Penny Dreadful 02×06 — Glorious Horrors

Penny Dreadful promete mais horror do que entrega, mas não decepciona com final marcante

Viver para sempre enquanto o mundo sofre. Um prêmio triste, não é mesmo?” — POOLE , Evelyn

Ainda não foi dessa vez que Penny Dreadful voltou a apresentar suas cenas típicas de ação e suspense. De maneira alguma isso não significa que John Logan desapontou os fãs com Glorious Horrors, mas os momentos finais de Vaulted Sky prometeram um próximo episódio com mais revelações e suspense.

O episódio retoma exatamente onde o anterior parou. Enquanto Victor e Lily desfrutam de uma manhã romântica, Evelyn não perde tempo em coletar um pouco do cabelo de Malcolm para dar continuidade aos seus planos e montar também um voodoo de seu amante. Em paralelo, Dorian resolve dar uma festa com a intenção de apresentar Angelique para a sociedade, apenas uma noite após convencer Angelique que gosta dela pelo que ela realmente é, Dorian volta a querer explorar o escândalo e o proibido — Gray quer realmente mostrar que gosta de Angelique ou apenas criar um circo em torno da situação e chocar a sociedade.

No núcleo principal, Malcolm recebe a notícia da morte de sua esposa e para a surpresa de todos fica mais preocupado em trocar o carpete ensanguentado do que com a tragédia. Por um momento Vanessa e Ethan pensam que ele pode estar digerindo a informação, mas Sembene sabe que seu velho amigo não está agindo normalmente. Finalmente Miss Ives começa a prestar atenção nas ações estranhas de Malcolm, o que não deveria passar despercebido quando se é alvo de um grupo de bruxas malignas.

Penny Dreadful 2x06

Os problemas de Ethan também começam a alcança-lo. Além de ter Rusk vigiando cada passo que dá, Roper, o sobrevivente do Massacre da Mariner Inn, resolve lhe fazer uma visita. Roper ameaça escalpelar todos os moradores da mansão de Malcolm — dando uma ênfase em Vanessa — caso ele não volte com ele para os Estados Unidos. Esse confronto é importante para que Ethan resolva tentar entender o que realmente acontece com ele e para isso pede ajuda de Sembene — nunca ficou claro se Ethan sabe de fato o que ele é, por isso a ajuda de Sembene parece ser muito mais para que alguém possa presenciar o que de fato acontece com ele quando chega a lua cheia.

Em paralelo John Clare tem seu segredo ameaçado quando Lavínia toca em sua mão e nota que sua temperatura não corresponde com a de um ser vivo. Assustada, a moça comenta o fato com seu pai o que certamente apenas aguçou a vontade que ele tinha de usar Clare como uma das atrações do museu.

O destaque do episódio é o baile de Dorian que deve reunir todos que são alguém em Londres — até mesmo Victor e Lily são convidados. É importante notar que o médico descobre que Vanessa conheceu John Clare em alguma circunstância peculiar, isso deveria lhe dar uma dica de que Londres, no final das contas, não é uma cidade tão grande, mas mesmo assim ele resolve exibir Lily no baile de Gray — sem saber que os dois possuem um passado e arriscando que a moça seja reconhecida como Brona. Esse suspense por si só prometeu grandes emoções para o baile, no entanto, o máximo que conseguimos foi a troca de algumas farpas entre Vanessa e Evelyn e Lyles e Hecate.

Vanessa chega sozinha à festa — Ethan teve bons motivos para negar seu convite de acompanhá-la e se trancar no porão durante a lua cheia — e ao ser reapresentada à Evelyn logo percebe que a bruxa não é a melhor companhia para Malcolm. Enquanto isso, Lily e Dorian se reencontram pela primeira vez — a casa já havia despertado um pouco da antiga memória de Brona que existe em Lily — e a reaproximação magnética dos dois gera olhares enciumados de Anquelique e Victor, que são colocados de lado. A possessividade do médico fica acentuada em todos os momentos em que ele tenta controlar as ações de sua “prima” que, por sua vez, está se impondo e tomando suas próprias decisões. “Eu queria que ela tivesse uma vida. Agora ela tem”, fala o Victor com um tom de decepção.

Outro destaque do episódio vai para Hecate, a jovem parece estar insatisfeita em ficar em segundo plano e parece estar planejando seus próprios passos contra Vanessa e Evelyn não parece estar ciente disso. Esta quebra entre mãe e filha poderia comprometer os planos das Nightcomers para capturar Miss Ives?

O baile gerou expectativas de grandes encontros e grandes revelações, mas no final serviu apenas para juntar todos os núcleos — menos Ethan e Sembene — e mostrar que apesar de cada um dos personagens terem sua cota de sobrenatural, apesar de perseguidos pelos Demônio ainda é possível encontrar um tempo para se divertir e tentar desviar a atenção dos problemas.

Os momentos finais do episódio compensam todo o anticlímax gerado pela falta de emoção do baile. Vanessa se vê novamente cercada pelas bruxas — desta vez ela parece perceber a forma humana das Nightcomers e pode ter ganhado uma vantagem — e tem sua mente invadida por algum tipo de magia de Hecate que a faz a ver o salão — e todos os presentes — inundados por uma chuva de sangue. A cena é visualmente marcante e muito bem produzida, mas é impossível não lembrar de clássicos como Carrie, a Estranha e O Iluminado (a cena do elevador) como grandes referências para este momento. Novamente a produção da série consegue superar expectativas e não precisa apelar para o grotesco para criar cenas incríveis como a chuva de sangue.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER