Quem ganhará o Grammy 2016?

Dia 15 de fevereiro acontecerá a maior premiação da música e o BOXPOP já antecipa nossas previsões.

Mês de fevereiro não tem apenas carnaval na tela da TV no meio desse povo, mas também é a cereja do bolo para aqueles que curtem premiações. Duas das maiores premiações do show business acontecem no mês mais curto do ano: Grammy e Oscar, as maiores premiações da música e do cinema,respectivamente.

Hoje, estaremos analisando os prováveis ganhadores, e quem realmente merecia ganhar seu prêmio da lista de indicados que saiu no início de dezembro do ano passado. Não jogamos búzios e nem tarô, mas pelo ritmo das críticas e de sites especializados no assunto, tentaremos acertar o maior número possível de prêmios.

Álbum do Ano

Grammy 2016 - álbum do ano

Indicados

Sound & Color, Alabama Shakes
To Pimp A Butterfly, Kendrick Lamar
Traveller, Chris Stapleton
1989, Taylor Swift
Beauty Behind The Madness, The Weeknd

Quem deve ganhar: 1989 da Taylor Swift — 8 entre cada 10 críticos especializados no Grammy acreditam na vitória de Swift.

Quem merece ganhar: To Pimp a Butterfly do Kendrick Lamar — 8 entre cada 10 críticos de música consideraram o álbum do Lamar a melhor coisa de 2015.

Análise BOXPOP: Desde Outkast em 2004 que um artista de rap não ganha o prêmio de álbum do ano, e olha que tivemos ótimas oportunidades com Kanye West e o próprio Kendrick Lamar. To Pimp a Butterfly sem dúvidas nenhuma é o melhor álbum de 2015, mas Swift tem as paradas de sucesso a seu favor e esse fato marca pontos decisivos com os votantes na tentativa de deixar os grandes prêmios mais atrativos para o público jovem.

Gravação do Ano

Grammy 2016 - Gravação do ano

Indicados

Really Love — D’Angelo And The Vanguard
Uptown Funk — Mark Ronson feat. Bruno Mars
Thinking Out Loud — Ed Sheeran
Blank Space — Taylor Swift
Can’t Feel My Face — The Weeknd

Quem deve ganhar: Uptown Funk do Mark Ronson feat. Bruno Mars.

Quem merece ganhar: Uptown Funk do Mark Ronson feat. Bruno Mars.

Análise BOXPOP: na verdade, as duas melhores músicas do ano não figuraram dentre as indicações Alright do Kendrick Lamar e Girl Crush do Little Big Town. Sendo assim, Uptown Funk é a melhor das indicadas, exceto se quiserem dar um Grammy pelo conjunto da obra para o D’angelo.

Canção do Ano

Grammy 2016 - Canção do ano

Indicados

Alright — Kendrick Lamar
Blank Space — Taylor Swift
Girl Crush — Little Big Town
See You Again — Wiz Khalifa featuring Charlie Puth
Thinking Out Loud — Ed Sheeran

Quem deve ganhar: Blank Space da Taylor Swift ou Thinking Out Loud do Ed Sheeran

Quem merece ganhar: Alright do Kendrick Lamar e Girl Crush do Little Big Town.

Análise BoxPOP: Uma categoria “Roleta Russa”, qualquer um pode ganhar. Em um mundo perfeito “Alright” do Kendrick Lamar ou “Girl Crush” do Little Big Town ganharia essa competição, mas tudo pode acontecer aqui.

Artista Revelação

Indicados

Coutney Barnett
James Bay
Sam Hunt
Meghan Trainor
Tori Kelly

Quem deve ganhar: Qualquer um

Quem merece ganhar: Qualquer um

Análise BOXPOP: Quer maior exemplo de “Roleta Russa” que essa categoria? Todos tem um público cativo no Grammy e podem sair com um prêmio na mão. Olhando pelas demais indicações, as maiores chances estão com o Sam Hunt e o James Bay que também tiveram seus álbuns indicados nas nos seus respectivos gêneros.

Obs.: Era melhor a Inês Brasil ganhar.

Categorias Pop

Análise BOXPOP: As categorias do POP são um “guarda-chuva” de uma gama de estilos. Aqui temos artistas como: Florence and Machine, Taylor Swift, The Weeknd, Kelly Clarkson, Bruno Mars, Ed Sheeran, Maroon 5, entre outros divididos em 04 categorias. Possivelmente, os ganhadores devem ser: Taylor Swift (Álbum Pop vocal), The Weeknd (Performarce Pop Solo por Can’t Feel My Face) e a música Uptown Funk na categoria de performance pop grupo. Porém, nunca despreze o fator Kelly Clarkson, mais conhecida como zebra honorária dos prêmios Grammy. Por duas vezes (2006 com o álbum Breakaway e 2012 com o álbum Stronger), Kelly ganhou o prêmio, quando ninguém imaginava que ela ganharia.

Categorias Rock e Alternativo

Análise BOXPOP: Se o álbum foi indicado a melhor álbum do ano, ou se ele ganhar álbum do ano, ele deve ganhar melhor álbum em seu respectivo reduto musical. Certo? Não, errado. Às vezes, o Grammy prega peças desse tipo, como quando Mumfords & Sons com Babel e Arcade Fire com The Suburbs ganharam álbum do ano, mas não ganharam nos seus respectivos gêneros musicais. Agindo com a razão Sound & Color do Alabama Shakes deve ser o ganhador de álbum Alternativo e ainda levar Canção de Rock e Perfomarce de Rock por Don’t Wanna Fight, mas tudo pode acontecer. Um desejo particular seria ver Slipknot ganhando melhor álbum de Rock, e mostrando o poder do metal.

Categorias R & B

Análise BOXPOP: Levando em consideração as palavras da categoria anterior, por lógica, The Weeknd e D’angelo devem dividir os prêmios das categorias. Acompanhando prêmios musicais há um certo tempo, é possível perceber quanto a cada ano o R&B está deixando suas raízes para trás, com uma notória influência de Blues, Jazz e Gospel, e tornando-se urbano, cheio de samples oriundos do Pop e do Dance.

Categorias Rap

Análise BOXPOP: Alguém tem dúvida que Kendrick Lamar merece ganhar os 04 prêmios dessa categoria? Espero que a academia seja justa e entregue os prêmios de álbum Rap, Canção Rap, Performarce Rap solo e Performance Rap grupo para Kendrick. Desculpa Nicki Minaj e Drake — principalmente Drake, que a produtora esqueceu de escrever a Hotline Bling — mas Kendrick Lamar teve o ano dele.

Categorias Dance / Eletronic

Análise BOXPOP: Será que a academia irá implicar com Justin Bieber de novo? Todavia, ele está ao lado do Skrillex que é um papa Grammys. A batalha está armada: Skrillex e Diplo versus The Chemical Brothers, outro grupo que adora levar prêmios nessas categorias.

Categorias para as Mídias Sociais

Análise BOXPOP: As categorias que premiam todo o material que foi feito para cinema e TV tiveram um ano excepcional. O álbum contendo as músicas da primeira temporada de Empire deve levar o prêmio de melhor Compilação , enquanto a melhor trilha deve ficar com o compositor Antonio Sanchez pela composição feita para o filme Birdman (2014).

Apesar de See you again ter sido indicada a melhor canção do ano, o prêmio de melhor canção para mídia visual deve ir para Commom e John legend por Glory, canção do filme Selma (2014) que inclusive foi a ganhadora do Oscar do ano passado.

Categorias de Vídeo

Análise BOXPOP: Na categoria de Melhor vídeo musical, Kendrick Lamar deve ser o vitorioso. O Grammy só deve definir se será pelo belo clipe em P&B de Alright ou pela participação na música Bad Blood da Taylor Swift. Entretanto, em minha humilde opinião, o melhor videoclipe do ano venho do K-POP, chama-se Bang Bang Bang da boy band Big Bang.

Esse ano, a academia transformou a categoria de vídeo musical longo em Filme musical, incluindo a possibilidade de duelar formatos cinematográficos como o documentário Amy e o filme da Netflix What Happened, Miss Simone? com vídeos editados para música como Sonic Highways do Foo Fighters. Se formos criteriosos, Amy deve ser o ganhador, até mesmo por ser um dos francos favoritos ao Oscar de melhor documentário deste ano.

Espero que todos no dia 15 de fevereiro estejam grudados na TV para conferir a maior premiação da música mundial e depois aqui no BOXPOP conferindo as nossas matérias sobre o Grammy Awards 2016.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER