Penny Dreadful 02×09 — And Hell Itself my Only Foe

Com episódio forte, Penny Dreadful costura a história para o Season Finale

Tenho sido muito temido e odiado na minha vida. Pelo meu povo, pelo seu. Estas marcas significam que eu comercializava escravos. Esse é o pecado com que eu devo conviver, mas nesta casa eu encontrei bondade entre os cruéis.” — SEMBENE

A segunda temporada de Penny Dreadful nos presenteou com episódios que aprofundaram as relações entre os personagens e foi possível ver laços se formando entre os personagens. O penúltimo episódio da temporada, no entanto, serviu para alinhar a trama e amarrar qualquer ponta solta. Os primeiros minutos deixaram bem claro isso.

Após muito suspense e delongas — para não dizer enrolação — temos um fim para conflito Ethan versus Warren Roper. O caçador de recompensa, que estava com pouca influência na trama, encontra Ethan e Vanessa na cabana de Cut-Wife. Por um momento até parece que o casal está em perigo, mas a arrogância de Roper faz com que ele subestime a dupla e seja derrotado e esfaqueado por uma frenética Vanessa — que depois demonstra certo remorso mesmo já tendo sua alma corrompida. Uma forma rápida e fácil de dar fim a esse conflito que já parecia sem muita importância para a história.

Como esperado, Victor busca Ives e Chandler para ajudar a resgatar Malcolm, que continua sofrendo com as alucinações causadas por Evelyn. Surpreendentemente, Lyle confessa sua traição e, ou por lealdade ou por remorso, ele está disposto a sofrer as consequências e a ajudar o grupo a resgatar Malcolm. Chandler está preocupado com a missão, Vanessa insiste em ir nesta noite, mas é lua — novamente — cheia e ele não pode se arriscar.

penny-dreadful-recap

Enquanto isso, o atrito entre Hecate e Evelyn apenas aumenta. A jovem bruxa se torna cada vez mais petulante e começa a desafiar a mãe abertamente. Poole parece estar ficando com o coração mole, pois em outros tempos ela a teria arremessado longe. A tensão entre elas aumenta e deve culminar durante o conflito final.

Em paralelo a esses problemas , Ethan ainda tem que cuidar do insistente Rusk, que está convencido de que ele é alguma criatura sobrenatural — não sabemos de onde ele tirou essa informação, mas ele nunca esteve tão certo.

A Criatura continua indecisa sobre seu encontro com a nova Lily e parece estar certo de que boa coisa ela não é. Apesar de ter se deixado levar ele não é ingênuo a ponto de acreditar que tudo que ela falou era verdade, ele sabe que ela queria apenas conquista-lo. A grande questão é: Vale a pena salvar sua alma e ficar sozinho? “O mal verdadeiro, acima de todas as coisas, é sedutor. Quando o diabo bate à sua porta, ele não tem cascos rachados. Ele é bonito e lhe oferece o que o seu coração deseja, em ares sussurrados. Como uma sereia, chamando-lhe para sua costa ruinosa”, comenta em uma conversa com Mrs. Putney.

Mais para frente vemos Putney usar a fala da criatura contra ele. Lavínia se passa por amiga de Clare para enganá-lo e conseguir prendê-lo nas celas para posteriormente ser “exibido” como uma aberração. A linda e doce Lavínia certamente enganou a todos quando se revelou fria e cruel prendendo seu “único amigo”.

Gray e Lily continuam a se encontrar e a instigar um ao outro. O sobrenatural de cada um os atrai e Dorian revela que conhece Lily de outras épocas — ou seria Brona? Em uma espécie de jogo de sedução os dois ficam se desafiando para que seus segredos sejam revelados, mesmo ficando claro que eles já sabem o que o outro esconde. Contudo, Gray parece ser o mais enfeitiçado da história e mais disposto a revelar seu mistério — em pensar que Angelique nem teve a oportunidade de mostrar que o amava de verdade.

De volta à missão de resgatar Malcolm, é claro que Vanessa não escuta nenhum dos outros e sai de fininho para lutar esta batalha de fé, como ela chama. Muito certamente, essa escolha foi fundamental para tudo que desandou depois disso. — Ninguém ficou surpreso quando descobriu que as Nightcomers eram na verdade a namorada de Malcolm e sua filha??

Enquanto Evelyn acompanha Vanessa até sua sala de bonecos, Hecate novamente chega para cutucar a mãe , mesmo na frente de sua presa — ela também aproveita para provocar Ives contando do beijou com Ethan. Vanessa fica cara a cara com seu simulacro, que a acusa “Assassina”. O boneco de Vanessa ainda não mostrou seu propósito na trama, será que ele faz parte de uma tortura psicológica?

Victor, Sembene, Ethan e Lyle chegam para ajudar Vanessa. Eles se separam e Chandler pede Sembene que não o deixe machucar nenhum de seus amigos — Eles nem desconfiam do perigo que correm ficando junto a Ethan em uma noite de lua cheia.

Dentro da casa, as Nightcomers preparam armadilhas quase que personalizadas para cada um deles. Frankenstein é preso junto com Malcolm na sala de alucinações. Victor tem muita coisa em sua mente com que elas podem brincar.

Ethan e Sembene são trancados na escadaria que leva à sala de bonecos. Sem ter para onde correr e com a noite chegando, Ethan entra em desespero ao pensar que pode matar seu amigo e tenta até mesmo tirar sua vida. No entanto, Sembene acredita que a vida dele vale mais do que a sua “Eu sou apenas um homem. Você foi escolhido por Deus”, comenta. Sembene realmente acredita que o que acontece com Ethan é uma dádiva e não uma maldição.

Após momentos de angustia, o inevitável ocorre, Ethan se transforma e mata seu amigo. Definitivamente um dos momentos mais tristes da temporada — junto com a morte da Cut-wife. Apesar de pouco participativo, Sembene era um personagem carismático e o qual merecia mais espaço para contar sua história.

Para o Season Finale tudo pode acontecer. Com todos seus amigos em situações de risco, Vanessa tem a missão de salvar não só a sim mesma, mas a todos. Será que Ethan irá desempenhar seu papel de “Lobo de Deus”?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER