A mania de grandeza de Pequena Grande Vida

Um filme ordinário, que prega uma coisa e nos entrega outra. Assim é Pequena Grande Vida, filme estrelado por Matt Damon que entrou em cartaz nesta quinta-feira, dia 22/02, nos cinemas brasileiros

A história é simples: passado em um futuro não tão distante onde a ciência evoluiu um pouco mais do que a atual, o filme fala de uma tecnologia chamada “Downsizing.” Essa tecnologia consiste em diminuir os seres humanos para assim diminuir a quantidade de lixo gerado e por consequência, ajudar o meio ambiente.

Claro, esse não é o único atrativo da tecnologia. Como é um processo irreversível, quem se submete a isso precisa mudar sua vida por completo. Logo, existe um incentivo financeiro também. Uma família de classe média na sociedade de tamanho médio se torna bilionária nas colônias para pessoas pequenas.

Pequena Grande Vida

 

Este é o principal motivo que leva Paul Safranek (Damon) e sua esposa Audrey (Kristen Wiig) a se submeterem ao processo de diminuição. Paul é o típico homem americano comum de cidade pequena, sempre aspirou a grandeza, nunca teve oportunidade para de fato alcançá-la. E quando, por ventura, tinha oportunidade, a vida o impedia.

Paul viu na tecnologia uma forma de mudar de vida, de ter tudo que sempre sonhou. No entanto, as coisas não são tão simples quanto aparentam. E a partir deste ponto, o filme, até então uma ótima sátira, passa a se levar a sério demais.

Pequena Grande Vida

Por mais que tenhamos personagens incríveis como Dusek (Christoph Waltz, esplêndido como sempre) e Ngoc Lin Tran (Hong Chau), o roteiro do filme vai se tornando mais e mais forçado, culminando em uma reflexão sobre a humanidade que não faz sentido. Sem contar que Damon e Chau possuem química zero para romance.

Pretensioso como nunca, o filme tenta ser uma sátira para depois forçar um romance goela abaixo do espectador. Tudo isso enquanto passa a lição de moral de que “menos é mais.” Pena que o próprio roteirista e diretor, Alexander Payne, não seguiu essa ideia.

Pequena Grande Vida

Pequena Grande Vida

Elenco: Matt Damon, Kristen Wiig, Christoph Waltz, Hong Chau
Roteiro: Alexander Payne, Jim Taylor
Direção: Alexander Payne
Título original: Downsizing
Ano de lançamento: 2017
Estréia no Brasil: 22 de fevereiro de 2018

Sobre o Autor

Michele Bernardes

Beletrista, tradutora, geek e nas horas vagas viciada em séries. Ex-SOS Sailor Moon. Escreve no Soul Geek e no BOXPOP.

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!