Penny Dreadful 1×06 — What Death Can Join Together

Dorian Gray, quem você quer ser? — IVES, Vanessa
Eu mesmo, sem limites” — GRAY, Dorian

A cada semana que passa, a mitologia de Penny Dreadful nos revela sobre seus mistérios. E o mistério é um dos pontes fortes da trama, aquele que resolve mostrar o necessário, não mais que deve. Então, as insinuações ganham força na série, ao invés do terror explícito, com direito a muito sangue cinematográfico e maquiagem de zumbi.

É interessante notar que alguns personagens do nosso imaginário são coadjuvantes na série, como foi dr. Van Helsing. Não há uma trama complexa em cima do famoso antagonista de Drácula, mas ele entrou na série para cumprir um papel e já se foi, morto pelo ânsia de uma companheira que tem Calibã. Mas antes de ir, ele cumpre dois papeis importantes: um foi o de apesentar à Dr. Frankenstein a história dos vampiros sugadores de sangue, capitaneados por Drácula. Outra missão foi a de mostrar dentro da trama os pennys dreaduls, de literatura barata, que alguém como um médico instruído, que venceu a morte, como é Victor, desmerece.

E eram assim mesmo os pennys dreadfuls: uma cultura abaixo do nível acadêmico, da mesma forma como foram tratados os cordéis nordestinos durante muito tempo. Histórias populares, fantásticas ou fantasiosas, aproximam a literatura popular brasileira da inglesa. Um grito do povo, que quer contar suas passagens, suas fábulas, colocar no papel as histórias que são passadas entre gerações.

Penny-Dreadful-1x06

Por esta cultura popular nacional e estrangeira, tem sido inserido cada vez mais outro personagem na série: Sembene, um mordomo africano que Sir Malcon acredita ter papel fundamental na busca de Mina. É sabido que a cultura africana é uma cultura espírita, que acredita no poder dos mortos sobre os vivos. Assim, Sir Malcon traz para perto de si peças do que pode ser um quebra-cabeça do “sumiço” de Mina.

Coloco esta palavra entre aspas pois ainda tenho lá minha dúvidas que ela sumiu mesmo ou se ela foi seduzida pelo conde mais famoso das histórias macabras e está na verdade armando uma emboscada para Vanessa e Sir Malcon. Pessoas com sensibilidade espírita, como Ethan, Vanessa e Sembene, que de formas diferentes conseguem ter intuições, visões, e mesmo comunicar-se com o demomonde a fim de desvendar o misterioso caso do sumiço de Mina.

Assim, somos brindados com as mais diferentes formas de lidar com a morte, com os mortos e com a relação entre vivos e mortos. Como Dr. Frankenstein, que não aceita a morte. Como Ethan, que sabe que a morte é inevitável, ou como Dorian Gray, que engana a morte mandando suas mazelas humanas para o seu famoso retrato. E Mina? Qual será a relação da moça que foi enganada pela melhor amiga no dia do casamento com a morte? Se ela vive ao lado de Drácula, é imortal, a morte para ela não existe.

Dorian aproveita a vida com tudo que ela tem direito a oferecer, já Ethan vive fugindo do que fez na vida. Um paradoxo interessante a ser analisado mais adiante.

O próximo episódio, Possession, trás para a série uma continuação do que Vanessa viveu nos dias pós sumiço de Mina, com direito a cenas de exorcismo e muito mais. Peço desculpas pelo atraso, mas tive um compromisso de última hora na semana passada que não deu para fazer a crítica semana passada. Fiquem com a promo do episódio de ontem e até mais!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER