PLL 5×14 — Through a Glass, Darkly

Vocês vão se arrepender disso!” — Alison

A volta de PLL teve cara de flashback. A série começa a ver que as inovações, em forma de enrolações de enredo, não vêm surtindo o mesmo efeito de temporadas atrás, quando era possível deixar um ou outro episódio por temporada destinado a revelar os segredos da série. Neste episódio, a série avançou em alguns aspectos, como na prisão de Ali pela morte de Mona, mas deixa a porta da identidade de -A ainda em aberto.

Nada que não saibamos desde muito tempo. Alison também era perseguida pela vilã da trama, que, neste ponto, não tem a menor pista de quem seja. Levar a identidade de -A ao completo anonimato é uma estratégia boa da trama, já que nos períodos em que a identidade dela (ou dele) quase foi revelada, meio que foi revelada, a audiência não acreditou muito e se afastou da série. O medo de Ali desta -A e os mistérios que ela guarda em sua história serão extremamente explorados daqui para frente.

Alison é, sem dúvidas, a protagonista da série, pelo simples fato de toda a trama ser focada nela. Por mais que gostemos das outras garotas, elas são, agora, meros peões de Ali. Reverter este quadro é um desafio que o roteiro da série terá que resolver, uma vez que os fãs da série são alucinados por elas, e não têm muita simpatia por Alison.

PLL 5x14

Mas uma coisa me intriga, e muito. Lembram da cena do Natal, que Alison encontra dois presentes dentro do piano? A reação de Mrs D, com a lavagem cerebral que ela faz com a pequena Alison, deve ser o ponto inicial para a psicose da blondie bicth. Ela foi condicionada a ter uma memória seletiva, a lembrar apenas do lado bom das coisas que aconteceram, e isso é corroborado pela cena com Jason, no qual ele lembra do inferno que foi a viagem de férias e ela lembrava, com saudosismo, de momentos felizes. Quem está certo? Jason, com sua visão negativa da família, ou Ali, com sua visão ilusória da família?

Assim, é muito fácil que a loira tenha desenvolvido uma espécie de amnésia dissociativa, fruto de uma Alienação Parental que ela sofreu, na qual ela esquece de alguns fatos da vida, principalmente na infância, para se lembrar apenas daqueles momentos e fatos em que a mãe impõe para a garota. Nada que justifique o comportamento de Alison, mas que leve a ela a se portar como a Queen B. que conhecemos. Que ela é perturbada pelos fantasmas do passado, isso já sabemos. Agora, como o comportamento de Mrs D influenciou na formação do caráter de Ali, saberemos em breve.

Com ela presa, a pressão sobre as garotas cai um pouco, o que pode causar perda de interesse na história. A pressão de Alison sobre as quatro é exatamente o que cria o interesse dos espectadores na trama. Hanna, com sua vontade de sumir de perto de Ali e de suas confusões, Emily, com o coração na mão de ver a pessoa amada como uma verdadeira vadia, Aria, e seu amor envolvido nas confusões de Alison e Spencer, que viu sua família ser destruída pelas armações da loira, colhem agora as consequências da amizade com Alison. Envolvidas numa trama maior, que as impede de ser garotas comuns, sim, elas estão sempre a beira da morte e em evidência de sofrer pelos atos de Alison, por ela ter as envolvido em suas confusões. Tomara que a série foque, daqui para frente, neste contexto.

O próximo episódio, Fresh Meat, as garotas vão ver seu futuro em risco por conta das armações de Alison. Fiquem com a promo e até lá!

P.S: Agora, para que voltar com a vidente de Ravenswood para série?

P.S.1: Eu estou começando a achar que Mona não morreu…

P.S.2: Paige está mais envolvida que pensamos, sim ou com certeza?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER