PLL 5×03 — Surfing the Aftershocks

Você acha que Jason matou a mãe dele. — Spencer
Pessoas são capazes de todo tipo de coisa, sob as pressões corretas” — Melissa

Após o choque (das quatro garotas, não de Alison) com a morte de Sra. D, o medo volta às ruas de Rosewood. Em mais um episódio chatinho, parado, fruto dos 24 episódios que a série tem por temporada, Alison voltou a ser Alison e Hanna revive os fantasmas do passado. Pronto, esta review poderia muito bem terminar por aqui, pois relevante mesmo foi somente a bela interpretação de Janel Parrish para Mona. Prefiro 20 episódios focado na relação Hanna/Mona que ver as mil e uma vezes que Emily terminou o namoro com Paige.

Volto a tocar num assunto, e, para não ser do time dos pessimistas, é onde a série cresce no meu conceito: a forma com que é tratada a relação de Emily com suas namoradas.Dois mil e catorze já está na metade e ainda vemos, em inúmeras notícias mundo afora, o ódio e a intolerância contra o diferente. Argumentos infundados, religiosos e que em nada aproximam-se dos ideais de Jesus ou Gandhi: igualdade. E é assim que Ems é tratada na série, como uma igual. Que essa geração que gosta da série saiba que nenhum tipo de sexualidade pode definir caráter ou mesmo se a pessoa é merecedora do reino dos céus ou não. Ela é linda, muito bem resolvida e que sirva de grande exemplo da igualdade.

Assim, na mesma proporção que a série é justa com as diferenças, ela peca no roteiro. Quem não sabe, desde o piloto, que Alison é uma bicth de marca maior não entendeu a série. Mas até onde Alison pode ir? Usar o mesmo vestido que sua mãe usou no seu suposto funeral no funeral da mãe é pra lá de bizarro. É calculado. Sabe aquele tipo de pessoa que não dá nem um pum se não for na hora certa? Esta é Ali. E o tão comentado e aguardado episódio 100 se próxima, e adivinhem: vai ser exatamente nele que Alison volta à Rosewood High. Calculado ou não? Pensado ou não?

PLL 5x03

Hanna meio que assumiu o papel que Ali desempenhava na escola com o sumiço da mesma. Ajudada por Mona, claro, ela saiu do casulo e virou a garota a ser invejada. Loira, do mesmo tom que Ali usa, fashionista, com o mesmo senso de moda que Ali, e ouso até dizer que meio bitch, isso, não na mesma intensidade que a amiga. Já que temos que aprender alguma coisa, que seja a não ser tão perversa quanto a amiga, né?

Mas me diga: por que mudar agora Hanna? Porque mudar o tom do loiro? Para não ter o mesmo destino que a amiga? Ser perseguida por um (ou uma, ou um ET, sei lá) e ter que esconder-se? Se você já foge de uma -A imaginária desde que a série começou, acha mesmo que algo irá mudar agora? Antes, Ali era um dos mistérios da série, quanto ao seu paradeiro, mas a volta dela ao convívio fecha muitas outras portas. Não sei se as 4 amigas irão querer lutar com tanta força para descobrir mesmo o que está acontecendo, já que não existe mais o fator amiga-morta para movê-las. Qual seria o propósito, então, em descobrir quem matou a mãe da amiga ou quem ainda as persegue se isso não existe mais?

O que pode acontecer é uma mudança de foco na série, com os segredos se aproximando mais das famílias DiLaurentis e Hastings. Na alegoria dos Medicis e dos Borgias que Melissa coloca a tona, pode estar prestes a explodir uma guerra entre os vizinhos, que — e eu sempre achei isso — Peter, Veronica, Jessica e Kenneth tem contas a acertar do passado, algo que une as famílias no segredo. E pode ser que Ali, ou a gêmea, Courtney, tenha algo a ver nessa relação.

Vocês não desconfiam sempre que alguém se aproxima de uma liar assim, tão facilmente? Eu sim, logo, coloco essa menina que ficou com olhos de psicopata para cima de Ems com muita desconfiança. Mas será que Emily vai se abrir assim para ela, com tanta facilidade, visto tudo que já passou? Se ela não mudou nada, é bem capaz que sim.

O próximo episódio, Thrown from the Ride, Aria volta à cena principal, com sua paranoia cada vez mais evidente. Sério, Aria… PEDE PRA SAIR! Até a semana que vem, e, ó, -A, estamos com saudades!

P.S: Aproveitando o plot de old Hanna vs new Hanna, pede para refazer a abertura, Hanna? Você tá tão mais bonita agora!!!!!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER