Os “novos” tempos

O mundo já está se movimentando de um jeito diferente a alguns anos, mas, por algum motivo, a indústria insiste em andar mais devagar, não consegue acompanhar o ritmo da sociedade.

O Pinocchio não tinha problema porque ele não era um menino de verdade ainda, é isso?

As vezes parece até que eles esperam alguns anos para ver se a mudança se consolida. É difícil de entender. Nesta semana a Disney anunciou que cigarros estão banidos de seus filmes infantis, daqui para frente. Como é que demorou tanto?! Nos EUA, desde os anos 1970 já existem restrições para a publicidade de tabaco. No Brasil, é lei desde 1996.

O cigarro está sendo demonizado agora, décadas depois do devido. Mas o consumo de álcool em animações recentes, como “Enrolados”, isso não tem problema. Na verdade, fico satisfeito que a proibição tenha partido da Disney, mesmo que tardiamente, foi fruto do bom senso da empresa em perceber que a sociedade já não aceita tão bem.

dumbo

Também nesta semana, com anúncios da versão live action de Dumbo, dirigido pelo Tim Burton e provavelmente estrelado pelo Johnny Depp, o PETA divulgou uma carta aberta, pedindo para o filme ter um final diferente. Mais um reflexo da nossa sociedade atual, que já reprova diversas coisas.

Em 1941, quando foi lançada a animação, o final feliz para um pequeno elefante orelhudo voador e sua mãe era poder viver em um vagão de trem maior, sozinhos. Uma cela de luxo. Hoje, para o PETA, o ideal seria deixá-los viver em um santuário. Na mesma década, “Tom e Jerry” podiam ter episódios não somente com apologia ao tabaco como racismo.

Em Frozen, Anna se apaixonou à primeira vista e quis se casar imediatamente com um príncipe. Elsa voltou para a realidade e avisou que não é mais assim, que tem que conhecer a pessoa antes de casar.

Não vou me surpreender em 2036 quando uma heroína salvar um príncipe e quiser pegar a irmã dele.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER