Resolvido o ‘mistério’ de Pretty Little Liars

Os mistérios que permeiam a narrativa de Pretty Little Liars se tornam — quase — insignificantes perto da representatividade da série da ABC Family para a Social TV. A recordista do fenômeno transportou o watercooler para as redes sociais e atingiu durante a exibição de The Lady Killer — episódio que foi ao ar no ano passado — a marca assustadora de 1,7 milhões de tweets.

Desde a proeza da trama teen, jornalistas e estudiosos do assunto têm se dedicado a compreender a causa da tanto buzz. Afinal, o que motivou tantos espectadores a compartilharem suas impressões? Bom, pelo menos este enigma de Pretty Little Liars foi resolvido.

Pretty little liars thumb 515x340

A história ainda é a melhor arma

É quase uma ironia do destino ou uma homenagem a Lucien Sfez; mesmo diante da tantas plataformas e camadas de interação as pessoas ainda buscam um elemento que faz parte de suas vidas desde a infância. A história é um dos motivos pelos quais Pretty Little Liars atingiu o recorde na Social TV. Ao partir de um mistério e desenvolver novos arcos narrativos permeados por interrogações, a série faz com que o espectador sinta a necessidade de compartilhar sua sede por respostas na rede. Resultado? A cada cliffhanger os fãs dividem suas teorias no Twitter, impulsionando assim o buzz da atração.

O apoio é fundamental

Ao contrário dos canais brasileiros, que estão pouco se importando com a Social TV, nos Estados Unidos o fenômeno já faz parte das ações de marketing há tempos. A ABC Family — emissora que transmite Pretty Little Liars — além de incentivar o uso da segunda tela, também cria hashtags oficiais a cada episódio. A palavra-chave acaba unificando os comentários, contextualizando a discussão e engajando o público.

O público certo na hora certa

Segundo o Entertainment Weekly, a faixa etária de espectadores de Pretty Little Liars é de 14 a 34 anos. Ou seja, o público da atração da ABC Family já é genuinamente multitasking. Independente do programa que estão assistindo, eles optam por comentar nas redes sociais, o que além de facilitar o trabalho da emissora na hora de motivar o backchannel, também impulsiona o buzz.

Apesar estar passando por um momento conturbado atualmente — se você acompanha os reviews do Box já deve estar cansado de saber disso — Pretty Little Liars já se consagrou na chamada ‘Era moderna da TV’. A trama aproveitou sua estrutura narrativa para expandir a história apresentada na televisão para outras plataformas, e deu certo. Agora só nos resta esperar para ver se os roteiristas da série saberão dar continuidade a essa ‘fórmula’ tão bem sucedida.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER