Outlander 1×06 — The Garrison Commander

Outlander nos apresenta o melhor vilão de todos os tempos.

“Chuta ela! CHUTA ELA!- RANDALL, Jack

Outlander e o dom de nos ensinar a odiar os inglese. “Jesus H. Roosevelt Christ!”, já diria nossa protagonista. É a primeira série em que eles são retratados de forma fria, chata, nojenta e mais um milhão de adjetivos negativos. Os ingleses, diferentemente do que nos foi retratado até então, são apegados a formalidades escrotas e andam como se dominassem o mundo. Um visão muito diferente de tudo.

Em The Garrison Commander pouca coisa acontece efetivamente. A trama não vai muito para a frente, além de explicar o motivo de Jamie casar com Claire. Ponto. O que não tira o brilhantismo do episódio. Me lembrou, nas devidas proporções claro, do episódio da mosca de Breaking Bad. Pouca ação e muito subtexto.

O episódio começa com Claire sendo interrogada por seus conterrâneos, era um dos momentos cruciais da série. Será que ela colocaria a vida de Dougal e dos meninos em risco? Claire escolheria voltar para o marido a qualquer custo? Não, definitivamente não a qualquer custo. Ela poderia ter gritado e apontado o dedo, mas sua índole não permitiu. Claire afirma ser realmente uma convidada do clã Mackenzie e que está segura ali.

Outlander 1x06

Engraçado como o sentimento de Claire é ambíguo, ela se contradiz a todo momento, Não podemos culpa-la, até porque ela está em “modo sobrevivência” em uma época em que ser mulher era uma desvantagem horrorosa. Claire é escoltada até o exercito inglês e ali dá de cara com o personagem mais sombrio de todos, Jack Randall.

O que ser Tobias Menzies? O ator, pega o personagem põe no bolso e simplesmente rouba a cena. Outlander sempre construiu as camadas dos personagens com muita calma, mas aqui a coisa é jogada na nossa cara na forma mais bruta possível. É possível sentir o medo que exala de Jack em cada sílaba, cada gesto e movimento. Não nos sentimos seguros em nenhum segundo. Claire deveria sair correndo dali no primeiro minuto. Jack é esperto e, apesar da mentira sublime de Claire, não acredita em uma palavra dela. Ele sabe que ela mente e degusta o momento de forma sublime.

Randall transita pelos nossos piores pesadelos sem nenhuma empatia. O típico sociopata e serial killer que te seduz e se transforma na pessoa que ele precisa para conseguir o que quer. Além de, claro, ter todo o respaldo do Rei e saber usar esse poder da pior forma possível. O modo como ele descreve o açoitamento de Jamie é surreal, ele realmente sente falta daquele momento. Que cena!

Porque até então tínhamos visto partes daquilo mas ali Jack nos coloca na primeira fileira. O sangue jorrando, o barulho das pancadas, as caras de nojo, nada foi censurado. O ápice de tudo aquilo não poderia deixar de ser o soco que todos nós sentimos. Sim, não foi só Claire. Até aquele momento tudo não passava de ameaça velada e indiretas assustadoras. Ali Jack mostrou que a sua indiferença e apatia não se abalam com questões tão banais quanto: “Ah! Ela é uma mulher inglesa… preciso respeitá-la”.

Gente! Ele manda o soldado chutar Claire porque não tem coisa mais macia nesse mundo do que o corpo de uma mulher. Sem noção! A coisa é no nível da psicopatia e do terror. Imagina do que esse homem é capaz… Deus me livre. Sem falar o fato da Claire estar diante de um homem idêntico ao marido. Imagina o terror!.

Dougal chega para o resgate e salva, temporariamente, Claire. Por alguns dias pelo menos porque se Claire não for entregue para Randall, Dougal e todos do clã serão acusados de traição. Agora entendo a velocidade desse casamento, nem se fosse com o cara mais nojento da vida ela casava. Qualquer coisa é melhor que um dia com Jack.

Outlander agora se prepara para o episódio mais esperado da temporada. E a única coisa que eu consigo pensar é: “Jamie é virgem?!”. É serio isso?.

E vocês curtiram?

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER