OUAT 4×21 e 4×22 — Operation Mongoose (Season Finale)

Operation Mongoose provando que Once Upon a Time ainda é boa, só que os produtores tem preguiça de escrever algo bom sempre.

O que acontece quando os vilões vencem?” — DESEMPREGADO, Autor

Era uma vez uma quarta temporada de Once Upon a Time que começou contando a história de Frozen a partir do final do filme. Muitos detestaram, falaram que ia ser flop, que a série estava se aproveitando do sucesso que o filme fez e que estava feio e era melhor Once Upon a Time parar. Uma coisa que ninguém previu é que a segunda parte da temporada, focado nos vilões, que todos falaram que ia ser só sucesso, destruidora, lacradora, épica e um monte de Regina achando que Robin é seu final feliz (ilusões) foi a mais flop de todos os flops que a série já criou no decorrer dessas 4 temporadas e que era melhor ter ido ver o first look das séries da Fall 2015.

Como pode Operation Mongoose dar de infinito à zero em uma 4B inteira? Eu sei que a obrigação dos episódios de finais de temporada é serem excelentes para fazer com que as pessoas queiram voltar na próxima temporada, mas não tinha necessidade de trazer uma segunda metade de temporada tão ruim para depois vir com uma season finale tão maravilhosa. Parece até que fizeram tudo na preguiça e resolveram compensar nas duas horas finais da temporada, mas o que está feito, está feito.

Amo, amo, amo quando eles vão para a Floresta Encantada e amei mais ainda eles terem ido para lá com as histórias todas do avesso. Nunca imaginei que veria Snow White de Evil Queen querendo a morte da Regina por ela não saber guardar segredo e ter feito seu amor verdadeiro morrer. Parece que o jogou virou, não é mesmo? A propósito, até que Ginnifer se saiu bem como Evil Queen Calopsita. Convenceu bastante fazendo com que eu pagasse minha língua por ter gargalhado quando vi as fotos.

OUAT 4x21 e 22

O ponto alto para mim do episódio foi saber que o Autor estava mentindo e que Emma não só fazia parte da história, como também era a única que se lembrava de tudo. A única que sabia que aquilo que eles estavam vivendo não era real, e mesmo presa não sei quanto tempo naquela torre sem tomar um banho, o cabelo estava mais hidratado do que quando ela estava em Storybrooke. Lindo ver como Hook mesmo sem lembrar dela ainda se apaixonaria e daria sua vida pela da Emma. Se tem uma cena muito significativa nesse episódio e que mostra que depois de todas as tragédias Emma finalmente conseguiu um mozão que preste, com toda certeza foi a cena dela falando para a Regina ir atrás do Robin e impedir o casamento já que ela viu o homem que ama morrendo em sua frente e nunca teve a coragem de dizer um “eu te amo”. Obviamente que o conselho não foi um dos melhores, mas o que vale é a declaração.

Sempre gostei de ver o lado mais meigo da Regina e com toda certeza esse episódio foi um prato cheio. Ela desempenhou muito bem o papel de Regina do Gueto que não acreditava nunca que seria feliz. Engraçado como até em um universo alternativo tem gente que torce para o final feliz da Regina, mas mesmo assim segue sempre levando na cara né? Mesmo com Zelena fazendo o que faz de melhor, seja no mundo real ou em um alternativo que é querer roubar o final feliz dos outros, Regina não cansa de ser trouxa acreditando no final feliz made in China e tatuagem de rena que colocaram na vida dela. Nem com Zelena fazendo um favor ela se situa na vida. Podem fazer quantas vezes forem Regina e Robin se abraçando, se beijando, fazendo pacto de sangue jurando amor eterno, eu não vou aceitar nunca mais esses dois, pois Regina não merece alguém que fica indeciso e sempre a deixa em segunda plano em qualquer mundo que eles estiverem.

Essa finale serviu pra mostrar que no final das contas, só Rumple e o Autor tiveram um final feliz, porque nem a coitada da Zelena deixou de ficar verde de recalque. Mas também serviu para mostrar que mesmo em um universo alternativo muitos acabariam fazendo a mesma escolha e que esse povo não tem mais jeito na vida não. Rumple com a vida perfeita, cheio das magias de beijo de luz e mesmo assim resolve ir para o lado dark da força. Se não tinha como defender antes, depois desse episódio ficou cada vez mais difícil.

Provavelmente estava obvio que Henry seria o novo Autor, mas mesmo assim não deixou de ser bom vê-lo salvando o dia, sendo mais útil em duas horas de episódio do que foi nessa temporada inteira e correndo das tentações que a caneta trás. Sei que mesmo ele quebrando aquela caneta ele não deixará de ser o Autor coisa nenhuma, mas vamos ver se ele vai saber disso e como isso será trabalhado na próxima temporada.

Obviamente que nem tudo terminaria em flores nesse final de temporada e que iam deixar um ótimo gancho para a próxima temporada. E que gancho! Nem morrendo Rumple deixa de causar em Storybrooke e sua escuridão tem que ficar enchendo o saco dos outros. No final das contas, uma 4B que girou em torno de Snow e Charming lutando para que a filha não fosse trevosa, acabou que ela virou A Senhora das Trevas e eu não faço ideia de como isso será. Só espero que não destruam o plot e deixe tudo tão chato como foi esse focado nos vilões que não serviu nem pra Malévola aparecer no último episódio sendo que ela fazia parte da Floresta Encantada também e foi a única que teve um história realmente promissora apesar dos pesares. E que não estraguem essa busca pelo Merlin também porque eu quero e quero muito ver esse Mago na série.

Bolão 1: Qual o grau de parentesco Lily tem com o Henry?

Bolão 2: O filho da Zelena com o Robin será menino, menina ou o Máscara será da Disney agora?

Bolão 3: Quem será mais útil que o Will na 5ª temporada: Bebê Neal, uma vassoura ou as panquecas que a vovó faz?

Nos vemos na próxima temporada!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER