Outlander 1×16 — How to Save a Man’s Soul [SEASON FINALE]

Outlander se despede da primeira temporada com um episódio visceral e encaminha a série para um segunda temporada promissora.

“Como se atreve a desistir de mim!?”- FRASER, Claire

A pergunta que não quer calar: Como se recuperar de um episódio como esse? Serio. Alguém? Porque eu estou aqui olhando para a tela do computador sem ainda compreender a importância que foi How to Save a Man’s Soul para a televisão. Outlander mostrou como fazer um season finale digno e de conteúdo.

Como, afinal, se salva a alma de um homem? Porque não estamos falando de um personagem convencional. Jamie é um highlander, acostumado a usar seus atributos físicos para superar barreiras, proteger pessoas e sua nação. Ele também é doce, ingênuo e carrega dentro dele uma simplicidade e humildade sem precedentes. O típico anti-herói. Como? Você o destrói tirando a sua dignidade. E, meu Deus, como não se chocar com a primeira cena?

Jack Randall fez um trabalho primoroso em arrancar cada pequena parte de luz e esperança de Jamie. Naquele recinto, deitados com seus corpos nus, Jamie perde seu vigor e o que resta é um homem vazio. Tão desesperado que a única solução é não existir mais. Jamie suplica pela morte e qualquer um de nós teria acatado com obediência. Jamie não estava mais ali.

Outlander 1x16

A qualidade dos detalhes e as imagens gráficas das cenas deram o tom da gravidade do que tinha acontecido. Ver Randall ser tão cruel e sadomasoquista foi necessário para entender o quanto a cabeça desse homem é deturpada. Porque, sim, sabíamos que ele dava medo, mas não poderíamos imaginar o nível monstruoso da sua mente. Palmas para Tobias Menzies que construiu um personagem sólido e que agora se despede da serie ovacionado por todos nós.

Enquanto isso Claire, Murtagh e a sua turminha bolam um plano, no mínimo, hilário. Adentrar a prisão com uma manada de bichos e resgatar Jamie. E não é que dá tudo certo? Jamie é resgatado e Claire começa a odisseia de resgatar o homem que ela ama.

Meu lado feminista vai abrir um parênteses bem rápido e dizer que entendo profundamente a questão do estupro, seja ele masculino ou feminino, mas não consegui resistir em criticar o tanto de ênfase e importância que deram para isso. Mulheres naquela época sofriam isso a cada minuto, não deveria existir uma sem ter sido obrigada a ter relações sexuais (era como, infelizmente, a humanidade tratava o sexo feminino). E o que acontecia? Elas levantavam e seguiam em frente, muitas vezes com um bebe indesejado na barriga. Logo, me espantou o fato de Jamie não ter reagido mais rápido. Achei um pouco exagerado toda a comoção. Pronto, parêntese fechada.

Não podemos deixar de elogiar também o comprometimento de Sam Heughan e Catriona Balfe. Que cena maravilhosa a do quarto em que ele vai narrando em detalhes as atrocidades que sofreu. Claire e Jamie nasceram um para o outro e ela sabe agora que sem ele não há motivo para se viver. O desespero de ver seu amor se desintegrando e a impossibilidade de poder curar essa ferida foi o golpe final. Claire não podia fazer mais nada a não ser exigir que ele reagisse e que voltasse para ela. O amor cura.

Claire e Jamie embarcam para a França e se despedem dessa primeira temporada com louvor. Outlander soube administrar o ritmo dos episódios, construir personagens e caprichar na fotografia, nos figurinos e, principalmente, na trilha sonora. Soube trazer os fãs dos livros para a televisão e fidelizar um público que nunca leu uma linha da série. Aplausos para Diana Gabaldon que escreveu um história de amor intrigante, romântica sem ser clichê e, graças a Deus, com personagens incríveis.

E agora gente? Alguma previsão para o retorno? Assim não dá….

Ps: Jack Randall volta? Essa serie não pode ficar sem ele.

Ps2: Já imaginaram o DNA dessa criança? Aff…

Gostaram da season finale de Outlander?? Ansiosíssimos para a próxima? Dê sua nota para o episódio e deixe seu comentário:

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER