Penny Dreadful 1×03 — Resurrection

Somos homens de ferro e mecanizados agora. Somos motores a vapor e turbinas. Era realmente tão ingênuo de imaginar que veríamos a eternidade em um narciso-amarelo?” — Criatura

Penny Dreadful eleva a outro nível o simples conceito de obra inspirada na literatura, ou em personagens da literatura. A série cria uma nova narrativa a partir de personagens e eventos que norteiam o terror da era vitoriana, considerada por muitos o período em que as histórias macabras e os seres do imaginário do terror tiveram seu nascimento.

Numa era em que a expectativa de vida dificilmente ultrapassava os 44 anos, a morte era tema e cotidiano no dia-a-dia de Londres. Assim, morrer era trivial. Tuberculose, o frio, febres e gripes eram mortais. Assim, era comum que a literatura se voltasse à busca da vida eterna, uma forma de enganar a morte. Nasce, então, o mito do Frankenstein, um médico europeu que, traumatizado com a forma que a morte chega em sua vida, decide que trará de volta um cadáver. Pode ser por curiosidade científica, mas Freud explica que a perda da mãe resultou em cientista que não aceita a morte como resposta.

Mas ao realizar seu maior feito, Victor depara com “o que fazer depois”? Uma simples pergunta que o médico que lutou para vencer a morte não sabia como responder. Biologicamente, ele conseguiu. Psicologica e sociologicamente, ele está perdido. E renegar sua criatura foi o primeiro ato de Dr. Frankeinstein. Como na história de Mary Shelley, a criatura vaga pelo mundo em busca de vingança contra a repudia que seu “pai” sentia dele após dar-lhe a vida.

Penny Dreadful - Episode 1.03 - Resurrection

Como bom renegado, a criatura esconde-se nas sombras dos teatros e passa a aprender tudo que sabe no teatro Gran Guignol (ou Guinhol em português.) Guinhol é o nome dado à um personagem que é marionete de si mesmo. Uma marionete foi exatamente o que dr. Frankenstein constrói quando “monta” sua criatura (aqui chamada de Calibã) e espera ver nele o lado bom da vida. Em sua criatura mais recente, esta que Calibã assassinou, dava à Victor esta perspectiva. Mas a primeira criatura volta para mostrar ao médico cientista que em ciência também existe a imperfeição.

Calibã é um escravo de A Tempestade, de Shakspeare, que tinha o rosto deformado. E é um dos elementos mais cômico da épica peça do escritor inglês mais famoso da história. O que há de engraçado na história da criatura Calibã? Mais irônico que engraçado, ele volta à vida de Victor para para que este crie para Calibã uma companheira. Assim, ele poderia ser feliz e deixaria seu pai ser-se também.

Exatamente estes pontos de vista da série que a tornam grande. A reinvenção das histórias (ou própria interpretação dos penny dreadful’s de terror) é o grande trunfo da série. Recontar o épico de Frankentein, inserir Drácula como o mestre que estes vampiros clamam pela noite (e que parece que irá aparecer no próximo episódio), os lobisomens (será o porque do americana lidar tão bem com os lobos? Seria o Lobisomem Americano em Londres na série?), os mitos egípcios de vida após a morte e do apocalipse vão permear a série. Ao que parece, cada episódio vai explorar mais a fundo uma faceta das pílulas de histórias macabras para o espectador. Quem ganha somos nós.

O próximo episódio, Demimonde irá ao ar no domingo e trará de volta Dorian Gray e o professor Van Helsing, um antagonista histórico de Drácula. Ansiosos? Fiquem com o promo e até lá!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER