Por que a série dos Inumanos será melhor que o filme?

A Marvel mudou de planos em relação à franquia Inumanos, e temos alguns motivos para se animar com a série que estreia em 2017.

Há dois anos, a Marvel anunciou o filme dos Inumanos como parte da fase 3 do MCU, e encheu os fãs de expectativas. Depois de adiamentos e nenhuma posição do estúdio, finalmente temos um veredicto: o longa antes planejado para 2019 será transformado em série para a TV, com estreia em setembro de 2017.

Embora seja uma mudança um pouco inesperada, é uma decisão compreensível, dado o quão vasto e bem produzido têm sido os mais recentes lançamentos da Marvel Television. Agents of S.H.I.E.L.D., de fato, já havia deixado a porta aberta para os Inumanos, além de os colocar na mesma linha temporal. Mas ainda há outros benefícios que o formato televisivo vai proporcionar a este novo projeto.

É claro, isso não quer dizer que Inumanos não enfrentarão desafios, como qualquer outra série — financiamento, audiência, divulgação etc. Se executado corretamente, no entanto, não será necessariamente um rebaixamento; Este pode ser um exemplo a se seguir para outros títulos do estúdio.

As conexões e experiências de Agents of S.H.I.E.L.D.

Sem dúvidas, as ligações entre as produções da da Marvel Entertainment chamam muito a atenção dos fãs — algo que a DC Comics faz muito bem com Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow, e agora Supergirl. Agents of S.H.I.E.L.D. introduziu os Inumanos na segunda temporada, e desde então trabalha a ideia de humanos geneticamente modificados por experiências alienígenas. É uma história bem abrangente para se uma série de TV com um núcleo de personagens já formados, e outras tramas para se desenvolver. A partir disso, já se percebe a necessidade deste grupo ganhar o seu próprio espaço.

Mas ainda assim, isso abre uma possibilidade para ambas as atrações: crossovers. O atual diretor da S.H.I.E.L.D., Jeffrey Mace (Jason O’Mara), é um membro do grupo de superpoderosos; A ex-agente Daisy Johnson (Chloe Bennet) não é apenas a Inumana conhecida como Tremor, ela também costumava ser responsável pelos chamados Guerreiros Secretos, um programa da S.H.I.E.L.D. para incorporar os alienígenas em um pequeno grupo de heróis; E até mesmo o próprio Phil Coulson tem sangue Kree correndo por suas veias, tornando-o mais compreensivo e tolerante do grupo cada vez mais segmentado. Qualquer um desses indivíduos não só pode fazer a aparição ocasional na nova série, eles também podem se tornar membros do elenco regular.

Acima de tudo, Agents of S.H.I.E.L.D. é o coração do Universo Cinematográfico da Marvel. O agente Phil Coulson (Clark Gregg) e seu time não só tem sua própria narrativa, como também é parte dos filmes. Os inumanos fazendo parte do mesmo mundo, os permite também estar nos cinemas quando necessário, ou vice-versa.

As vantagens da narrativa televisiva

A Marvel TV tem muito mais a oferecer além de um universo total e delicadamente conectado. O cinema pode proporcionar uma extensão rica, com orçamentos e tempo de produção maiores, a televisão permite um grupo de personagens mais completo, com a possibilidade de histórias mais desenvolvidas em diversos episódios. É difícil imaginar, por exemplo, Game of Thrones como um longa atingindo a mesma excelência do formato televisivo — só uma cena como a Batalha dos Bastardos ocuparia 1/4 do tempo de duração.

E tempo para desenvolvimento de narrativas é essencial para Inumanos: estamos falando de uma família de personagens, com histórias de fundo diversas, envolvimento entre eles, ciúmes, traições, e claro, embate contra vários inimigos. Dado que ainda há muito o que se desvendar (Agents of S.H.I.E.L.D. dá a visão apenas do presente) e os Kree ainda não foram apresentados na TV, há um extenso material para ser desenvolvido e combustível para outras temporadas.

Graças aos avanços da tecnologia, que permite efeitos mais próximos do ideal, aliado aos mais recentes sucessos da Marvel na TV (o que atrai investimentos), o abismo entre cinema e televisão está se fechando aos poucos. Mesmo que a ABC não tenha o mesmo fundo para investir em sua série como a HBO faz com Game of Thrones, aponta para um caminho ainda assim não impediria de Inumanos ser um sucesso.

Sim, ainda tem desvantagens com esse formato

Claro, se há vantagens, também existem desvantagens pela opção de levar um produto para a TV ao invés do cinema. Mesmo que tenham um impulso menor para tornar Inumanos um fracasso, ainda assim são razões para o espectador e fã da Marvel se preocupar.

O primeiro deles, mais uma vez, o relaciona com Agents of S.H.I.E.L.D.: e se optarem por elaborem a nova série em um outro intervalo temporal — no futuro, ou no passado? Isso já estreitaria a narrativa e as relações com a veterana da Marvel TV e com os filmes em geral, especialmente considerando a natureza completamente isolada dos personagens principais do show.

O grande problema, porém, é a premissa da série. Os inumanos são indivíduos dotados de superpoderes, como os X-Men, que exige um cuidado maior nos efeitos e um ciclo de filmagem mais extenso que o já foi experimentado pela Marvel TV (incluindo Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage). Não é impossível, mas se considerar que a ABC também produz Once Upon a Time, um sinal amarelo liga na nossa cabeça.

Selo The CW de efeitos visuais

Afinal, eles têm um cão que se teleportar — e por sinal, é um dos favoritos dos fãs — e uma parte da trama irá se passar na lua.

Outra preocupação é a crescente distância entre as séries e os filmes da Marvel. Mesmo se a Marvel decidir seguir remotamente o cânon dos quadrinhos, em algum momento os Inumanos terão que se relacionar com os Guardiões da Galáxia (os Kree já foram vistos no primeiro filme) e até mesmo com os Vingadores. Entendendo que a intenção era fazer deste grupo parte do universo cinematográfico, em algum momento os personagens da telona irão conhecer a cidade de Atillan, principalmente considerando a propagação global que os inumanos tem tido.

Por fim, uma série de televisão dos Inumanos poderá ser o ponto de inflexão da credibilidade de um universo compartilhado (o que faria a DC Comics feliz), mas teremos que esperar até o ano que vem para ter a certeza disso.

Quais são suas expectativas para Inumanos da Marvel e seu destino na TV? Compartilhe conosco nos comentários.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!