hoje é uma realidade no mundo, e o que as TV’s vem fazendo para lidar com este novo hábito dos consumidores?

Ignorar a audiência da internet é a morte para as séries nos dias de hoje. Diversas emissoras investem pesado em estratégias de aguçar a curiosidade do telespectador para aquele produto da TV. Game of Thrones, American Horror Story, as séries de Shonda e Bates Motel, são alguns exemplos da TV sendo explorada nas mais diversas plataformas de mídias sociais conhecidas, principalmente Twitter e Facebook. Estas ações completam a narrativa e estimulam os fãs a procurar cada vez mais informações sobre as tramas e seus personagens favoritos.

Mas como mensurar esta influência? Como gerar receita para as emissoras fora do domínio das mesmas? E como cativar o público que quer estar grudado no Smartphone antes, durante e depois da exibição das séries na TV? Shonda Rimes, sempre ela, responde: A crianção de Shondaland, uma rede complexa de atores, produtores, personagens (que ganham vida na mídia social), roteiristas e diretores, que interagem em real-time com o público, amplificando o poder das séries na vida dos espectadores.

Shondaland

E mensurar esta influência é papel da Nielsen, empresa americana especializada em contabilizar a influência da TV em seu público. Ao começar a fall season de 2104–2015, a empresa anunciou que começaria a divulgar os números de espectadores que estariam comentando sobre determinado show nas redes sociais, principalmente no Twitter. E esta plataforma é escolhida por motivos óbvios: é a mais rápida de acessar, cabe 140 caracteres em cada comentário, logo você pode assistir e comentar, rapidamente, sobre o que está assistindo. Os reis da mídia social, até então, eram os adolescentes que acompanham curiosos a vida conturbada de Aria, Hanna, Emily e Spencer em Pretty Little Liars. Visto que é uma história de suspense, reflete o dia-a-dia dos teenagers dos EUA e ainda encara de frente histórias de amor entre aluna e professor, duas garotas do colegial e as traições dos pais com seus vizinhos. Uma bomba, mas que perdeu a força por segurar demais o suspense da série.

A série perde o posto de mais comentada na internet para The Walking Dead. Com a retomada da narrativa frenética e de cada vez mais apresentar os errantes de forma original, a série recordista de rating e público da TV a cabo é motivo de desabafos mil nas redes sociais, garantindo quase 5 milhões de comentários neste 8 episódios de 2014.

Os recordistas da audiência da TV nas redes sociais.

E, pelas previsões da James Russo, CEO de Consumo Global da Nielsen, em 2016 será muito importante a utilização de campanhas de maketing em multi-tela, e a TV se adapta a esta realidade por ser rápida. E mais: é crescente a necessidade de criar estratégias específicas para as redes sociais. Audiência tornou-se algo mais complexo agora.

E não só nos EUA. O Brasil começa a sentir esta necessidade também. Bom exemplo é o MasterChef Brasil, exibido pela Rede Bandeirantes. A cada programa, em parceria com o Twitter, eram mensuradas, em real-time, a quantidade de tweets sobre o programa, com direito a exibição destes números na tela. Confesso que fui influenciado pelas hashtags e comentei também, assim como mais de 300 mil comentários na final do programa. Lembrando que estes números são bem melhores que o MasterChef US, que não passa de 50 mil citações por programa.

O site Ibope Media passou a divulgar, semanalmente, o Ibope Twitter TV Ratings, um TOP 10 dos programas exibidos na TV Brasileira, fazendo com o que a Globo, que até então só estimulava a participação do espectador por meio de suas plataformas, a mensurar as citações no twitter na final do The Voice Brasil, com direito a 620 mil comentários mensurados. Imagina no BBB?

Lembrando que a coluna de audiência do Box de Séries divulga desde o final de 2013 os números do Buzz da Social Media. Gostaram? Dúvidas? Usem o espaço dos comentários para discutirmos mais do assunto!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER