Revenge 4×05 — Repercussions

E juro a você, Amanda… Eu me vingarei.” — CLARKE, David

Revenge teve destaque por tornar sombria a história da sua protagonista em busca de vingança, e fazendo dela a peça central, de como uma órfã criou sua trajetória de represália em nome de seu falecido pai. Isso fez uma premissa interessante para a série, sendo a chave de ouro nas temporadas anteriores. Mas Repercussions parece, mais uma vez, virar Revenge de ponta cabeça, transformando David Clarke, o homem por quem Emily embarcou nesta missão, no protagonista de sua própria vingança. Sim, David finalmente percebeu que algo está errado com as pessoas que ele tanto esperava confiar.

Não está claro em quem, exatamente, David está observando, se é Victoria, Nolan, Jack ou até mesmo Emily Thorne. Posso deduzir que o grande reencontro entre pai e filha esteja próximo e que isso provavelmente será o clímax da midseason, mas estou incrédulo de como alguns caminhos estão se desenvolvendo de maneira boba para que isso não aconteça.

David Clarke reúne nada menos do que três pessoas distintas (Jack, Nolan e Charlotte), e nenhum deles foram capazes de informá-lo de que sua filha ainda continua viva. Acho que você poderia argumentar que Jack manteve o segredo porque Charlotte o colocou em uma situação delicada, trazendo Davi ao encontro de seu “neto”. E é fácil explicar de longe que Charlotte simplesmente não vai acreditar em Emily, enquanto Victoria estiver manipulando ela e o seu pai. Mas por que raios Nolan manteve o segredo de Emily? Por que ele não pediu David esperar na sala enquanto ele telefonava para Emily, pelo menos, pedindo um parecer sobre o que fazer?

Revenge-Emily-Thorne-Repercussions-04x05

Cada episódio que passa, o enredo se torna o mesmo, apenas com a sequência de cenas diferentes: David não sabe que sua filha ainda está viva, Victoria dá um jeito de que isso não aconteça, vai lá e ameaça Emily (que fez coisas impossíveis no passado e hoje simplesmente não consegue falar com o próprio pai), sem contar que, o cara foi enganado, traído, injustiçado e ainda caí nas mesmas enganações. David não aprendeu nenhuma lição de vida ao decorrer desses anos?

Não é que Emily não facilitou um tempo sozinha com seu pai. Ela tentou organizar indiretamente, por meio de Margaux, com que Daniel forneça a escritura da casa de praia como desculpas pelos crimes de Conrad. E para provar que Emily teve uma atitude sábia, a casa trouxe a David uma reação em cadeia de todas as memórias perdidas da sua garotinha. A cena em que ele escuta a música que os dois dançavam juntos e Emily ouvindo de longe, relembrando as mesmas memórias do seu pai, foi o único motivo de ter dado cinco estrelas para essa crítica.

Revenge precisa resgatar esses valores. É normal em qualquer seriado com essa quantidade de temporadas, desgastar um pouco a qualidade da trama. Vejo o esforço que os produtores têm de manter a série em pé, mas a única coisa não deveriam ter esquecido, é a razão pela qual Revenge foi criada.

Você quase pode sentir as mãos dos escritores orientando os personagens em direções ilógicas, servindo apenas ao propósito de adiar desnecessariamente a resolução da trama. E, francamente, quem não sente saudades da velha foto rabiscada com um “X” no rosto de cada inimigo? Ou o quão era maravilhoso ver Emily controlando a família Grayson como marionetes? E é óbvio que um dia a trama iria virar o jogo e tudo seria descoberto, mas se analisarmos bem, Revenge deveria ter acabado na terceira temporada. E não em ter continuado com um objetivo sem fim: agora David vai se vingar de Victoria por tê-lo enganado, depois Victoria vai se vingar por David ter se vingado dela e David vai se vingar novamente, por ela ter se vingado da sua vingança. Oi?

Mudando de assunto, talvez existam pessoas se preocupam com Charlotte. E se você é uma delas, parabéns! Você é uma pessoa incrível e muito mais forte do que eu quando se trata de suportar esse tipo de personagem. Simplesmente não entendo por que estamos vendo outra espiral depressiva dessa garota. Meu pensamento quando Charlotte entrou no táxi com o homem que tentou atropelar David no início do episódio, foi: “Se essa inutilidade não morrer dessa vez, eu mesmo vou lá matá-la!” Me sinto mal pela atriz. Os escritores precisam decidir se Charlotte é uma mocinha simpática ou uma vilã meia boca, porque ficar no meio termo está sendo torturante! Por que foi tão fácil com a Ashley?

Claro, não esqueci as cenas com Daniel e Louise, que decide contar a história de Daniel para a Page Six, logo depois dele romanticamente dá um fora nela. Nem tão pouco deixei pra lá o caso de Ben investigando o assassinato de Conrad, mas é que esses plots estão tão desfocados com a história central, que falar sobre cada um deles seria fazer uma nova review sobre Gossip Girl e Criminal Minds.

Em última análise, Repercussions é uma introdução de como David Clarke tenta se encaixar de volta para o mundo corpóreo — e isso significa descobrir quem ele pode confiar, e quem ele não pode. Os seus momentos finais implicam um futuro interessante pela frente, não é que eu não tenha fé de que Revenge vai voltar a se reerguer. Muito pelo contrário. Não poderia estar mais animado para chegar à onde quer que esta história esteja indo.

E agora deixo uma pergunta no ar: quem está tentando matar David? Conrad Grayson? Lydia Davis? Não me surpreenderia se os dois estivessem vivos.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER