Profiler: por trás das mentes criminosas

Nas minhas contantes pesquisas aqui para o Box Fechado, me deparo com várias curiosidades, entre elas atores que contracenaram juntos em determinada série e voltam a ser parceiros de elenco em outra produção. E não é tão comum como parece ser.

Um grande exemplo está nos atores Julian McMahon e Roma Maffia, que interpretaram, respectivamente, Dr. Christian Troy e Dr. Liz Cruz na polêmica Nip/Tuck, entre 2003 e 2010. Antes de trabalharem juntos em uma clínica de cirurgia plástica, integraram, em 1996, o elenco de outra série: Profiler, drama policial do canal americano NBC.

profiler cast

Apesar de ter sido substituída na última temporada, durante três anos a personagem Dr. Samantha Waters (Ally Walker, The Protector e Sons of Anarchy) foi a protagonista de Profiler. Sam, como era chamada, era uma psicóloga forense, que trabalhava para a Violent Crimes Task Force, força-tarefa baseada em Atlanta (Geórgia), examinando como funcionavam as mentes criminosas — atuando, realmente, como uma profiler.

Graças ao seu talento e trabalho minucioso, feito com dedicação, a perspicaz Samantha acabou ajudando seus colegas de equipe a desvendar inúmeros crimes, a princípio complicados e quase impossíveis de serem solucionados. No grupo que estava ao seu lado, o seu mentor Bailey Malone (Robert Davi, Stargate: Atlantis); o detetive e gênio da computação John Grant (papel de Julian McMahon); o hacker George Fraley (Peter Frechette, Law & Order); e a patologista forense Grace Alvarez (interpretada por Roma Maffia).

Paralelamente ao trabalho, alguns acontecimentos acabaram por assombrar a vida de Sam. Como por exemplo, o assassinato de seu marido, um ex-bombeiro, por um serial killer. Conhecido por Jack of All Trades, a verdadeira identidade do vilão ficou desconhecida até a terceira temporada. Então, o assassino acaba preso e sendo revelado como Donald Lucas (Mark Rolston, que fez participações em várias séries policiais e outras mais, como Cold Case).

Porém, enquanto Sam passa a viver aliviada pela prisão do serial killer, ao lado de sua filha Chloe (Caitlin Wachs, Commander in Chief, até 1998, e depois Evan Rachel Wood, True Blood), descobre-se que, na verdade, Donald foi “criado” pelo assassino. Ou seja, Jack of All Trades nunca havia sido detido e se passava por um xerife em uma pequena cidade da Califórnia.

rachelburke-profiler

Durante a trama, Sam, que tinha como melhor amiga a artista Angel Brown (Erica Gimpel, Fame e ER), ainda se envolve com um advogado, Paul Sterling (John Mese, Courthouse), responsável por abrir processo contra Donald Lucas. No início da quarta temporada, o verdadeiro Jack of All Trades finalmente é preso e Samantha se aposenta. Sua substituta passou a ser Rachel Burke (Jamie Luner, Savannah, All My Children e Melrose Place), ex-instrutora do FBI e também psicóloga forense. A exemplo de Sam, Rachel também tinha seus dramas pessoais paralelos à carreira. Seu irmão caçula, Danny Burke (Raphael Sbarge, o Jiminy Cricket de Once Upon a Time) tinha tendências ego-destrutivas e acaba morrendo de overdose no fim da temporada.

A história de Profiler foi encerrada com o fim das atividades da Violent Crimes Task Force, uma vez que o governo vetou a verba que permitiria a continuidade das operações. Desta forma, a série teve seu fim após quatro temporadas e 82 episódios, exibidos entre 1996 e 2000. No Brasil, Profiler chegou a ser exibida no canal aberto Bandeirantes e pelo canal pago USA.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER