Penny Dreadful 02×10 — And They Were Enemies

Penny Dreadful tem season finale desolador e com foco nas relações dos personagens

“Sr. Clare, há em torno de mim uma mortalha que traz apenas dor. Eu não vou permitir que você sofra, não você. Eu acho que você é o homem mais humano que já conheci. — IVES, Vanessa

Penny Dreadful teve uma segunda temporada que surpreendeu por navegar entre diferentes tons e focar nas relações entre os personagens — e o último episódio nos dá dica que a próxima temporada deve seguir este caminho.

Enquanto Vanessa está preste a encarar Lúcifer, o resto do grupo enfrentam seus próprios demônios. Sir. Malcolm e Victor continuam sobre o efeito da magia de Evelyn e precisam lutar contra seus demônios e culpa que os atormentam diariamente — agora amplificados. Enquanto Malcolm continua a se penitenciar pela morte de todos dos membros da sua família, Frankenstein precisa enfrentar suas crias e o peso da responsabilidade de vencer a morte. Os tormentos têm objetivos em comum e querem que Victor e Malcolm tirem a própria vida. Ao que parece, não é preciso de muito para destruir um homem, basta vasculhar no fundo de suas almas os pecados que carregam todos os dias.

Enquanto isso, Lyle surpreende a todos. Feito de refém por uma das Nightcomers, o medroso historiador consegue se soltar sem a ajuda de ninguém. “Nunca subestime o poder de uma rainha com um lindo cabelo, querida”, definitivamente uma das melhores falas do episódio.

Penny-Dreadful-And-They-Were-Enemies-2x10-promotional-picture-penny-dreadful-38626825-3600-2700

Após algumas dicas deixadas em episódios anteriores era de se esperar que o desfecho do conflito entre Vanessa, Poole e Lúcifer fosse ocorrer na macabra sala de fantoches. Lúcifer tenta seduzir Vanessa oferecendo uma vida normal, sem assombrações, tormentas e sem que ninguém ao seu lado tenha que sofrer. Uma de suas artimanhas é mostrar a ela uma vida ao lado de Ethan e adoráveis filhos. — Incrível como Eva Green é transformada em outra pessoa quando está na cena da família feliz. Outra Vanessa.

O diabo quase a ganha, mas Vanessa esta diferente — mais sombria, talvez? Parece que realmente não existe mais volta após usar o livro da Cut-Wife, mas também parece que ela finalmente aceitou quem ela é e todo o sofrimento e solidão que possa acompanhar. Miss Ives reúne todas as suas forças e trava uma batalha com Lúcifer, ela rosna, grunhe e vence a batalha contra o mal — “Amado, conheça o seu mestre”.

Definitivamente Vanessa é mais forte do que todos pensavam. Evelyn podia esperar que a presa relutasse em se entregar, mas jamais que ela venceria. Sem a ajuda de seu mestre, Poole começa a recuperar todos os anos que lhe foram poupados até o momento. — Apenas uma pausa para considerar que Hecate não parece sofrer nenhuma consequência com os acontecimentos.

Enquanto sua mãe está envelhecendo, Hecate, que observava tudo de longe, aproveita para soltar Ethan dentro da sala e matar Evelyn. Vanessa reconhece o lobisomem quase que de imediato e parece levar um pouco de sobriedade para Ethan que, por um momento, parece recuperar o controle e foge envergonhado.

O grupo conseguiu vencer, mas não sem sofrer baixas. Sembene irá fazer falta e todos se despedem de um amigo, companheiro e um bom homem. Desta maneira temos o final da trama principal da temporada, nos primeiros 20 minutos de episódio — deixando o restante para trabalhar com todo o drama que existe entre os personagens.

Malcolm decide acompanhar o corpo de seu amigo até a África, é o mínimo que ele pode fazer após tantos anos de companheirismo. Enquanto isso, Vanessa busca conforto nos braços de Ethan e pede para que ele caminhe ao seu lado — Juntos, cada um com sua maldição. Mesmo não fazendo questão de uma vida normal, Vanessa ainda anseia por uma vida com ele e pede para que ele passe a noite com ela, mas ele teme pelo futuro, “Eu prometo que você estará com menos medo”, ela tenta confortá-lo. A culpa consome Ethan e ele não consegue viver feliz com tudo que fez e com o que é, ele parte e deixando apenas uma carta para Vanessa.

Ethan resolve confessar seus crimes para o Inspetor Rusk, ele espera se livrar de suas dores com a pena de morte, mas é surpreendido com uma deportação. Voltar para a América assusta Chandler mais do que deveria, se ele estava disposto a morrer não deveria ter medo de voltar a sua terra natal. O que será que o espera do outro lado do oceano? Para ter certeza de que ele irá chegar Rusk o acompanha, satisfeito, em sua viagem. Esperamos que ele não sofra nenhuma transformação no caminho.

Em paralelo, Caliban consegue escapar das mãos dos Putneys em uma fuga deliciosamente violenta. A criatura faz com que eles pensem que estão no comando apenas para depois sair de sua jaula e matar o senhor e a senhora Putney, deixando a todos com um sentimento de satisfação pela crueldade da família. Lavínia é poupada, não fica claro se ele tem um momento de lucidez e resolve não matar a moça ou se ela sofreria mais cega e sozinha na fria Londres.

Caliban está de partida, mas não vai antes de receber uma última visita de sua amiga Vanessa. Sozinha e perdida, ela busca um rosto amigo e encontra conforto no improvável — Victor certamente ficaria surpreso com o carinho que existe entre os dois. Ele pede que ela o acompanhe em sua jornada para longe de tudo, mas ela se recusa. Em uma cena sensível, ela se recusa a condenar o amigo ao sofrimento que a rodeia, Vanessa enxerga em Caliban uma humanidade e bondade que ninguém mais vê. Seria a violência da Criatura resultado da sua criação ou apenas uma resposta a como o mundo lhe recebe?

As cenas entre Vanessa e Caliban são sempre muito bonitas e cheias de significado, mas Rory Kinnear e Eva Green não pouparam esforços para emocionar o público neste último episódio.

Com todo o drama demoníaco terminado, Frankenstein volta a ter que encarar seus sentimentos por Lily e é tomado pelo ciúme quando percebe que a prima não frequenta sua casa há algum tempo. Victor encontra Lily e Dorian dançando teatralmente na casa de Gray -Todos vestidos de branco e mais estranhos do que nunca. Victor, em desespero, fala a Lily que a ama e exige que ela volte para casa com ele e após todo o discurso feminista de Lily, já sentimos que algo vai dar errado com essa proposta. Dorian se intromete e o médico, humilhado acaba atirando em sua amada e surpreende-se ao saber que além de não morrer ela revela que sempre soube que era sua cria. Ainda em um momento de desespero, Victor atira contra Dorian e novamente é obrigado a se deparar com uma derrota, já que Dorian também é imortal. O casal debate se deve por um fim a vida de Victor, mas decidem deixa-lo viver para sucumbir em sua própria culpa e medo.

Destruído, o médico volta a se afundar em seu vício em drogas e parte em sua própria viagem. Com Ethan, Malcolm e Caliban espalhados pelo mundo, Vanessa se encontra definitivamente sozinha em sua enorme e assustadora casa. Com as palavras tristes da carta de Ethan de fundo, ela apaga as luzes e se enclausura em seu quarto e queima seu crucifixo, a última coisa que ainda a ligava a Deus.

Desta maneira terminamos a segunda temporada com todos separados e cada personagem enfrentando sua própria luta. Vanessa já havia se separado de Deus, mas apenas após se livrar se seu último símbolo que temos certeza que ela se libertou das amarras e medos que a prendiam. Miss Ives perdeu sua alma nessa batalha, mas não desistiu de lutar.

Para a próxima temporada podemos esperar personagens distantes, diferentes e sem o apoio um do outro. Será interessante ver como eles vão continuar suas vidas e se reencontrar novamente.

Além disso, o episódio deixou um espaço para o retorno de outro personagem, certamente podemos esperar ver Hecate novamente.

Até a próxima temporada. 🙂

Search, Discover, Share, and Create Animated GIFs | GIPHY

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER