Penny Dreadful 3×08 — Perpetual Night/3×09 — The Blessed Dark [Season Finale]

Com Perpetual Night e The Blessed Dark, Penny Dreadful ganha um final trágico e poético.

Deixe terminar. Com um beijo. IVES, Vanessa
Com um beijo. Com amor. CHANDLER, Ethan
Com amor. ” IVES, Vanessa

Mesmo que tivesse fortes indícios de que Penny Dreadful estava caminhando para seus momentos finais, sempre existe aquela esperancinha de que teremos mais uma temporada para curtir nossa querida Miss Ives. No final, como não teve anuncio oficial foi bem desolador saber que The Blesses Dark era realmente o episódio final. E que final.

Parece um pouco óbvio que, se o final desta temporada já previa a morte de Vanessa, Penny Dreadful não tinha como continuar. Mesmo tendo outros personagens fortes, a essência da série era Miss Ives. Seria um grande erro tentar seguir sem ela.

Como sempre, a produção estava impecável e The Blessed Dark nos presenteou com cenas muito bonitas e momentos poéticos, como Penny Dreadful gosta. Atualmente, poucas séries possuem uma produção tão impecável, personagens tão bem construídos, história tão bem escrita e atuações tão memoráveis.

Season Finale Penny Dreadful 3x09

Pelo menos fomos presenteados com uma season finale dupla, dividida em duas partes com Perpetual Night e The Blessed Dark. O primeiro momento serviu basicamente para reunir Sir. Malcolm, Chandler, Kaetenay, Catriona e Dr. Seward em um grande grupo de resgate de Vanessa, além de colocar um ponto final na obsessão de Victor com Lily.

Todo mundo ganhou um final, mesmo que não tão satisfatório. Lily finalmente pode contar a trágica história de Brona e apostou no seu lado mais vulnerável para ganhar a empatia de Victor. A atuação de Billie Piper foi sensacional e muito comovente, certamente merece um destaque. Lily sai desse confronto uma pessoa mudada, uma pessoa melhor talvez. Enquanto isso, Dorian — mais uma vez sem muito emoção e destaque — termina a série como começou. Sozinho, sem vínculos e imortal.

John Clare, um dos personagens que mais evoluiu e ganhou nossa afeição ao longo das temporadas, teve um desfecho um tanto trágico. Depois de lutar muito para se reunir com sua família ele perde o filho, é rejeitado pela mulher e para colocar a cereja no bolo, descobre que perde também sua única amiga e confidente. Foi de partir o coração. Junto com Vanessa, Clare nos proporcionou momentos muito delicados e de muita poesia em Penny Dreadful.

Photo: Jonathan Hession/SHOWTIME -

Depois de passar uma temporada obcecado por Lily, Victor conseguiu seguir com sua vida. E parece ter ficado um pouco mais humano. Entendo que Ethan e Malcolm estavam fora de Londres e que Victor estivesse sofrendo com suas próprias angústias, mas os laços de amizade entre o médico e Miss Ives não pareciam tão forte a ponto dele largar tudo que estava fazendo e seguir para salvá-la de algo que não sabia o que era. Ainda mais disposto a dar sua vida por ela. Vamos fazer um esforço e tentar considerar aqui os laços feitos nas temporadas anteriores.

Outro ponto que vale destacar é que finalmente descobrimos a origem do lobo de Ethan. A relação de família entre ele e Kaetenay ia além da tribo Apache. Kaetenay era de fato seu pai lobo, se pudermos colocar assim.

Mesmo sendo apaixonada pela série, não posso deixar de destacar alguns furos que ficaram pelo caminho. Sim, Dr. Seward, Victor, Malcolm e Catriona são excelente lutadores, mas era impossível que tivessem saídos tão ilesos do combate contra os servos de Drácula. Além disso, quando Ethan e Kaetenay entram em ação, Drácula perde muito rápido o interesse pelo “Lobo de Deus”, de quem ele estava com medo momentos antes. (Falando em “Lobo de Deus”, na disputa final a grande arma de Ethan nunca foi usada. Me pareceu que ele não precisava ser um lobisomem para ter salvado o dia.)

Penny Dreadful 03x08 Season Finale

Como não poderia ser diferente Miss Ives se despede da maneira mais trágica possível. A cena de despedida entre Ethan e Vanessa foi angustiante e realmente melancólica. Neste momento os dois precisaram se sacrificar para salvar o mundo. E não ouso afirmar qual sofreu mais.

Nos despedimos de Vanessa em um episódio com pouca Vanessa. Queríamos mais. Mais drama, mais da sua fala rouca e da interpretação maravilhosa de Eva Green. #chatiada

Penny Dreadful vai deixar saudade. Vanessa Ives vai deixar muita saudade. ❤

Eva-Green-como-Vanessa-Ives

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER