Por que as séries de TV comemoram Ação de Graças?

Modern Family thumb

Na última semana, várias séries focaram seus episódios no Thanksgiving Day. Todos os anos essa fato se repete — taí Friends, que nas suas dez temporadas celebrou esse feriado de forma marcante. Mas por que é tão importante comemorar o dia de Ação de Graças na TV também?

Data-se de 1620 a primeira comemoração do dia de Ação de Graças pelos fundadores da vila de Plymouth, em Massachusetts. Depois de um forte inverno, a colheita da vila foi novamente boa e no outono de 1621, o governador decretou que fosse celebrado uma ceia em agradecimento a Deus. Quem não lembra de Homo for the Holidays de Will & Grace, onde todos vão passar o dia na casa de Will?

Com o passar do tempo, o feriado de Ação de Graças passou a ser um dia para celebrar com a família e amigos, as coisas boas que aconteceram ao decorrer do ano. Como não tem um dia fixo — ficou determinado por Franklin Roosevelt que seria na quarta quinta-feira de novembro — o presidente faz a proclamação da Ação de Graças, dizendo qual dia será comemorado. Hoje, o feriado é bastante explorado pelo comércio.

A primeira ceia reuniu índios e colonos, onde o prato principal era o peru, e daí a tradição do Turkey Day, cantado por Rachel na quarta temporada de Glee. No entanto, não é toda ave nos Estados Unidos que vai para o forno. O presidente em exercício celebra o perdão do peru, onde dois animais são salvos e enviados para a Disney para participar como estrelas principais do tradicional desfile. Fora esse dois sortudos, cerca de 46 milhões vão para a mesa.

thanksgiving Friends

O peru, em certo período, foi considerado símbolo nacional nos Estados Unidos, ao lado da águia. Foi escolhido porque das aves como galinha e pato, tem capacidade de alimentar mais pessoas.

Outro alimento importante na mesa do dia de Ação de Graças é o milho, símbolo da sobrevivência dos peregrinos. Os nativos ensinaram aos novos habitantes da América a se alimentar do milho, caso contrário não conseguiriam sobreviver. Frutas como cranberry e blueberry também não podem faltar.

Outra tradição deste feriado é o desfile. O mais concorrido é o da Macy’s que acontece em Nova Iorque. Desde 1924 a parada acontece entre a 7th Street e a 34th Street. Balões de ar com personagens conhecidos como Spider Man, Snoopy, Scooby Doo e outros desfilam pelas ruas da Grande Maçã. A loja aproveita para lançar o que será tendência na temporada de vendas do Natal, que começa logo depois do feriado, a Black Friday.

Algumas pessoas — como James Van Der Beek em Apartment 23 — aproveitam o dia para partilhar alimentos com os menos favorecidos em igrejas, centros comunitários e grupos de caridade.

Friends, Will & Grace, Glee, That’s 70 Show, Seinfield, Gossip Girl, Gilmore Girls, Modern Family. São inúmeros os programas que celebram o feriado, e mantém viva a história e a tradição americana através de suas tramas. E nós, telespectadores, agradecemos por podermos nos divertir e nos apaixonar por vários personagens, que se tornam parte da nossa vida.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER