Penny Dreadful 1×05 — Closer Than Sisters

Sombrio eu ouço; e por muito tempo
Meio atraído pela suave morte,
A chamei com nomes doces nas rimas,
Para arrebatar meu fôlego calmo” — Ode a um Rouxinol, Keats

E com as belas palavras do poeta romântico John Keats eu abro a review do melhor episódio da série até agora. Tão bom que poderia perfeitamente ser o piloto da série, se a história pautasse apenas na história de Vanessa e Mina. E o romantismo cai muito bem à Penny Dreaful, uma vez que para o amor romântico, de poetas como Paul Verlaine e Edgar Alan Poe, a morte é a melhor amante. Para estes poetas, o amor doí e mata.

Fixada na história de Mina e Vanessa, o roteiro da série entrelaça mais uma vez a já conhecida fábula do conde Drácula e sua amante, Mina, com a história criada para o série. Vanessa seria uma analogia à Lucy, amiga de Mina, que vive uma paixão platônica pela amiga e acaba que por ir para a cama com Jonathan, o amado de Mina. Este mesmo Jonathan que aparece no remetente das cartas de Vanessa.

Assim, Vanessa e Mina são amigas de infância, que vivem a ilusão da vida perfeita no litoral inglês. Aristocratas, ricas, bem criadas, as duas se consideram irmãos, mas Van sabe que há algo de errado com ela. Algo a leva para o lado negro da força. Van tende ao sombrio, e, apesar do amor que sente pela amiga, não é capaz de aceitar que a amiga possa ter amor antes dela, de ter um homem antes dela. Inveja, despeito, luxúria. Vanessa guarda estes sentimentos em relação à amiga como mais um segredo, naquele lado sombrio de sua alma.

Penny-Dreadful-1x05

E quando há o rompimento da amizade com Mina, Vanessa se entrega à este lado sombrio de corpo e alma. Ela “adoece”. Ela se vê perante ao demomonde, ela se entrega ao mundo das sombras e o aceita como parte de si. Ela começa a ouvir vozes, que não são de Deus, ela se encontra com o Príncipe das Trevas e se entrega à ele, literalmente. Vanessa conhece o mundo que levou Mina. Conhece profundamente as artimanhas do mundo de seres à sombra da vida.

Sabemos que Mina se envolveu com o mestre. Drácula é chamado de mestre por seus discípulos. E Mina se casou com Jonathan, e, se for como na história original, Drácula realiza um ritual no qual ele fica unido à Mina pela eternidade, numa espécie de casamento das trevas. A missão de Van Helsing, e agora de Mr. Murray e Vanessa, é libertar Mina desta maldição. Mas será que Mina quer ser liberta mesmo? Ou Drácula vai dar um passo à frente e evocar Amon e Amunet para iniciar o apocalipse na terra?

Apesar de os demais personagens terem ficado de fora deste episódio, a série ganhou um folêgo muito interessante: o que estava por trás de Vanessa e Mr. Murray foi revelado, e, olha… éo melhor arco que foi apresentado, melhor até que o de Dorian. A série tem tudo para ir muito longe ainda, principalmente se mantiver as histórias complexas e entrelaçadas.

Destaque total e absoluto para Eva Green. De Bond Girl à possuída pelo príncipe das trevas na TV foi um salto e tanto. E este episódio só deu certo pelo talento dela. Vários momentos de terror verdadeiro, além do suspense que foi impresso pela trilha e pela luz. Merece todas as premiações que vierem. Agora sim, 5 estrelas para a atuação. Era uma atuação assim que eu esperava para dar todas as minhas estrelas. Nasceu, para mim, uma nova diva da TV.

No próximo episódio, What Death Can Join Together, a última visão de Vanessa levam Malcolm, Ethan e Sembene a explorar um navio em busca de Mina. Enquanto isso, Van Helsing revela ao Dr. Frankenstein mais detalhes sobre a criatura que levou Mina. Mais tarde, a noite de Vanessa com Dorian liberta algo obscuro dentro dela. Fiquem com o promo e até a próxima semana.

P.S: Só eu que tenho a impressão que Peter não morreu?

P.S.1: Era yorubá a íngua falada por Sembene e Mr Murray? Se sim, ainda veremos muito mais de África na série.

P.S.2: Mais um personagem de A Tempestade de Shakspeare é citado na série, Ariel, que é um espírito que movimenta o primeiro ato da peça com suas intervenções mágicas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER