Por uma TV com a cara do novo espectador

Aos poucos um dos fenômenos mais recentes da televisão e da convergência midiática vem se firmando no Brasil. A Social TV que já é realidade nos Estados Unidos, começa a dar as caras por aqui através dos canais pagos. E a boa notícia é que a ações estão partindo das próprias emissoras, mesmo que de forma isolada, já temos muito que comemorar. Depois da HBO Brasil, agora é a vez de o Universal Chanel mostrar, que hoje, se assiste TV em duas telas e que as opiniões dos fãs ultrapassam as paredes da sala da estar.

Para promover o retorno da série Law & Order: Special Victims Unit, o canal decidiu incentivar os comentários em tempo real através da #SVUnoUC. Durante a exibição dos episódios Lost Reputation e Above Suspicion o perfil do canal no Twitter estimulava os fãs a postarem suas expressões sobre a estreia da décima quarta temporada da trama. Porém, essa não foi a única estratégia, o Universal Chanel decidiu inovar — pelo menos aqui no Brasil — e a cada intervalo comercial os tweets eram projetados nas chamadas. Para ter sua mensagem divulgada para todos os assinantes, bastava mencionar @uctvbr junto com a hashtag, e pronto! Seu comentário estava na tela.

De forma muito simples e sem qualquer tipo de censura — não precisa morrer de amores pela trama para ter o seu tweet divulgado — o canal consegui mobilizar grande parte dos fãs. Mesmo tendo atingido um número razoável de buzz, a ação empolgou os espectadores que pegaram seus smartphones, tablets ou notebooks para discutir sobre a estreia da nova temporada.

O que os canais precisam compreender é que a Social TV é um fenômeno praticamente pronto. A televisão possui uma linguagem social, ao contrário das salas de cinema e dos espetáculos teatrais, o blá, blá, blá durante as cenas é implícito, faz parte do hábito. E hoje todo mundo usa as redes sociais para dar o seu pitaco, mesmo que seja para comentar quem matou Laura Palmer.

Além de tornar a experiência de assistir TV algo muito mais dinâmico e coerente ao novo ecossistema de conectividade que vivemos, os dois lados saem ganhando. Os comentários do público deixam de ter fronteiras e poucos interlocutores e os canais tem acesso ao feedback instantâneo dos fãs junto com o appointment television (TV com hora marcada).

Ainda é muito cedo para falar se as métricas da Social TV vão substituir as da audiência, mas é preciso ficar atento há um dos fenômenos mais representativo da história da TV atual. E nesse quesito as emissoras americanas dão um banho nas nacionais, talvez pelo fato do atraso com que a séries são exibidas aqui. Entretanto, diante da ação do Universal Chanel não tem como negar, que os fãs estão dispostos a comentar a participar da exibição de seus programas favoritos, independente do delay. O púbico brasileiro já deu carta branca para a Social TV, só resta os canais entenderem a mensagem, antes que seja tarde demais.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER