Resident Evil HD Remaster — Um clássico para a nova geração

Resident Evil HD Remaster traz versão em alta definição do primeiro Resident Evil, lançado 1996 pela Capcom.

I’m sorry for my lack of manners, but I’m not used to escorting men.” — WESKER, Albert.

O primeiro jogo da série se passa nas Montanhas Arklay, onde houve uma série de assassinatos com indícios de canibalismo.

O Bravo Team do grupo S.T.A.R.S (a unidade tática da policia de Raccoon City) foi enviado para investigar estes assassinatos.

Assim que o time começa a sobrevoar as florestas de Arklay, eles perdem contato com a base policial. Para localiza-los, o Alpha Team é enviado.

Ao pousarem perto de uma mansão desconhecida, um integrante de equipe, Joseph Frost, encontra uma mão decepada. Logo é atacado e morto por cães. Ao tentarem correr para o helicóptero, o piloto Brad Vickers, desesperado, foge deixando o resto da equipe para trás.

Sendo perseguidos pelos cães eles conseguem correr para dentro da mansão. Os quatro membros restantes do Alpha Team (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker) se veem presos lá dentro e assim toda a história de da franquia Resident Evil se inicia.

Resident Evil foi originalmente lançado 1996 pela Capcom para PS1, e posteriormente para PC, Sega Saturn.

Em 2002 a Capcom fechou um contrato de exclusividade com a nintendo e lançou o Resident Evil Remake, uma remontagem do 1º título da franquia contendo não somente gráficos melhores, mas também modificações na história original, o jogo serviu como um teste para o finado Game Cube e trouxe gráficos excepcionais para época ganhando vários prêmios por isso.

Em 2014 com o fim do acordo de exclusividade, a Capcom surpreende a todos e lança Resident Evil HD Remaster, uma remasterização em alta definição do jogo de Game Cube para PS3, PS4, X-Box 360, X-Box One e PC.

O jogo foi um sucesso comercial estrondoso, vendendo milhões de cópias e marcando de vez a entrada da Capcom na onda das remasterizações para a nova geração.

Conhecido por sua dificuldade, a história de Resident Evil 1 é uma das melhores e mais cativantes da série. É a franquia de horror de sobrevivência de maior sucesso, garantindo muitos sustos (quem nunca se assustou com a primeira vez que os cachorros pulam as janelas do corredor da mansão que atire a primeira pedra) e serve como base de toda a série até hoje

A trilha é muito bem feita, com músicas que conseguem transmitir a sensação de isolamento e tensão, como se a qualquer instante um mostro pode quebrar uma janela e vir em sua direção correndo. A Capcom soube escolher muito bem todo o clima de terror necessário para essa trilha sonora.

O ponto mais alto do jogo sem dúvida são os gráficos. Sendo uma remasterização que teve como base um remake de 2002, eles ficaram extraordinários. Parece que o jogo foi refeito do zero. Parabéns para o time de desenvolvedores que conseguiu gerar esta evolução.

Porém, nem tudo são flores. As CGs do jogo não foram refeitos, nem convertidos para alta definição. Com isso, a diferença entre as cenas e o gráfico do jogo são gritantes. Poderiam aproveitar que já estavam fazendo para trazer as cenas em alta definição.

Com o intuito de agradar a todos, a Capcom resolveu dar a opção do próprio jogador escolher qual será a sua forma de jogabilidade: a clássica — apelidada de tanque, que é bem mais travada, com dificuldade do jogo ainda maior e muito mais divertida — e a moderna — utilizada nos jogos mais atuais, bem mais fluida e mais fácil de se controlar.

A dificuldade pode assustar os fãs que não conhecem os primeiros capítulos da franquia, e podem não saber lidar com a escassez de munição e de sangue.

É necessário pensar bastante sobre qual zumbi você irá atirar, uma vez que eles só morrem se queimados e caso você não o queime, ele volta como um super zumbi, literalmente correndo atrás de você. E, claro, o combustível para queimar os zumbis é bem limitado.

Cada bala conta. Então a estratégia é se esquivar dos zumbis para guardar munição para os inimigos mais fortes.

O sucesso de Resident Evil HD Remaster veio para provar que os fãs querem sim um retorno à origem de horror da série. A Capcom já está ciente disso e já anunciou a remasterização de Resident Evil 0 e Resident Evil 2.

Essa é uma grande oportunidade para aqueles que não puderam jogar esses primeiros capítulos da série. Pode ser um pouco difícil no começo, mas vale a pena.

Confira o trailer do jogo.

Abaixo está nossa nota ao jogo. Deixe a sua também!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER