Penny Dreadful 02×08 — Memento Mori

A 3 episódios do final da temporada, Penny Dreadful mostra a que veio e surpreende com reviravoltas na trama

Nunca mais eu irei ajoelhar para um homem. Agora eles irão se ajoelhar para mim” — LILY

A direção e produção de Penny Dreadful são sempre impecáveis, mas mais uma vez fomos surpreendidos pela perfeição e beleza das cenas da série. Cenas como Sir. Malcolm dançando no salão, Lily colocando as rosas brancas no vaso e Evelyn manuseando o coração do boneco selam com maestria Memento Mori.

Enquanto Little Scorpion foi quase que totalmente sobre a relação de Vanessa e Ethan, este episódio focou em outros núcleos da série e trouxe algumas reviravoltas para a história.

Lily novamente é a maior surpresa do episódio. Após ter assassinado um homem, ela volta para casa como se nada tivesse acontecido e continuou a ser a doce Lily que cativou Victor. Contra a vontade de seu criador, ela sai novamente com Dorian e é seguida a todo o momento por um decepcionado John Clare que resolve confrontar sua prometida noiva — temos então uma das melhores atuações de Billie Piper.

Poole

Por um momento ela ainda tenta dissimular e manter a personagem inocente, mas está cansada de ter homens exigindo que ela viva para agradar e servir. Como em um surto de raiva, Lily despeja toda a verdade sobre Clare e revela que sabe que os são crias de Victor. Em seguida ela passa do ódio ao amor pela criatura e defende que devem ficar juntos e dominar o mundo — não sem antes matar Victor — “Nós somos os conquistadores; somos os sangue puro (…) Somos os próximos mil anos. Nós somos os mortos”.

Para completar, Lily beija Clare e declara que ninguém irá amá-lo como ela o ama — sabendo que John Clare sempre desejou ser amado, podemos esperar que esse casal vá causar muito estrago à seu odiado criador.

Enquanto isso Victor foi à procura de Sir. Malcolm, em busca de conselhos sobre o amor. Como um homem da ciência, o médico não está acostumado a ser guiado pelos sentimentos e está preocupado que possa tomar rumos errados na vida. Ninguém melhor do que Malcolm para falar sobre isso que, por sua vez, parece estar se dando conta de que não está agindo exatamente como ele mesmo — “Você viu eu me tornar um homem feliz, mas olhe mais de perto. Esse não é quem eu sou. Essa coisa [o amor] nos distancia da nossa inteligência… Tornamo-nos estranhos para nós mesmos”.

Em fim, Lyle consegue termina a tradução do Verbis Diablo e a história fala sobre dois anjos caídos separados entre a terra — o vampiro enfrentado na primeira temporada — e o inferno — Lúcifer. Apenas a “Mãe do mal” poderia reuni-los e dar a chance de um deles conquistar o paraíso e assim desencadear o apocalipse. Malcolm completa o quebra-cabeça ao corrigir a tradução do que seria a peça perdida inicialmente traduzida como o cão — hound –, também pode ser interpretado como lobo. Neste momento não restam dúvidas de que Vanessa é a tão cobiçada mãe do mal, e também descobrimos — ou confirmamos — que Ethan realmente é o seu protetor.

Evelyn não desistiu de enfeitiçar Malcolm, que após muito resistir é possuído por sua magia. Seus olhos ficam completamente pretos e ele grita “Crianças, conheçam seu mestre” e joga longe a sólida mesa em que trabalhavam. É a hora de Sembene entrar em cena — o personagem é bastante discreto, mas suas ações são sempre muito impactantes e insinuam que ele pode ser mais do quem um simples mordomo. Será que teremos mais espaço para ele na próxima temporada?

Malcolm começa a se desvencilhar do encanto quando Sembene grita “Saiba quem você é!”, o que parece colocá-lo em uma espécie de transe — em que ele vivencia uma festa com seus filhos e finada esposa. Interessante o paralelo desta cena, com tons claros, com o baile de Dorian e a chuva de sangue. — o momento em que ele está se libertando e o que ele está no auge de seu encanto por Poole, respectivamente.

Malcolm se liberta do encantamento de Evelyn e está de volta ao seu antigo eu, cheio de raiva e sedento por vingança. Após se armar com uma pistola (?) ele invade a casa de Evelyn e é capturado pelas Nightcomers. Evelyn pretende usá-lo como isca para atrair Vanessa de seu esconderijo, mas por um momento ela o convida para caminharem juntos pela eternidade — ela não quer ficar sozinha. Mas a bruxa subestimou a ligação entre Malcolm e Vanessa e a única coisa que o faria aceitar a oferta seria a liberdade de Miss Ives. Contrariada, Poole o deixa preso em um quarto junto com um escorpião e o caixão de seus filhos e esposa para assombrá-lo — Poole deseja desestruturá-lo.

Do outro lado da cidade, Angelique, mais uma vez deixada de lado por Dorian, decide explorar a casa e acaba encontrando o que não deveria. Ao retornar de seu passeio noturno, Gray se depara com a porta de seu esconderijo aberta e rapidamente liga os pontos. Ele vai ao encontro de Angelique, que realmente está admirando seu retrato — um homem velho e totalmente desfigurado — “Todos nós queremos nos mostrar como algo melhor do que realmente somos, não é mesmo?”, comenta Gray.

Angelique parece estar admirando a pintura e quando questionada afirma que sim, o aceita como é, mas Dorian não está disposto a nem mesmo lhe dar uma chance e imediatamente a envenena. O retrato olha para Dorian, julgando sua ação, mais uma vez ele prefere manter seu segredo a dar uma chance ao amor. Talvez Angelique tivesse perdido a graça, diante da misteriosa Lily e ele não fizesse mais questão de mantê-la por perto.

Vale pontuar que os episódios têm mostrado uma tensão crescente entre Evelyn e Hecate, a segunda parece querer usurpar o lugar da primeira e não está mais escondendo que se considera superior. Esse conflito deve levar a uma ruptura entre as Nightcomers e deve influenciar o final da temporada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER