Revenge 4×02 — Disclosure

Fiz isso por você, Victoria. Eu faria qualquer coisa por você… Qualquer coisa.” — CLARKE, David

Revenge é um drama sobre consequências. Pelo menos, essa é a conclusão que tive ao ver a série ao longo desses quatro anos. Emily está finalmente colhendo o que arduamente plantou, e aos poucos reconhecendo que, ao perseguir um curso de vingança, ela pode ter sacrificado qualquer chance de fazer uma conexão interessante com o único parente de sangue que David deixou para ela, Charlotte.

E claro gostei do episódio, mas ainda continuo achando que não há um personagem na história da rede de televisão mundial mais sem noção do que Charlotte Grayson. É praticamente impossível sentir qualquer simpatia por ela, o que quer dizer muita coisa quando podemos considerar de que a Grayson-mirim foi a protagonista do episódio. Ela está tão longe de realmente compreender o que significa ser um adulto que eu não ficaria surpreso se um dia Daniel a buscasse no colégio.

Sentindo-se solitária e desanimada, Charlotte tenta cometer suicídio pulando do telhado do hotel, sendo resgatada por Jack e seu superior oficial/parceiro Ben — o mesmo Ben que por acaso tem uma queda por Emily, a julgar pela forma como ele se recusa a calar a boca sobre ela quando Jack está por perto.

Revenge-Victoria-Grayson-Disclosure-04x02

Dito isto, a ameaça de Charlotte fica neutralizada, porque uma outra má notícia surgiu para Ems: Victoria encontrou a vingança perfeita e caiu diretamente em seu colo. Ela vai transformar o próprio pai de Emily contra a filha, como descobrimos que David Clarke não sabe a verdadeira identidade de Emily Thorne. Ele assume ter conhecimento de que Amanda Clarke morreu no acidente do barco. E é por isso que sequestrou Victoria, para tentar construir uma vida com ela e Charlotte.

E é exatamente isso que oferece alguns dos melhores momentos do episódio, com Victoria, entre lágrimas admitindo a David que ela o traiu, e que nunca parou de se arrepender por isso. O rosto de Stowe literalmente muda em um piscar de olhos, da tristeza à raiva suprema. Ela essencialmente convence David, no local, que Emily é a causa de toda a sua miséria, e que ela deve ser vingada.

É uma história que se baseia mais na astúcia de Victoria do que na estupidez de David, mas ainda é uma narrativa interessante para explorar daqui pra frente. Como um pai sem conhecimento, se vingará contra a filha, tendo o peso de tudo o que ela fez por ele ao longo desses anos. Certamente será o reencontro mais esperado de toda a série, e minha única esperança é que não leve toda a temporada para isso acontecer.

E mesmo com situações que não ligam as duas histórias principais, ainda temos as cenas cansativas sobre Gideon, que tenta organizar uma reunião de negócios com um rico empresário. Gideon foi preso por tempo indeterminado e de longe isso foi o clímax de Disclosure. Margaux e Daniel retomam a serem parceiros (a nível sexual). E por que não? Emily e Victoria carregam tão bem Revenge na costas, de uma forma que nenhuma trama ao redor delas podem abalá-las.

Disclosure é um sólido acompanhamento para a estreia da temporada e a série parece estar usando a quarta temporada como uma oportunidade para explorar as consequências da vingança, do dano colateral para as vidas arruinadas e do ciclo interminável de segundas chances. Revenge é um jogo sujo, mas há sempre alguém que irá jogar. É só uma questão de descobrir qual lado vencerá.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER