Persépolis — Marjane Satrapi

Em Persépolis aprendemos como culturas oprimem ou libertam de maneiras muito diferentes.

A gente enfrentava o regime como era possível” — STRAPI, Marjane

Roteiro

Somos introduzidos à vida de uma garotinha de 10 anos de idade enquanto seu país está passando por uma revolução, com a mudança de um regime para outro. Assim, essa pequena garota descobre como sua própria religião e a ganância por poder podem oprimir um povo todo, principalmente as mulheres, que são o foco da história de Persépolis. Vamos acompanhar a história de Marjane ao decorrer desta fase da sua vida, vendo como seus pais lutam para que o partido Xiita não assuma o poder — porém, o golpe de estado é dado e as tropas do exército extremista assumem o poder e toda uma nação é mudada.

A narração se inicia com uma introdução sobre a história das guerras do Irã até onde o quadrinho se inicia, logo após isso, a narração se volta para a primeira pessoa. Marjane se apresenta ao leitor, conta seus sonhos e como era sua personalidade quando criança, a influência que recebia dos pais e como o país em que vive era antes do golpe de estado. Nesta parte o leitor se apega muito ao personagem principal, afinal de contas, toda criança tem um lado fácil de se apegar.

persepolis1

Podemos ver pela narração que desde criança Marjane tinha um espirito revolucionário, e as mudanças que o país passa se tornam bem marcantes na personagem. Em vários momentos ela descreve coisas que mudaria nas pessoas, o que não a agrada em sua rotina ou o que observa esporadicamente sobre as mudanças pelas quais passam seu país.

Mesmo ela e seus pais não aceitando muito bem essas mudanças, a luta pela liberdade que lhes foi retirada, o uso das vestimentas religiosas e a censura que todos sofrem, a educação de Marjane contia sendo liberal. Ela vai envelhecendo e os conflitos no pais amadurecem junto com ela, porém, as regras não faziam sentido para Satrapi, e seu senso de correto a fazia enfrentar seus educadores e pessoas ao seu redor. Isso causou uma expulsão e outros atritos, o que fez seus pais a retirarem do Irã.

Digitalizar0008

Esse período do quadrinho é bem interessante. Fora do seu país de origem, Marjeane tem uma curva de evolução muito acendente, com uma liberdade muito maior na França, considerando todos os conceitos de liberdade e educação em que ela foi criada estavam ao redor dela, isso tudo se passando em sua adolescência. Ela passa metade do quadrinho fora do Irã, até sua volta com uma nova cabeça, novas experiências e novos problemas que o regime irá trazer para ela e sua família.

Arte & Acabamento

A arte de Persépolis é marcante por possuir traços que lembram desenhos da antiga Pérsia com uma carga mais infantil. Os rostos e expressões são marcantes, seja com olhos esbugalhados, bocas muito abertas ou as maneiras como o corpo dos personagens se comportam. A utilização do preto e branco é muito bem aplicada e se torna bem pesada, dando um ar maior de opressão em algumas cenas, como na utilização do véu ou na barba dos soldados.

Persépolis2

O acabamento da versão completa é em brochura, porém é muito bonita, e a capa possui a énica cor em todo o HQ, que não é preto e branco, mas um laranja que casa muito bem com a história. As edições individuais, que contém os capítulos publicados separadamente, possuem opções de capa dura e brochura, e algumas cores pouco aplicadas.

Persepolis_28nov2007

Persépolis é uma ótima leitura para todos os gêneros e tipos de pessoas, mostrando a luta contra um regime e a opressão que uma cultura pode proporcionar, principalmente às mulheres.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER