Os reveillons mais interessantes e bonitos do planeta

Tá chegando a hora!!!

2012 já está batendo na porta prá entrar!!! Entra ano, sai ano, nossos desejos são sempre bem parecidos. Queremos mais saúde, mais amor, mais dinheiro, e no ano novo cada um faz o ritual em que acredita para poder atrair o que se quer.

Tem gente que usa calcinha amarela, vermelha, come lentilhas, pula sete ondinhas com o pé direito, joga flores no mar, usa roupa branca ou simplesmente pensa positivamente na hora da virada.

Existem vários tipos de rituais e comemorações mundo afora, quem sabe você se identifica e planeja um reveillon bem diferente em algum lugar do mundo!

O oridente comemora a chegada no novo ano primeiro que nós, e algumas culturas ainda celebram o Ano Novo em outras datas. Na China por exemplo, eles celebram durante 6 semanas, entre janeiro e fevereiro.Pela tradição, durante esse período as pessoas fazem uma limpeza em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte.

Ainda do lado de lá, mas comemorando o novo ano na mesma data que a gente, está a terra dos cangurus. Um dos principais cartões postais da Austrália, a Opera House e a Golden Bridge em Sidney, tem uma das queimas de fogos mais bonitas do mundo. Acontece 3 horas antes da meia-noite, as pessoas se juntam no porto para ver os fogos de artifício e depois voltam para casa para passar a virada com seus familiares, retornando às ruas já no meio da madrugada para continuar as festas em pubs e nas praias.

No Japão, no dia 31 as famílias vão aos belíssimos templos religiosos, mas antes disso comem nada mais nada menos que macarrão, para eles isso traz fortuna para os membros da família. Acho que aqui no Brasil não ia rolar comer macarrão justo no Ano Novo, é tanta comida diferente que ninguém ia ligar pra macarronada da Mama rsrsrs….

Falando em Mama, a tradição de comer lentilha vem da Itália. Lá, ao contrário dos japoneses, não é o macarrão que traz fortuna e sim este grãozinho verde. Pensando bem, o macarrão traz fartura aos italianos o ano todo. Aqui também a lentilha é sucesso! Em Roma os pontos de celebração são a Piazza Navona e o Castel Sant’Angelo onde as pessoas se reunem para ver os fogos.

O hábito de comer romã surgiu na Grécia, eles jogam a fruta no chão e dividem entre os familiares. A festa deles também tem peru assado e muitos fogos, e enquanto a gente samba eles dançam a Zorba! É uma loucura!!! Imagina que farra quebrar pratos, soltar fogos, dançar e beber a noite toda!

Mas animados mesmo são os escoceses! A festa de Reveillon na Escócia começa 8 horas da manhã do dia 31 e termina às 6 da manhã do dia primeiro! Na capital Edimburgo há desfiles dos gaiteiros com suas saias típicas, acompanhados por bailarinos pelas principais ruas da cidade.

À meia-noite são disparados os canhões do Castelo de Edimburgo com muita queima de fogos. Tudo isso regado ao bom e velho whisky nas casas e nos pubs.

Apesar do rigoroso inverno europeu, em muitos países as pessoas vão às ruas nem que seja somente para comemorar e assistir à queima de fogos à meia-noite.

Em Londres, tem uma iluminação toda especial e muitos fogos na London Eye, mas muitos preferem aguardar as badaladas do Big Ben anunciar a chegada do novo ano vendo o espetáculo dos fogos, enquanto outros fazem a ceia, ou melhor pic-nic nos gramados do Hyde Park.

Dizem que uma das maiores decepções é o Ano Novo em Paris, ao contrário do que muitos pensam não existe queima de fogos na Torre Eiffel, mas um show de luzes para a virada.

E como bons franceses, o ritual lá é beber champagne meia-noite e beijar uma pessoa especial. Muitos turistas se aglomeram pelas ruas, principalmente nas Champs Elysees próximo ao Arco do Triunfo, mas as melhores festas do Reveillon de Paris são celebradas dentro dos hotéis.

Outra festa sem fogos de artifício acontece na Alemanha, onde o show de luzes é a principal atração que reúne pessoas no Portão de Brademburgo. Shows com artistas locais, bem parecido com o nosso em muitas cidades do Brasil, rolam a noite toda, basta aguentar o frio para curtir.

A famosíssima maçã que desce à meia-noite explodindo com doces e chocolates na Times Square é a maior atração do Ano Novo nos Estados Unidos. Milhões de pessoas aguardam esse momento que dura pouco devido ao frio do inverno, mas assim como em Paris, as melhores festas rolam nos chiquérrimos hotéis de Nova Iorque que vão noite adentro.

Não podemos deixar de falar das belíssimas queima de fogos em Copacabana e no Farol da Barra. Ver as luzes dos fogos refletindo no mar é realmente uma visão privilegiada, não é a toa que a cada ano que passa, milhões de pessoas estão cada vez mais curtindo o Reveillon nesses lugares incríveis.

Enfim, opções são muitas, cada lugar com sua peculiaridade, mas o clima de festa é universal. Antes de fechar um destino, vale a pena conhecer o estilo de comemoração do lugar prá não entrar numa furada, e se arrepender o resto do ano. O que vale mesmo é celebrar a vinda deu um novo ano!!!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER