Alô amigos! Chega o upfront mas não chega a season finale de todas as séries do ano passado, heim? Este ano tive a nítida impressão que as temporadas foram alongadas ao extremo, pois já estamos em maio e muitas ainda não acabaram.
Seja qual for a intenção dos produtores e das emissoras, uma temporada de outubro á maio é muito grande, cheia de buracos e não garante audiência consistente, e sim uma sensação de constante presença na cabeça das pessoas. Será que foi uma boa estratégia? Com certeza agradou os patrocinadores, e ajuda na inserção das séries em outras plataformas, como Video On Demand, conteúdo para sites e redes sociais.
Sim, acredito que esse alongamento das temporadas pode estar preparando a audiência para mais e mais ações de convergência de mídias. Vamos aguardar, ansiosamente.
Vamos lá?

A história da eterna guerra dos Lannister contra o restante de Westeiros rendeu a maior audiência da série de todos os tempos. Game of Thrones teve 5,35 milhões de espectadores e 2,8 pontos de rating. Já na Social TV a série continua sem empolgar, com pouco mais de 81 mil citações no twitter.
O terceiro episódio da segunda temporada de Veep se aproximou bastante do recorde da série, com 1,32 milhões de espectadores. Excelente número! Tanto que a HBO confirmou uma terceira temporada das novas aventuras de Julia Louis-Dreyfus na Casa Branca para 2014.
A dobradinha do ABC Grey’s Anatomy/Scandal tem rendido bons resultados ao canal. A primeira consegue o melhor rating do horário das 21, com 3,0 pontos e a segunda é destaque absoluto na Social TV, com 288 mil citações. Vida longa à tia Shonda!
Já vinda de Grimm para a terça feira foi positiva para a série e para a NBC, que garantiu o primeiro lugar com 1,9 pontos de rating a frente da CBS (1,3 com Golden Boys) e do ABC (1,7 com Murder, Mystery: Amanda Knox Speaks).
A season finale de The Good Wife rendeu liderança à CBS no horário das 21 do domingo (o dito horário mais nobre da TV) com 1,6 pontos de rating e 9,13 milhões de espectadores. #GoAlicia

Awkward, uma das queridinhas da MTV, não está mantendo os mesmos números da temporada passada. Depois de ter 1,34 milhões de espectadores no terceiro episódio, o quarto trouxe 1,38 milhões, os piores números da série nas três temporadas. Porém, séries adolescentes são um prato cheio para a Social TV e a série teve mais de 73 mil citações no twitter.
American Idol, quem diria, não rende mais como antigamente…
E Glee continua a manter baixos números na audiência, com rating abaixo de 2,0 e números de espectadores abaixo de 6,0 milhões, que eram médias na última temporada.
Menção especial para Hannibal. A série tem a cara da TV a cabo e vem sofrendo na TV aberta, com censura de seus episódios e com audiência baixa, se comparada às outras séries da NBC. Acredito que a audiência da TV aberta ainda não está preparada para ter empatia por serial killers, como Dexter ou Norman Bates. Existe um plano muito ousado para a série de Dr. Lecter, mas se for se guiar pelos números na audiência esses planos podem não se concretizar.
Continuamos de olho nas séries que serão canceladas e renovadas! Espero que vocês continuem comentando, compartilhando e divulgando a nossa coluna. Usem o espaço aí embaixo como vocês preferirem: critiquem, falem mal (com classe, ok?) e o usem para discutirmos a audiência de nossas séries favoritas. Até a próxima semana.
Deixe um comentário