OUAT 5×22/5×23 — Only You/An Untold Story [Season Finale]

Only You e An Untold Story provaram que dá para separar o bem do mal, mesmo não sendo uma boa ideia fazer isso.

Não há redenção para mim. Só há sofrimento. Por que agora eu tenho uma maldição. A maldição de saber a diferença entre o bem e o mal e estar presa no meio deles.” MILLS, Regina

De acordo com nosso amigo de toda hora Wikipédia, Dr. Jekyll e Sr. Hyde são personagens de um livro escrito pelo ator escocês Robert Louis Stevenson, lançado no ano de 1886, intitulado como O Médico e o Monstro. Além de existir dois filmes que levam o mesmo nome.

A história é sobre o doutor Henry Jekyll que acredita que o bem e o mal existem em todas as pessoas e, com o intuito de provar sua teoria, ele inventa uma fórmula. Como o médico não queria colocar a vida de ninguém em risco, ele toma a fórmula fazendo a si próprio de cobaia. Como resultado, seu lado do mal é revelado.

Esclarecendo isso para quem também ficou perdido querendo saber da onde Dr. Jekyll e Sr. Hyde saíram, vamos ao episódio.

OUAT 5x22 - Only You

Qual a dificuldade de fazer mais episódios como essa season finale?

A fórmula poderia ser a mesma: os heróis — ou quem se acha herói — perdidos em um reino procurando uma forma de voltar para Storybrooke mais algo relacionado a magia, mas a forma como desenvolveram foi interessante.

Henry, que antes era um grande amante da magia, passou a odiá-la por ver que ela sempre faz sua família sofrer, portanto ele resolve seguir os passos de seu pai e tenta destruir a magia.

Isso poderia ser uma grande ideia caso não fosse condenar parte de sua família a um reino de personagens que não teve suas histórias contadas.

Pelo menos não até os heróis e vilões chegarem até esse reino.

Que o bem e o mal sempre andam lado a lado isso é fato. Desde sempre Once Upon a Time mostra que ninguém é totalmente bom e ninguém é totalmente mal. Então por que não separar os dois?

A resposta é bem simples: quando o mal está dentro de você ainda dá para controlá-lo, e quando ele ganha vida própria as coisas começam a ficar um pouco perigosas. Algo que não impediu o doutor de soltar o Sr. Hyde.

Foi burrice? Foi. Só que em defesa do doutor, ele pensou que seu lado mal ficaria preso no reino das histórias não contadas para sempre.

Sempre é um ganho para o episódio quando Once Upon a Time sai de Storybrooke e vai dar um passeio na Nova York canadense. Deixa tudo com um ar de novidade e menos enjoativo. Não podia ser diferente com Only You e An Untold Story.

Regina abriu seu coração admitindo como é pesado ser boa. Diferente da Emma, que parece que regrediu no decorrer dessas cinco temporadas, a ex rainha má aprendeu que não é certo sair por aí esmagando pescoços, caso contrário isso pode custar sua família e seus amigos.

Mas qual a diferença? Ser boa ainda não está a impedindo de perder pessoas que ela ama.

E isso foi um grande questionamento para o episódio. Quando Regina era boa ela perdeu o Daniel. Quando era a Evil Queen perdeu seu pai. Quando ficou boa novamente perdeu o Robin. Então qual o propósito?

Foi de partir o coração ela chegando a conclusão de que talvez nunca tenha mesmo seu final feliz e o pior de tudo é que ela nem pode deixar a Rainha Má sair por saber agora o que é certo e o que é errado e ter que conviver com isso. Impressionante o roteiro que nos é dado quando os produtores resolvem fazer o trabalho de produzir coisas boa, não é mesmo?

OUAT 5x22 e 5x23 - An Untold Story

De um momento para o outro Henry passou a achar a magia a coisa mais maravilhosa que existe no mundo novamente — óbvio que isso depois dele ver a burrice que fez — e tentou fazer toda a Nova York canadense acreditar que a magia existe.

Confesso que eu fiquei com um pouco de vergonha por causa de todo aquele discurso que ele estava fazendo. Se alguém viesse dizer para mim que magia existe e que eu tenho que acreditar eu ia virar as costas e ir embora.

Mas é de apreciar a mensagem do episódio. Magia existe em todo lugar, mesmo depois dela ter sido destruída para sempre, depende do seu ponto de vista.

E não deixa de ser verdade quando o episódio mostrou que de um jeito acreditando sem acreditar, todos nós acreditamos que existe um pouco de magia no mundo.

No meu caso, eu poderia até dar as costas e sair andando ao ouvir todo o discurso do Henry, mas isso não significa necessariamente que eu ia deixar de jogar a moeda na fonte e fazer um pedido.

Dando o gancho para a próxima temporada, Regina também resolveu arrancar de si o peso de ser má e pela primeira vez ficou frente a frente com a Evil Queen.

Claro que todo mundo também achou uma excelente ideia separar Regina da Rainha Má só que, novamente, o bem e o mal andam lado a lado, então elas acharam mesmo que uma esmagada no coração iria fazer com que a Rainha Má desaparecesse?

OUAT 5x23 - An Untold Story

Eu tenho a seguinte teoria: A Rainha Má é parte da Regina, portanto ela só vai morrer caso a Regina morra e, como não queremos ver a melhor personagem de Once Upon a Time voltar para o submundo — já que odiamos o enredo — é bom que ela coloque a Rainha Má de volta no lugar de onde saiu.

Só que antes deixa ela causar um pouquinho. Apesar dos pesares nós amamos a Rainha Má.

Poderia dizer que tem tudo para ser maravilhoso essa história que deixaram para contar na sexta temporada. Entretanto a história da Dark Swan também tinha, mas fizeram o favor de fazê-la ser sobre o Hook. Portanto não vai ser surpresa nenhuma caso façam esse enredo da Regina x Rainha Má ser sobre ele também.

A única certeza que podemos ter sobre a sexta temporada é que Rumple vai continuar trocando a Belle por magia. A coitada vai viver eternamente na Caixa de Pandora desse jeito.

Agora deixa eu dizer uma coisa…

Nunca tinha passado pela minha cabeça escrever críticas sobre Once Upon a Time até que abriu a vaga aqui no BOXPOP (na época ainda Box de Séries) e uma seguidora minha do Twitter me indicou no Twitter do BOXPOP para escrever a crítica. Pediram, caso eu quisesse mesmo colaborar com as críticas, que mandasse um e-mail de “teste”. Duas temporadas depois eu continuo aqui.

Nós sobrevivemos a Neverland. Esboçamos com Frozen por ser, até agora, a única adaptação que deu certo — depois da Ariel. Mesmo que exista controvérsias todos concordamos que Anna e Elsa ficaram idênticas. Demos uma passada em Oz (desculpa, mas até hoje não assisti o filme). Acompanhamos também os vilões querendo um final feliz — e falhando. Morremos de raiva com Dark Swan sendo trouxa por macho. E, por fim, desejamos estar mortos juntos com o plot do submundo.

E eu gostaria de agradecer a cada um de vocês que acompanharam cada crítica que eu postei aqui. Obrigada a quem em toda essa jornada deixou comentários, compartilhou teorias ou simplesmente leu.

Meu plano era deixar Once Upon a Time e as críticas depois daquele desfecho horrendo da 5A por saber que a 5B era mais horrenda ainda, só que achei que seria mancada com vocês que gostam de ler as críticas caso ninguém aparecesse para cobrir a 5B.

Talvez eu ainda assista a sexta temporada. Se eu aguentei todo esse plot do submundo eu mereço um plot com Regina e Rainha Má, não é mesmo? Mas a vontade que eu tinha de escrever sobre a série desapareceu e eu não consigo ver outra coisa nos episódios a não ser defeitos.

Once Upon a Time sem dúvidas vai ser uma das minhas maiores decepções no mundo das séries e olha que eu assisti a series finale de Dexter.

Obrigada mais uma vez a todos que me acompanharam durante essas 3 temporadas.

Nos encontramos nas críticas de Supergirl e nos spoilers de segunda-feira.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER