Outlander 1×04 — The Gathering

Outlander ensina que a melhor forma de escrever uma história de amor é não fazer nada.

“ Jesus H. Roosevelt Christ!- BEAUCHAMP, Claire

Queremos todos ser amigos dos escoceses. Sim ou com certeza? Beber e dançar, abraçar e cantar. Que vida! Outlander cria, nesse episódio, uma atmosfera diferente, com muita música e tradição. É impressionante o cuidado que a produção tem com os figurinos e artefatos em cena. Desde o copo até a cestinha que Claire usa para guardar alimentos. O cenário continua sendo a estrela principal, o lustre, as cadeiras até a iluminação é diferenciada.

Em The Gathering todos os membros do clã Mackenzie se reúnem para jurar obediência e respeito a Colum. O senso de pertencimento à uma família, nessa época na Escócia, era muito importante. A honra de proteger o próximo e, consequentemente, o seu território. Assim, dentro desse aspecto, conhecemos mais sobre os personagens e a força que a cultura escocesa tem sobre eles.

Aqui cabe um breve parágrafo sobre como Outlander consegue expor um país nas suas mais belas nuances. Desde a musica tocada (que sinceramente parece ser sempre a mesma em todos os filmes), a fala e os costumes, tudo caminha de mãos dadas para que nós, telespectadores, entendamos o contexto histórico e emocional escocês.

Outlander 1x04

Claire trama a sua fuga desde o começo do capítulo. Essa mulher está determinada em encontrar Frank e escapar dessa realidade bizarra. Não podemos culpa-la, qualquer uma no lugar dela faria o mesmo. A sensação de estar presa é visível no olhar da personagem, a angústia de estar resignada a ser quem não é e ter que se esconder fazem de Claire uma protagonista mais humana.

Aqui também vemos como Claire é inteligente e esperta. Apesar de ter um clã inteiro na sua cola, ela consegue de alguma forma enganar a todos, menos Geillis (é claro!). Aliás essa mulher é muito estranha, de alguma forma parece que ela lê os pensamentos de Claire e, como num passe de mágica, entende todo o plano. O interessante é descobrir que, de imediato, ambas se tornaram amigas. Geillis poderia muito bem avisar a todos e colocar Claire em maus lençóis, mas não. Já podemos imaginar Claire e Geillis triturando ervas e envenenando todo mundo?.

O plano, como previsto, dá errado. Claire é salva por Dougal e Jamie em menos de 10 minutos. Aliás, o que dizer do súbito interesse de Dougal por ela? Eu entendo que ele estava bêbado e tal mas sinto um sentimento contrastante nele. A sensação é que ele parece gostar dela quando a guarda emocional abaixa, não?. Seria lindo se não fosse grotesco.

Jamie, por outro lado, é um príncipe. O mais engraçado é que ele não cansa. Jamie é um mocinho realístico, com defeitos e qualidades e de alguma forma não incomoda.

Claire, sem querer, vai conquistando o coração de todos. A sensibilidade adquirida na Guerra caiu como uma luva na caçada aos porcos e na morte de Georgie. E é pelas mãos de Dougal que ela se livra da prisão. Claire agora está livre e fora de Castle Leoch.

Outlander vai criando uma narrativa sólida e interessante. A melhor forma de escrever uma história de amor consistente e que não enjoe é não força-la na nossa cara. E nisso a série sabe fazer com maestria.

Que venham os próximos capítulos!

PS: Vocês perceberam que Diana Gabaldon (escritora) e Ronald D. Moore (criador da série) participaram do episódio?.

PS2: Laoghaire está achando a vida fácil?

PS3: Poção do amor para conquistar Jamie? Já queremos!

E vocês? Gostaram? Agora você pode dar nota para o episódio das suas séries preferidas aqui no Box, é só clicar nas estrelinhas logo abaixo!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER