Redes sociais só para viajantes

Nessa época de web 2.0 o que não falta é rede social, né? Pois este post é para mostrar algumas delas, que podem ser uma mão na roda na hora de planejar a sua viagem.

Milevo

É uma rede social brasileira voltada especialmente aos viajantes. Serve não só para o planejamento da sua viagem, por oferecer conteúdo participativo (criado pelos próprios usuários) sobre seus mais de 140 mil destinos, mas também para troca de informações e uma espécie de feedback coletivo.

Visitou tal cidade? Que tal comentar sobre ela? Colocar os altos e baixos? Algumas fotos? Isso pode iniciar uma conversa agradável com outros fellas viajantes ou, no mínimo, ser uma dica útil para quem está planejando conhecer o local que você já visitou.

Em sua página inicial, por exemplo, você pode inserir no mapa as cidades já visitadas e as que pretende conhecer. Dá para pesquisar passagens aéreas, além de atrações, restaurantes e hotéis. Porém ainda não há ferramenta que o auxilie na criação de roteiros.

Já pensou se você pudesse digitar o dia da sua chegada a um lugar, rapidamente ter listado os locais interessantes para visitação (pontos turísticos, restaurantes mais recomendados), para assim escolher uma data de partida e assim ir tratando o itinerário de sua viagem, tendo ao final uma página com as informações cruzadas, onde a cada cidade clicada você vê fotos, comentários, dicas e classificações? Muito mais prático!

Pontos Altos: Design leve, navegação fácil e certa organização.

Pontos Baixos: Poucas funcionalidades de interação em perfil pessoal, destinos em falta.

TravBuddy

Este é talvez o melhor site dedicado a quem curte colocar a mochila nas costas e sair por aí. É uma espécie de central de planejamento de roteiro, só que toda em inglês. Veio antes do CouchSurfing e do Milevo, mas é uma espécie de mix entre os dois.

O TravBuddy apresenta mais informações sobre os destinos, tudo muito participativo. Os viajantes criam as páginas dos destinos (quando elas não existem) e acrescentam texto (de preferência em inglês) com fotos, dicas e outras mídias. É uma espécie de wikipedia, super útil durante o planejamento de sua viagem, sendo isso antes de viajar, ou durante a viagem.

Tá afim de conhecer Florença? Que tal dar uma olhada sobre o que as pessoas pensam da cidade? É tudo muito honesto, sem jornalista pago para escrever bem sobre aquele ou este hotel/restaurante. Que passeio é legal fazer numa segunda-feira chuvosa? Enfim, os textos são recheados de dicas preciosas pois são mochileiros/viajantes escrevendo para você, que tem o mesmo perfil.

Também apresenta possibilidade de reserva em hostels, hotéis e venda de passagens. Você pode cadastrar as cidades que já visitou e as que pretende conhecer.

Pontos Altos: Perfil interativo, real funcionalidade de rede social em ambiente dedicado e especializado no viajante.

Pontos Baixos: Design antiquado, muita informação e pouco filtro.

CouchSurfing

Essa é talvez a rede social de viajantes mais conhecida do mundo. É uma mão na roda para todo mundo que quer viajar, tem cara de pau, arrisca no inglês mas não tem o principal, que é dinheiro!

O esquema é simples: que tal conseguir um sofazinho na casa de um gringo para passar uns dias numa cidade que você sempre quis conhecer, mas não tem tanta grana para bancar hotel (ou mesmo hostel?).

Pois no CouchSurfing (Surfe de Sofá) todos os cadastrados estão prontos para te receber em casa, em condições específicas. Há quem alugue quartos mais confortáveis por preços módicos, há quem te arranje um quarto de príncipe de graça. Há ainda quem só te empreste mesmo um sofá, mas este é o mote do site, então tá valendo!

E também tem aquele gringo interessado em conhecer outras culturas e que, mesmo sem ter um espaço a oferecer, pode dar a você o prazer da companhia em um tour pela cidade onde vive, o que torna a experiência da viagem sempre muito mais confortável!

Pontos Altos: Interação social existe, mecanismos possuem certa objetividade. É fácil encontrar as informações que procura e as pessoas realmente estão ali para a troca de contato, esperando para te receber bem!

Pontos Baixos: Design ultrapassado e disposição confusa de informações. Oferece pouca facilidade de interação entre usuários. É bem internet old school, início dos anos 90.

Das mais Conhecidas

FourSquare

Conhecido site de geolocalização, com funcionalidade para ‘tagear’ ou apresentar pontos próximos ao que você se encontra. Você pode conferir o que há por perto de você, ou mesmo cadastrar um local específico que está visitando, deixando dicas para (ou conferindo as dicas deixadas por) outros visitantes.

Há um sistema de recompensa por badges, espécies de bottons ou medalhas que vão sendo liberadas conforme você interage com a rede e seus usuários

Nela você adiciona seus amigos e tem a possibilidade de saber onde eles estão e o que estão fazendo. É o tipo de site feito para usar no celular com internet 3G.

Para usar em casa, ou no trabalho, não tem graça e nem faz sentido.

Gowalla

Um FourSquare menos popular e um pouco melhor. Os gráficos são mais agradáveis e a coisa toda é mais organizada. Como ainda não possui tantos usuários quanto seu concorrente, acaba não possuindo muitos pontos cadastrados.

Mas pode ser um exercício legal para você. Talvez até se destaque por conta desta participação. Que tal tentar? Também funciona o esqueminha de badges, vínculo a perfis de amigos, leitura e cadastro de dicas e tralalá. Ainda possibilita a postagem de fotos sobre os locais visitados.

Flickr

Faça a postagem de suas fotos, compartilhe com amigos, organize todas elas em álbuns ou galerias e aguarde comentários e análises de suas imagens registradas por outros usuários que são apaixonados por fotografia, assim como você.

É uma rede social, logo você pode se conectar aos seus amigos e saber o que eles andam fotografando de bom. Não é um site dedicado ao turismo, mas você encontra muito material relacionado por lá. É possível ‘geotagear’ os conteúdos publicados e escolher o nível de autoria de cada item de acordo com CopyRight e Creative Communs.

Similares: Picasa

DailyMotion

Site francês de hospedagem de vídeos, assim como o youtube. Porém, foi o primeiro a incluir sistema de geolocalização (hoje isso é que nem bunda, qualquer site de vídeo e foto tem). O legal é que você pode personalizar a sua página, contanto que seja um bom produtor de conteúdo (é necessário obter o status de Motion Maker, que pode ser solicitado mediante cadastro).

O site está bem ligado as tendências de internet, possibilitando login com seu usuário e senha do facebook, spread em redes sociais diversas, além de um design agradável e que torna a navegação bem simples e fácil.

Similares: YouTubeVimeo

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.