Penny Dreadful 2×02 — Verbis Diablo

Penny Dreadful tem episódio mais maduro e cenas mais ousadas

Diga-me que eu mereço paz. — IVES, Vanessa

Se o primeiro episódio de Penny Dreadful pegou leve em suas cenas sombrias e perturbadoras, Verbis Diablo pode ter causado o momento de maior desconforto e angústia desde a primeira temporada.

O segundo episódio focou na construção da história e começou a delinear algumas relações entre personagens. Dorian Grey, mais misterioso do que nunca, faz sua primeira aparição na temporada e volta a explorar seus sentimentos por Miss Ives. Junto com ele somos apresentados a Angelique, que parece conquistar Grey e volta a explorar toda a vibe sexual que envolve o personagem. Angelique pareceu ter mais a oferecer do que pudemos ver e promete mais participações na temporada.

Em paralelo, o triangulo amoroso de Victor, Caliban e Brona, ganha forma. Brona voltou à vida e logo recupera a fala, mas não a memória e Victor se aproveita disso para construir um novo passado para ela e criar um vinculo entre eles. Seu criador também lhe dá um novo nome, Lily, a flor da ressureição e do renascimento.

verbis diablo

Lily parece ser o mais bem sucedido experimento de Victor, mas ainda não se sabe se ela vai recuperar a memória e lembrar-se de Ethan. Ela também não parece muito confortável com Caliban — e Victor não se esforça para ajudar sua cria a conquista-la.

Um dos momentos mais serenos e sólidos do episódio é o inesperado encontro de Vanessa e Caliban — que se apresenta como John Clare, nome também de um poeta Inglês. O encontro é uma pausa na atmosfera tensa da trama e mostra mais do lado humano dos dois personagens. Não é surpresa que Vanessa seja indiferente à aparência estranha de Caliban e, talvez, tenha sido a primeira pessoa a trata-lo normalmente.

Um dos momentos mais reconfortantes é quando Caliban fala sobre como a religião e o medo da morte ofuscam a gloria da vida — “Ver um mundo em um grão de areia/ e ver o paraíso em uma flor silvestre”. Vanessa fala então que não vê nenhuma flor silvestre e ele prontamente a desafia a “olhar mais de perto”. É muito marcante como Caliban se mostra humano e inebriado com as coisas bonitas em sua volta, seria esse um momento de remissão do personagem? Conectar ele com as seu lado humano poderia compensar os estragos causados na temporada passada?

De volta a trama central, Malcolm parece ser um alvo fácil para Evelyn Poole sem oferecer muita resistência às suas investidas. Enquanto isso, o grupo volta a a busca por respostas sobre o Verbis Diablo. Neste momento eles procruram a ajuda do egiptologista Ferdinand Lyle e logo descobrimos que Lyle está sendo chantageado por Evelyn para passar informações sobre o que acontece com o grupo — ou talvez até mesmo lhes dar informações errada para Malcolm e Vanessa, não sabemos.

O episódio culmina com uma cena que ninguém estava esperando. Claro que ficamos apreensivos quando a filha de Evelyn sequestrar um bebê e matar seus pais dentro do metrô, mas o desfecho foi realmente uma surpresa. Ambientada em uma sala medonha cheia de bonecos assustadores, Poole abre o peito do bebê e retira seu coração para colocar em uma boneca igual a Vanessa. Certamente um dos momentos mais angustiantes de toda Penny Dreadful.

As bruxas pareciam ter dado um descanso para Vanessa, mas apenas por terem algo muito pior planejado. Nem nós, nem Miss Ives podemos imaginar o que está reservado para ela.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER