Revenge 4×10 — Atonement

Querido pai, minha vida toda me disseram que eu alcançaria muitas coisas devido ao meu nome. Aprendi que sacrifícios eram para todos. Sobrevivência era tudo o que importava. Mas agora me encontro em um ponto decisivo e preciso decidir o que acredito ser a verdade. O destino não existe. Legados são baseados nas escolhas que fazemos. Agora sei que escrevemos os nossos próprios finais, e que podemos escolher nos esconder como vilões… ou viver como heróis”. — GRAYSON, Daniel

No final da semana passada, Revenge fez questão de anunciar que alguém iria morrer em Atonement. Tentei não pensar muito sobre quem seria, até mesmo nem citei nada sobre na última review, embora tivesse minhas suspeitas de que seria David (podem me condenar, mas ainda sonho com o dia em que Emily terá o seu propósito de vingança nas mãos). No entanto, nos primeiros 15 minutos de Atonement, tornou-se muito claro qual pessoa iria morrer naquela noite. E, de certa forma, a temporada até agora tem construído todos os caminhos para que isso acontecesse.

Nas últimas semanas, a série contou com diversas cenas entre Daniel e Emily, que foram animadas pelo fato, de Daniel agora saber quem realmente é Amanda Clarke. Isso permitiu que ambos os personagens tivessem uma melhor compreensão e também serviu para mostrar que algo foi verdadeiro um dia: eles realmente se amaram.

Revenge impulsionou a redenção de Daniel, com uma reflexão séria sobre tudo o que ele fez até essa altura da série. No momento que ele soube da gravidez de Margaux, Daniel se sentiu na obrigação de mudar, de ser diferente do que foi Conrad e recuperar a bondade do velho Daniel Grayson da sua juventude (que conhecemos na primeira temporada). Uma vez que Daniel começou a reviver momentos pungentes em que Conrad o confrontava para seguir os seus conselhos, era apenas uma questão de tempo para descobrir quem o matou, como o matou e por quê fez isso.

Revenge-Daniel-Grayson-Atonement-04x10

Em uma das cenas mais cruciais do episódio, vemos um flashback em que Conrad fala para Daniel não testemunhar em nome de uma jovem mulher que foi estuprada por um de seus amigos da universidade, uma vez que o pai do menino é poderoso o suficiente para fazer com Daniel cresça no mundo dos negócios. Conrad diz a Daniel que ele provavelmente não teria sucesso através dos seus próprios méritos. Então Daniel acaba permitindo-se a acreditar que esta é a forma como o mundo a sua volta funciona, mas vê tudo isso como uma maneira de provar o contrário.

Daniel pede a Victoria que interrompa o ciclo de mentiras em volta de David Clarke, dizendo que a sua família é, e sempre foi, um bando de covardes. E ele está certo. Sempre houve uma clara falta de prestação de contas na casa dos Grayson.

E isso gera as mais profundas consequências, bem como: Victoria se sente forçada a confessar seu papel na prisão de Davi. Victoria afirma que estava com medo na época, embora ainda não consigo enxergar qual a razão de arquitetar um plano para que seu amado fosse acusado de terrorismo. Se mentalizarmos bem, episódios atrás ela assumiu que tudo foi por amor em relação a Daniel, que o seu filho foi sua maior escolha, só que, onde ele entrava nesse esquema? E esse mesmo argumento não foi usado na proteção de Charlotte? (corrijam-me se eu estiver enganado). Independentemente disso, David iria matá-la, e a confissão só aumentou ainda a sua desconfiança cultivada a ela. Contudo, ele não tem muito tempo de reagir ou falar qualquer tipo de coisa para Victoria, já que nesse mesmo instante, ouviram o som de tiros vindos da antiga mansão. E esse é exatamente o clímax de Atonement .

Em uma conversa cheia de ameaças entre Emily e Kate Taylor, é revelado que Kate é filha do Malcolm Black. Agora vamos aplaudir a energia carregada em uma das melhores sequências de luta que a série tem feito. Depois de muitos obstáculos, Kate consegue pegar sua arma, e tudo se torna uma corrida para salvar a vida de Emily Thorne: Jack descobre a verdade sobre Kate, e corre para a mansão no intuito de impedi-la de matar a nossa vingadora, enquanto Daniel tem a infelicidade de estar no lugar errado e na hora errada. Ou não. Já que usa o próprio corpo como escudo, para que as balas não atingissem Emily.

Jack chega momentos depois e mata Kate antes que ela pudesse concretizar o que estava tentando fazer antes. Mas é tarde demais. Daniel permaneceu vivo apenas o suficiente para Emily dizer que o que os dois tiveram juntos não foi totalmente falso. “Eu sei”, foram as últimas palavras de Daniel. E assim, o cara que queria fazer bem ao seu filho, ser um pai diferente do que ele tivera, foi embora sem nunca ter tido essa chance.

Embora se possa argumentar que Revenge pode ter cometido um dos maiores erros em ter matado Daniel, eu gosto das possibilidades que a história de sua morte possa causar (e devem, por favor). Será que Emily e Victoria se uniriam finalmente para derrubar Malcolm Black? Onde David se encaixa em tudo isso? Será que ele vai ser capaz de perdoar Victoria e seguir em frente, ou fazer suas ações e exigir vingança? E, por fim, por que é Louise ainda continua nessa série? Fazer com que Nolan vire hétero?

Vou sentir falta de Joshua Bowman no papel de Daniel Grayson, e eu estou feliz que ele, pelo menos, saiu da série com uma nota relativamente alta no quesito de atuação, uma vez que seu personagem não foi tão aproveitado como deveria ter sido. Portanto, ter salvado a vida de Emily foi o maior mérito já feito durante essas quatro temporadas. Foi um ponto de advertência do que está por vir, mas também um ponto de redenção, de como ele amarrou uma fita sobre a relação entre ele e Emily. E talvez esse seja o único acerto que Revenge tenha feito ao fazer essa escolha. Adeus, Danny Boy … sua morte será vingada.

Até 04 de janeiro pessoal!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER