OUAT 5×1 — Dark Swan

Dark Swan mostrando que Once Upon a Time ainda pode surpreender quando quer.

Quando você faz algo que não deveria fazer, mesmo que seja pelos motivos certos, coisas ruins acontecerão, Emma. Coisas ruins. Um dia você terá a oportunidade de remover a Excalibur de sua pedra. Mas você não deve remover. Deixe a espada lá.” — QUE EU NÃO SEI O NOME, Moço

Se tem uma coisa que eu amo nessa vida é ser surpreendida com as séries. Provavelmente as expectativas baixas que eu tenho com a maioria delas devem ajudar para toda essa surpresa, mas Dark Swan foi além do que eu imaginava.

Once Upon a Time nos apresentou uma premiere envolvente, com uma história que, se souberem conduzir, tem tudo para ser ótima e com muitos mistérios, que com toda certeza vamos descobrir juntos semana após semana. Eu retiro tudo, absolutamente tudo, que eu disse sobre essa quinta temporada ser vergonhosa — pelo menos por enquanto.

Tudo começou com Emma Swan mais uma vez não dando ouvidos ao seu futuro. Talvez o homem estivesse se referindo a adaga, talvez ele estivesse se referindo à espada do Rei Arthur que originou a adaga. Algo que eu achei muito bem colocado na história e que me levou a um milhão de questionamentos, mas o principal foi : Quem foi a pessoa que roubou um pedaço da espada pra fazer uma adaga com magia das trevas? Essa gente da Floresta Encantada realmente não tem o que fazer, né?

OUAT 5x1

Não digo realmente que a espada que homem se referiu fosse a adaga, pois Emma virou a Senhora das Trevas para salvar sua família — da mesma maneira que o homem alertou para que ela não o fizesse -, entretanto o fato da adaga ser uma parte da espada do Rei Arthur, pode tê-la feito perceber que, de alguma forma, aquela espada poderia fazer com que ela deixasse de ser a Senhora das Trevas e no final só piorou as coisas. Teorias, teorias e mais teorias.

Preciso dizer o quanto Jennifer Morrison estava sensacional interpretando a Emma brigando com seu lado das trevas. A forma como ela falava, os olhares, os momentos de “eu sou boa, você não vai fazer com que eu fique ruim” foi algo até que me deixou chateada por todas as vezes que eu ri das fotos que via da Dark Swan e até mesmos dos teasers. É que ver Jennifer fazendo uma série de contos de fadas onde ela já teve muitas cenas vergonhosas talvez fez com que eu duvidasse do potencial dela, mas finalmente trouxeram ele de volta e eu prometo não cometer mais esse erro.

Não precisava nem de Merida para compor a cena. Mesmo que tenham tido ótimos momentos, ainda mais quando eu pensei que ela ia mesmo matar a garota, mas se fosse só a Emma com ela mesma ali a excelência da cena continuaria a mesma. Só que o bonde da Salvadora tinha que chegar em algum momento para salvá-la, então, Merida serviu basicamente para fazer com que a gente acreditasse que a família era sua salvação, mas que não foi bem assim…

Seis semanas se passaram e Emma virou a Senhora das Trevas. Como? Isso é o que nós vamos ter que descobrir ao decorrer da temporada. Mas por mim ela pode continuar a Senhora das Trevas para sempre. Ela ta linda, ela ta maravilhosa, ela ta rainha, ela ta poderosíssima e eu estou imensamente feliz por ter queimado a minha língua sobre como o papel não cairia bem na Jennifer.

Emma culpa a sua família por ter se transformado na Dark Swan, mas toda a história por trás das lembranças perdidas com toda certeza vai nos enganar até acharmos quem é o verdadeiro culpado por ela ter abraçado a escuridão. Continuo apostando que a espada do Rei Arthur tem muito a ver com isso, assim como a Snow. Me desculpem, mas por mais que eu goste de Snow essa mulher já deu tanta mancada que não me surpreenderia se ela fosse a culpada pela filha ter se tornado de vez a Senhora das Trevas. Tem hora que não da para defendê-la de jeito nenhum.

Dessas seis semanas que passaram a única certeza que podemos ter é que o Robin deve continuar o mesmo imprestável de sempre, e que se Regina teve a chance, em algum momento em Camelot, de destruir a Emma, ela não o fez, pois ela se importa e como vimos ela andou fazendo tantas coisas boas que nem lançar feitiço que precisa de magia das trevas ela está conseguindo.

Espero do fundo do meu coração que essa primeira metade de Once Upon a Time siga o ritmo desse primeiro episódio e que nos surpreenda semana após semana. Que nos faça ter gosto por descobrir tudo que ocasionou Emma virando a Dark Swan e o motivo da perda de memória de todos.

E eu termino essa crítica com a seguinte frase: Robin Hood é ruim de cama!

Te amo Zelena!

Agora me digam vocês se esse primeiro episódio também superou as expectativas. Podem dar nota, a opinião, querer uma casa voadora, chamar o conselho tutelar para a Snow…

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER