Qual o segredo do sucesso de Mr. Bean?

A Com Texto e História de hoje atende ao pedido do leitor Murilo e vai tratar de uma das séries britânicas mais famosas e queridas em todo o mundo e que carrega uma fórmula de sucesso ainda indecifrável. Mr. Bean, série criada e protagonizada por Rowan Atkinson, completa no final desde mês 18 anos desde a transmissão de seu último episódio e, mesmo assim, ainda encanta crianças e adultos de qualquer idade. Qual a fórmula deste sucesso?

A série estreou em 1º de janeiro de 1990 pela ITV em um episódio piloto com título de “Mr. Bean”. O personagem foi concebido pelo próprio Atkinson, enquanto estava cursando seu mestrado na Universidade de Oxford. O ator chegou a encarnar figuras parecidas com o Bean em quadros humorísticos no início da década de 1980, mas foi em Quebec, no Canadá, que o personagem que conhecemos deu as caras pela primeira vez, e Rowan Atkinson insistiu em se apresentar a uma plateia francesa, sem ao menos ter um diálogo em francês. Aquilo na verdade era uma espécie de teste que o ator fez, para ver se o humor físico daria certo em culturas externas a da Inglaterra. E não deu outra.

Mr Bean 1

Talvez, uma das fórmulas de sucesso da série seja exatamente essa: raramente vemos um diálogo no programa. O que acaba por o tornar universal. Soma-se a isso o fato da série abordar um humor completamente leve, de forma que só o britânico sabe fazer. O personagem chegar a soar ingênuo em algumas cenas — por exemplo, o melhor amigo dele é um ursinho de pelúcia! Rowan Atkinson já chegou a descrevê-lo como um garoto de 6 anos que mora sozinho e vive em seu apartamento em Londres. Além disso, o personagem viveu cenas hilárias em seu Mini (o modelo compacto produzido pela BMC) amarelo e preto — que inclusive ejetava o volante. As soluções excêntricas que o personagem arrumava era também uma das marcas registradas do show, como a cena em que, para conseguir dormir, pega um quadro cheio de carneirinhos e começa a contá-los com o auxílio de uma calculadora.

Sobre a série, há um fato bastante curioso: existem apenas quatorze episódios lançados oficialmente da série, que foram exibidos entre 1990 e 1995 — em uma média de três por ano (exceto 1992, que teve apenas um especial de Natal). E você aí achando que existiam temporadas e mais temporadas desta série hein? Incrível como um roteiro destes possa nos prender na telinha e nos encantar. Atkinson chegou a filmar mais de quinze outras esquetes como Mr. Bean entre 1993 e 2007 — alguns são encontrados em material extra no DVD, mas nunca chegaram a ser lançados oficialmente.

Mr. Bean teve seu ápice quando, em 1991, com o episódio “The Trouble With Mr Bean” conseguiu fisgar 18 milhões de telespectadores — sua maior marca em toda a série. Chegou a receber diversos prêmios internacionais — inclusive a Rosa de Ouro. No Brasil foi exibido pela primeira vez em 1995 como um quadro no Fantástico; Atualmente, a detentora dos direitos da série no Brasil é a Band — que vira e mexe enfia o programa em sua grade, o transformando em uma espécie de “Chaves” da emissora. E pela TV a cabo, a série estreou este ano no Canal Viva — canal que exibe programas, séries e quadros antigos da Rede Globo.

O seriado deu origem também a dois longas metragens: Bean (1997) e As Férias de Mr. Bean (2007). O ator chegou a declarar que este último seria o seu trabalho final com o personagem — entretanto, há especulações de que a série possa voltar no ano que vem para alguns episódios especiais. Com este sucesso todo, é para ficar na torcida não é?

Rowan Atkinson chegou a protagonizar outros filmes que ficaram famosos, inclusive no Brasil, como Johnny English — uma espécie de paródia de 007, Scooby-Doo e Tá Todo Mundo Louco (Rat Race), mas nenhum o consagrou tanto quanto o atrapalhado Bean.

Confira a seguir o episódio mais visto da série “O problema com Mr. Bean”:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER