PLL 3×17 — Out of the Frying Pan, Into the Inferno

– Sei que armaram para você, Spencer. –A me mandou uma mensagem logo depois que Ezra saiu.” — Aria
“- Acho que devemos para de culpar –A, por tudo que acontece nas nossas vidas, e começar a culparmos nós mesmas” — Spencer

Mais uma vez Pretty Little Liars entra na entressafra de bons episódios bombásticos. Em Out of the Frying Pan, Into the Inferno, apesar de conhecermos mais da história de Ali e de vermos avanços nas tramas das garotas, foi mais um episódio que joga as pistas para o público juntar. Porém, o grande problema é que a série mostra várias pistas falsas a todo momento.

O que mesmo que nós queremos esconder? O que mesmo que as garotas querem descobrir? Já se foram 64 episódios da trama e o que temos é um amontoado de dúvidas, suspeitas e teorias conspiratórias sem fim. Eu acredito que, enquanto as garotas não focarem no que virá a ser mais importante para elas (descobrir quem está por trás das ameaças de –A e seu time) cada vez elas se encontrarão atoladas em fatos que não necessariamente levam a algum lugar.

Eu também percebo que todas as vezes que os pais começam a interferir na história, mais as garotas se fecham. Nesse episódio, além de guardar os segredos dos outros, as liars (de novo) estão guardando segredos umas das outras. Se o ponto de equilíbrio do grupo está totalmente sem prumo (Spencer apareceu descabelada, gente! Como assim?) o grupo todo tende a se desestruturar. E esse é o objetivo de –A, desarticular as quatro garotas. Que nesse ponto, voltam às perguntas: para que –A precisa delas desarticuladas? Estou começando a achar que é muita vingança para pouco motivo.

Então Spencer se recusa a admitir para as amigas que Toby é parte dos planos de –A para sabe-se lá fazer o que com elas. Topetuda como ela só, se faz de forte na frente às amigas, mas busca um detetive particular para descobrir mais sobre o namorado e sua relação com Alison, e com os Cavalheiros de -A. Há, assim, uma contradição criada. Quando descobriu-se que Mona era –A, ou parte de um time, as garotas se apoiaram e impediram que algo de ruim acontecesse à elas.

PLL 3x17

Se Spencer quer seguir carreira solo, ela deve lembrar que –A é ardilosa e essa brecha na confiança das quatro pode ser por onde a vilã semeará a desconfiança e a discórdia entre elas. E quando Emily e Aria resolvem entregar o caderno de biologia ao detetive Darren elas cometem mais um erro fatal, e muito provavelmente por não ter confiado uma nas outras, por estarem sem o seu porto seguro que é a amizade entre elas.

Darren esconde algo, isso é um fato. E a insistência com que ele quer acusar as garotas do assassinato de Ali tem algum motivo ainda não muito claro, mas que podemos conspirar e levantar as hipóteses. Ali estava suspeitando de gravidez no verão fatídico, no qual ocorreram fatos que a fez desaparecer, e Darren está presente todas as vezes que alguma prova/suspeita/pista chega ás mãos da polícia. E mais: ele também estava na mesma praia onde Ali passou o verão.

Podemos criar um cenário com essas pistas: Ali se envolve com Darren (porque também, né, qual é o motivo para ele estar na série até hoje?) e engravida do policial (que parece estar casado na época). Ao descobrir, Darren não lida bem com o fato de a amante ter engravidado e quer dar um fim na garota. Ou Alison se viu ameaçada pelo policial e resolve sair de cena. Nada explica ainda o porquê do corpo ter ficado quase um ano desaparecido, ou mesmo do corpo ter sumido, ou mesmo de não acusarem a gravidez na autópsia.

Acredito que a solução para as garotas não é sair por ai agindo por conta própria, e sim se unirem. A série é, no fundo, sobre confiança. Em quem depositar sua confiança? As garotas vivem altos e baixos de confiança, mas com o choque que Spencer tomou está sendo mais difícil para ela voltar a confiar em alguém. Ali confiava nos caras com quem deitava, e muito provavelmente um deles causou o seu desaparecimento. Ezra confiava em Aria e ela escondeu dele um filho de 7 anos, e ele ainda não tem certeza se pode voltar a confiar na namorada. Emily está confiando em Paige, dando um tempo a ela, enquanto ela estava num barzinho de sapatãs se divertindo. Hanna confiou em Mona e todos nós já sabemos onde isso foi parar.

E então, em quem confiaremos? Quando Jenna volta? Quando Cece vai entrar na série de vez? Em Dead to Me, o próximo episódio, elas continuaram divididas, e os restos mortais de Ali vão ser enterrados novamente. Até que enfim! Desde o Halloween esse corpo estava desaparecido. Deixo para vocês o promo, e até semana que vem. GOD SAVE THE –A!

P.S: Hanna continua linda no 80'style.

P.S.1: Mona faz falta.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER