Polícia 24h: o grito da realidade

A Polícia Militar tá aqui ó: no meu coração. Sem ela, o que seria eu?” — EMBRIAGADO, Cidadão

“Sem maquiagem, atores ou ficção: no Polícia 24h os protagonistas são as comunidades e as polícias de São Paulo e Rio de Janeiro.” São com essas palavras que a Band descreve um dos maiores acertos da televisão brasileira na atualidade. Expondo toda a realidade do dia-a-dia da polícia, o programa é realmente um prato cheio para quem é fã da veracidade.

As câmeras seguem as corporações em suas atividades de rotina. Sem apostar em um roteiro, é praticamente impossível saber o que os policiais vão presenciar. Seja uma briga entre vizinhos, discussão de marido e mulher, e até casos mais graves, como tráfico de drogas, o programa consegue nos mostrar o quão difícil é o trabalho daqueles que fazem a nossa segurança.

policia-24h

Na série vemos de tudo e não somente em específico a linha do crime. Ela nos faz ir além, nos mostra como é a vida do policial. Desde o início da carreira até momentos antes da aposentadoria. Não estou enaltecendo a profissão, mas tenho que admitir que é um cotidiano muito arriscado para homens e mulheres de muita coragem.

Este é outro acerto do Polícia 24h não focar somente nos delitos. Mas conseguir nos entregar as emoções dos protagonistas, daqueles que muita das vezes arriscam a própria vida para salvar a nossa. Ainda mais na atualidade onde surgem tantos casos de corrupção é muito legal ver que ainda existe uma porcentagem de homens honestos nos protegendo.

policia-24hs

Não dá para falar da série sem sequer citar seu lado cômico. Diariamente as rondas policiais são abordadas por dezenas de situações hilárias. Isso já fica visível nos inúmeros vídeos da internet com pessoas falando asneiras na delegacias que muita das vezes viram memes e bordões do dia pra noite. O Polícia 24h mostra muito desses cidadãos, como um jovem abordado em um episódio que dizia não ser traficante, apenas realizar o comércio de drogas.

Além de tudo isso, algumas coisas que antes pareciam segredo das corporações, o programa explora e mostra para nós como é de fato. Como as siglas do código “Q” que antes mais pareciam códigos policiais do que uma maneira mais sucinta de trabalhar. O código serve, basicamente, pare encurtar frases. O que seria: Estou na escuta, mas estou ocupado, recebi seu sinal de urgência. Torna-se: QAP, QRL, QUD. Legal, né?

policia-24hs-2

Outra coisa que me deixa surpreso são os bandoleiros que já foram presos saberem exatamente em quais artigos foram enquadrados. O programa inclusive contribuiu de forma indireta para meu conhecimento, não sabia que artigos 155 é para furto ou artigo 33 para tráfico de drogas. Melhor de tudo é ver que além dos policiais ou bandidos parecem entender do Código Penal.

O legal do Polícia 24h é a ausência de um roteiro. A ficção nos impressiona, mas a realidade encanta. Polícia e comunidade agindo juntas em prol de um espetáculo que na maioria das vezes não tem um final feliz. Mas a série, por mais cômica ou cruel que pareça, sempre nos dá uma lição e mostra que lá fora existem homens de bem de prontidão para nos proteger.

O programa é a versão brasileira de COPS, seriado norte americano que ultrapassa a marca de 600 episódios. O Polícia 24h além de seguir as corporações do estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, também mostra a realidade no estado da Bahia e Espírito Santo. O programa é exibido pelo canal Bandeirantes, e pelo canal pago A&E todos os dias as 20 horas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER