Quando vale a pena assistir a um spin-off?

Dos últimos tempos para cá, os spin-offs têm sido produzidos com maior frequência. Só na próxima fall season, duas séries que vão estrear são derivadas de outras duas produções que já estão no ar, isso o que eu me lembro até o momento.

Muitas das vezes os spin-offs conseguem se sobressair mais do que sua produção original — ou não. Por conta disso, o Manual Prático dessa semana te passará um guia completo de até que ponto vale conferir ou não esses tipos de produções.

Série de origem

Esse é o primeiro e mais importante passo para se saber se compensa mesmo assistir ou não a um spin-off. Uma produção digna de ganhar outra derivada é aquela que tem um histórico decente, como enredo empolgante, sucesso de crítica e mídia, legião fiel de fãs, entre outros.

Se há planos de fazer uma produção a partir dessa com quaisquer dos elementos citados acima, pode ter certeza que já é um bom começo.

Personagens envolvidos

Um spin-off jamais será com os mesmos protagonistas de sua progenitora, em hipótese alguma. Se você vai assistir uma produção do gênero com essa expectativa, pare por aqui.

Sempre uma série derivada vai girar em torno de algum personagem que conseguiu mais destaque do que os principais, que acaba caindo gosto do público, ou porque os produtores acreditam que possuem histórias muito interessantes de serem abordadas, mas que jamais serão exploradas ali. É nesse momento que tais personagens acabam protagonizando uma história própria.

É aí que mora o perigo, pois nem sempre a escolha de quem será o protagonista de tal spin-off é bem sucedida. Cuidado Bino, pois dependendo do(a) escolhido(a), pode ser uma cilada.

Sinopse

Aqui é necessário muito cuidado, pois os produtores podem cometer a infelicidade de estragar os planos com uma sinopse meia boca. É muito importante que a série derivada tenha um tema semelhante de sua original, pois apesar desse “desmembramento”, não é interessante uma trama policial ganhar um spin-off sobre conto de fadas, por exemplo.

Não só isso, mas o item acima acaba se encaixando, pois a péssima escolha de um personagem para protagonista acarreta, consequentemente, em um enredo lastimável.

Continuação de uma série já encerrada

Uma série spin-off não necessariamente tem que surgir paralela a sua progenitora. Muitas das vezes é muito comum que esses tipos de produções apareçam após a finalização das outras, como uma espécie de continuação.

Nesses casos, um dos protagonistas até continuam com o posto, e pode acabar gerando diversas derivadas. Aí pode morar um perigo sério, pois determinada série pode ter sido encerrada com chave de ouro, de forma única, e um spin-off assim pode denegrir a imagem conquistada com anos de muito trabalho e dedicação. Assim como também pode render até uma popularidade maior e surpreendente, mas são casos e casos.

Recomeço

Esse é um item perigoso, pois esses tipos de séries acabam tendo uma premissa de remake de algum sucesso de décadas passadas, algo que certas emissoras por aí (um salve para a CW) vêm fazendo nos últimos anos.

Nesses casos, a trama central pode se encaixar até com sua versão original, mas muitas coisas acabam aparecendo no meio do caminho e ganhando rumos diferentes. Há casos mais ousados ainda, de a história ter o mesmo nome de um grande clássico, mas os personagens serem totalmente diferentes e qualquer semelhança entre as duas produções serem totalmente remotas, com uma possibilidade de algum protagonista da versão antiga aparecer como mera participação especial. Cuidado, pois esses tipos de spin-off são verdadeiros tiros no escuro, e muitas vezes acabam decepcionando o público, poucas são as exceções.

Com essas dicas, quais séries derivadas valem a pena assistir?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER