PLL 5×01 — EscApe From New York

– Não importa, estou faminta. Estava quase comendo as cadeiras. — Spencer
– Eu já vi esse episódio — Hanna
– Também. A menina que devorou três cadeiras em um ano — Emily
– Do que vocês estão falando? — Alison
– Comedores malucos. Você viu? Spencer está obcecada” — Hanna

Definitivamente, PLL entra em uma nova fase com a adição de Alison ao elenco principal. Apesar de a nossa blondie bicth mostrar-se presente em diversos episódios, agora todos sabem que ela está viva, e que guarda muitos outros segredos, alguns deles que o quarteto principal nem sonha em saber.

Esta premiere foi um episódio para situarmos neste novo cenário. A notícia de Alison viva já se espalhou mais rápido que fofoca em colegial, e já balançou as estruturas da série. O mais interessante é notar que nem todas as quatro são cegamente fieis à Ali. Depois de esconder por tanto tempo que estava viva, deixando as meninas sofrer luto, serem ameaçadas por um -A que ninguém sabe realmente onde está ou a quem se dirige suas maldades, elas ficaram calejadas, e não irão cair na lábia de Ali com tanta facilidade.

Mona organizando um comitê anti-Ali é no mínimo irônico, afinal de contas ela teve papel fundamental no plano de Ali passar-se por morta, fez o papel de -A nas duas primeiras temporadas, e agora que ela estava em posição privilegiada na hierarquia social da escola resolve reviver todo esse remorso? E Lucas, que está praticamente há duas temporadas sumido, volta por conta do reaparecimento de Ali?

PLL 5x01

O que presenciamos foi mais uma vez um novo nó no imenso novelo que é a trama de PLL. E ser especialista em dar nós em nossa cabeça é papel de Marlene King. Eu fico extremamente receoso com esta postura da série, uma vez que ela foi renovada para mais duas temporadas, em novamente ser uma trama que joga pistas aleatórias, que esquece do que já aconteceu e não fecha os arcos narrativos com coisas consistentes. Este é o grande calcanhar de aquiles da série, e que pode ir, aos poucos, afastando o público.

Bacana foi ver que -A é antes de tudo uma organização, a exemplo da que Mona está formando com os ressentidos de Alison. Não somente Ezra, ou Mona, ou Cece estão na cola da loirinha má, mas existem muitas pessoas das quais ela caçoou, armou, e que não estão nem um pouco dispostas a deixar barato seu reaparecimento. Ali que se cuide, pois -A é capaz de matar, emboscar, fazer da vida dela um inferno, a espelhando na própria Alison, que fazia da vida dos colegas de escola um verdadeiro inferno quando ela circulava livremente por Rosewood High School.

Num ponto de vista mais amplo, PLL trata da vingança daqueles que sofreram bullying contra seu valentão. Ali sempre foi a que fazia bullying na escola, mas este bullying foi longe demais e hoje ela não consegue mais controlar a reação nas pessoas. Ela foi fundo no bullying, deixando marcas nas pessoas, nas famílias e nas amigas que ela mesma não soube controlar. Agora, com a volta dela, existe um sem fim de -A’s para cobrar esta dívida de insultos, humilhações e rancores. O protagonismo da série sempre esteve nas mãos de Ali, e agora ele também vem assumir este posto.

E mais interessante notar ainda: de alguma forma, Ali sabe que ela uniu as quatro amigas, mas não faz mais parte deste deste mundo. Depois de tanto tempo longe, elas desenvolveram uma amizade própria, e não sei até quando Ali irá suportar não ser o elo principal da amizade das quatro.

O próximo episódio, Whirly Girlie, traz os segredos de Ali para a vida das garotas. Aceitar que amiga é assim mesmo? Ir atrás das respostas para o que Ali esconde? Há um dilema na vida das garotas que deve permear a temporada toda. Fiquem com o promo e até semana que vem.

P.S: Que segredo é esse que Melissa tem que esconder da mãe, gente?

P.S.1: Sério que Ezra não morreu? Ainda contou que Shana é do mal? Há ainda muito o que ser revelado sobre o papel de Ezra na trama.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER