Por Onde Anda o elenco de Castelo Rá-Tim-Bum?

Saiba como estão agora e o que andam fazendo os atores de Castelo Rá-Tim-Bum, série infantil exibida nos anos 90 na TV Cultura.

Quem foi criança na década de 90 curtiu muito as tardes na frente da televisão, ligada na TV Cultura. Todo mundo adorava — e adora até hoje — o Castelo Rá-Tim-Bum. Situado na cidade de São Paulo, o castelo era lugar de fantasia, ciência, e muitas músicas chicletes, era lá que esquecíamos um pouco o dever de casa e focávamos nas aventuras de Nino e companhia.

Com 90 episódios no total e um filme, o Castelo Rá-Tim-Bum teve quatro temporadas, entre 1994 e 1997. Criado por Cao Hamburger, acabou se tornando um dos grandes produtos audiovisuais para o público infantojuvenil, e até hoje é referência para esta faixa etária.

Quer matar a saudade dessa época? A Por Onde Anda relembrou os atores principais de Castelo Rá-Tim-Bum e mostra o que eles estão fazendo hoje.

Cassio Scapin

Cassio Scapin (Nino)

Antonino Stradivarius Victorius II tinha 300 anos, mas mente de uma criança de 10. Seu fio de cabelo em pé era uma marca, assim como sua desobediência — mas no fundo, era um bom garoto. Nino foi o primeiro trabalho de Cassio Scapin na TV, e após o seriado engajou nas novelas, com Razão de Viver, Serras Azuis, Um Só Coração, A Lua Me Disse, Caminhos do Coração e Os Mutantes. Atualmente estrela a comédia Trair e Coçar É só Começar, na Multishow, e interpretará Tozé, na próxima novela da Record Escrava Mãe.

Sérgio Mamberti (Dr. Victor)

Inventor e bruxo ao mesmo tempo — como isso parece irônico agora — Dr. Victor era o dono do bordão “Raios e Trovês”, que repetia cada vez que algo desse errado. Com 77 anos, Sérgio Mamberti ainda aparece e muito na TV. Dividiu a telinha com a companheira de Castelo Rosi Campos em Da Cor do Pecado e O Profeta, com passagens por Anjo Mau, Labirinto, A Muralha, Estrela-Guia, O Clone, Sabor da Paixão, Essa Mulheres, Desejo Proibido, O Astro e, por fim, Flor do Caribe, como o maquiavélico Dionísio Albuquerque.

Rosi Campos (Morgana)

Se você tinha medo de bruxa na infância, Morgana poderia mudar todo conceito que você tinha sobre o assunto. A tia de Nino tinha 6000 anos, mas uma alma jovem e, junto com a coruja Adelaide, contava lendas para as crianças do castelo. Rosi Campos é figura carimbada na TV, e sempre está pelas novelas globais. Quem não lembra da Mamuska de Da Cor do Pecado? Ou da Madame Rúbia de O Profeta? Atualmente está no ar como Eponina Pereira, no folhetim das 18h Êta Mundo Bom.

Freddy Allan (Zeca)

Até hoje tem gente que repete o “Porque sim, Zequinha”, tudo por conta do questionador Zequinha, o caçula entre os amigos de Nino. Freddy Allan foi descoberto por Cao Hamburguer numa peça de teatro, e é para lá que ele voltou com o fim do Castelo Rá-Tim-Bum. Desde 2004, viajou o mundo com o Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, com diversas montagens. Também trabalhou como diretor, no curta Alma, que adaptava as obras de Oswald de Andrade.

Cinthya Rachel (Biba)

Biba não era só a mais velha, como também a mais responsável. Vivia zoando dos meninos, mas era muito decidida e escondia uma quedinha por Pedro. Cinthya Rachel deixou de lado a atuação e fez seu nome como repórter e apresentadora. Soma passagens pelos programas Domingo da Gente (2001 a 2005), Programa do Raul Gil (2008), Eliana (2011) e Cozinha Amiga (2011 a 2013). Ela também lançou o livro infantil A Garota Que Queria Mudar o Mundo, em 2013, e hoje com 35 anos apresenta um canal no YouTube e mantém um blog sobre assuntos femininos.

Luciano Amaral (Pedro)

Pedro era o mais nerd entre os três amigos de Nino, e Luciano Amaral seguiu a linha nerd/geek nos seus trabalhos após o Castelo. Também conhecido como o Lucas Silva e Silva de O Mundo da Lua, Luciano se dedicou à função de apresentador, principalmente voltado para os programas sobre games. Dentre as atrações que ele apresentou estão Combo — Fala + Joga, GameZone, MOK e Go Game, todos na TV a cabo. Em 2013 fez uma participação na série Vida de Estagiário como Paulinho.

Eduardo Silva (Bongô)

Fã de música e dança, Bongô era sempre chamado quando a turma do castelo queria devorar uma pizza. Eduardo Silva se dividia entre a carreira de ator e as salas de aula, onde leciona Biologia. Na TV, passou pelas novelas Jamais Te Esquecerei (2001), Esmeralda (2004) e Uma Rosa com Amor (2010), todas no SBT. Ele também compôs o elenco do seriado Turma do Gueto, do cantor Netinho, entre 2003 e 2004.

Patricia Gasppar (Caipora)

Era só assobiar que a Caipora aparecia para deixar o castelo de pernas pro ar. A atriz Patricia Gasppar, também bastante conhecida no teatro, também ficou bastante variada na TV. Em 2003 passou pela Record no programa É Show, apresentado por Adriane Galisteu, depois foi para o SBT com a novela Os Ricos Também Choram, e três anos depois foi para a Band com o folhetim Dance Dance Dance. Seu mais recente trabalho na TV foi como Graziele Tavares no remake Chiquititas, do SBT.

Ângela Dip (Penélope)

A charmosa repórter Penélope não foi a única interação da atriz Ângela Dip com a marca Rá-Tim-Bum. De fato, ela começou na TV com o infantil de 1989 como Abelinha, e depois do Castelo, interpretou a aranha Nhã Nhã Nhã em Ilha Rá-Tim-Bum. Além das suas diversas participações no espetáculo teatral Terça Insana, em seu currículo também consta as novelas Maysa — Quando Fala o Coração, Malhação ID, Avenida Brasil e, mais recentemente, Amor à Vida, na qual interpretou a alcoólatra Vivian.

Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha)

Sempre vestindo a cor abóbora, o Dr. Abobrinha, ou Pompeu Pompílio Pomposo, bolava altos planos para tomar conta do castelo — todos saiam magistralmente pela culatra. Pascoal da Conceição tem trabalhos mais frequentes no teatro, mas também fez participações em obras importantes da teledramaturgia, como Mário de Andrade na minissérie Um Só Coração e novamente em JK, João Fulgêncio em Gabriela, e Inácio em O Astro. Em novelas, participou de Casos e Acasos, Caminho das Índias e Tempos Modernos. Em 2014 virou notícia ao fugir de um assalto quando o criminoso o reconheceu como o Dr. Abobrinha!

Uma viagem no tempo, não é verdade?! Lembra de mais alguém que passou pelo Castelo Rá-Tim-Bum? Diga aí nos comentários, e deixe sua sugestão para as próximas semanas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER