Os temas dos casais de novela mais marcantes

Brasileiro não é só craque no futebol, também faz grandes textos dramáticos. E toda novela tem aquele casal que o público se identifica.

Para se tornar marcante, um casal não precisa só ter a química em cena, ou um apelo popular, o seu tema musical também conta. É nas canções que tocam nas cenas de beijo dos pombinhos que ocorre os laços de identidade entre a trama e o público

Com isso, para celebrar a Semana Brasil no Box de Séries, a nossa Trilha Sonora mergulha nas ondas dos temas mais marcantes dos casais de novelas.

Lua e Flor — Oswaldo Montenegro

O Salvador da Pátria se baseou em temas rurais para desenvolver sua narrativa, mas diferente de outras tramas que desenvolvem esse universo, usou em sua trilha sonora muitas músicas da MPB e do pop nacional. Para tema do casal Sassá Mutema (Lima Duarte) e Professora Clotilde (Maitê Proença) foi escolhido a música de Oswaldo Montenegro, e consequentemente projetou o nome do cantor no cenário musical nacional. Foi sucesso em todas as rádios! Reveja aqui uma cena do casal.

Velha Infância — Tribalistas

Os Tribalistas nunca foi um grupo de verdade, apenas uma formação musical. Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes produziram somente um disco e raramente se apresentavam juntos, mas algumas músicas do trio ficaram para a história. Uma delas foi Velha Infância, que marcou o casal Claúdio (Erik Marmo) e Edwiges (Carolina Dieckmann) em Mulheres Apaixonadas. Clique aqui para relembrar.

A Miragem — Marcus Viana

Como não se lembrar de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício)? O casal que esquentou as areias do deserto e quase queimou nos mármores do inferno tinha como música a composição de Marcus Viana, um instrumentista carimbado nas novelas brasileiras. Suas contribuições vão desde Pantanal, da extinta TV Manchete, até Flor do Caribe, novela global recente. Confira aqui o primeiro encontro de Jade e Lucas.

Dona — Roupa Nova

A exuberante Viúva Porcina (Regina Duarte) fez e aconteceu em Asa Branca junto com Sinhozinho Malta (Lima Duarte), certo ou errado?. A trilha sonora de Roque Santeiro fez tanto sucesso — assim como a novela — que a Som Livre decidiu não lançar a trilha internacional e, ao invés disso, saiu o volume dois das nacionais. Dona, original de Sá & Guarabyra, foi eternizada como tema dos pombinhos arretados, na voz do grupo Roupa Nova. Clique aqui para rever o divertido romance de Chico Malta e Porcina.

Palpite — Vanessa Rangel

Bem que Branca Letícia tentou, mas o amor de Nando (Eduardo Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) foi maior. Em Por Amor, os momentos do casal foram embalados pela canção de Vanessa Rangel. A niteroiense conseguiu vender aproximadamente 50 mil cópias do seu primeiro disco basicamente por conta de Palpite, popularizada por causa da novela. Reveja o romance dos dois aqui.

Esse Cara Sou Eu — Roberto Carlos

Salve Jorge pode não ter sido um grande sucesso de audiência e muito menos o casal protagonista — Théo (Rodrigo Lombardi) e Morena (Nanda Costa) — os personagens mais queridos do público, mas Esse Cara Sou Eu de Roberto Carlos bombou durante a exibição da telenovela. Quando escreveu a música, o rei focava na mulher frágil, mas quando recebeu a sinopse dos personagens, mudou a letra para que o foco estivesse no homem.

Oceano — Djavan

O nome do disco na verdade era Djavan, mas todos lembram apenas como aquele CD de Oceano. Na novela Top Model, foi tema do casal Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira) e até hoje marca os casais da vida real. Realmente é uma letra digna se apaixonar.

Codinome Beija-Flor — Luiz Melodia

Um dos primeiros sucessos da carreira solo de Cazuza foi incluída na trilha sonora de O Dono do Mundo para embalar as cenas de Beija-Flor e Thaís com a voz de Luiz Melodia. O casal teve uma boa adesão do público, até mais que os protagonistas Felipe e Márcia. O amor continuou também fora das telinhas: Ângelo Antônio e Letícia Sabatella se casaram e tiveram uma filha. Veja uma cena do casal aqui.

Se eu não te amasse tanto assim — Ivete Sangalo

Estamos em 2013 e, mesmo assim, se escutarmos essa música de Ivete Sangalo lembraremos de Maria João (Viviane Pasmanter) e Baldochi (Humberto Martins) da novela Uga Uga. Quando um pensava no outro, a música tocava. A canção intitulou o quarto álbum solo da cantora baiana. Reveja aqui.

Amor e Poder — Rosana

Mandala foi quase um drama épico — e um presente de grego. A novela, baseada na obra de Sófocles, Édipo Rei, teve vários cortes realizados pela Censura, o que prejudicou bastante a trama. Mas mesmo assim, Jocasta (Vera Fischer) não deixou de ser uma deusa para Tony Carrado (Nuno Leal Maia). O casal ajudou a popularizar o hit de Rosana, que fez as vendas do seu disco dispararem e chegar à faixa de um milhão de cópias vendidas.

Menção Honrosa:

Same Mistake — James Blunt

Eu sei que a coluna hoje está exclusivamente verde e amarela, mas não tem como deixar de falar da trilha sonora de Duas Caras. A novela do horário nobre teve alguns problemas com o autor, seu final foi exibido no sábado sem a tradicional reapresentação, mas não deixou de ser um sucesso. Já na música, foi uma das poucas — ou quiçá a única — que a trilha internacional fez mais sucesso que a nacional, que reunia nomes como Jorge Vercilo, Luiza Possi e até Aline Barros. Sames Mistake — tema dos protagonistas Maria Paula e Ferraço — foi o carro-chefe do CD. Relembre aqui o vilão e a mocinha que todos torciam para ficar juntos!

Faltou alguma música que te faz lembrar seu casal favorito da telinha? Deixe-nos comentários!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER