Revenge 4×12 — Madness

A morte para Victoria seria algo piedoso, ela não tem mais nada, agora é hora de deixa-la sofrer”. — THORNE, Emily

Já podemos perceber que Revenge assumiu a aparência de uma história que está chegando ao fim. Sendo mais direto, não há como ter certeza se a trama vai conseguir alongar a rixa entre Emily Thorne e Victoria Grayson, sem um final definitivo para cada uma delas. Madness foi um pequeno aperitivo para podermos tirar essa conclusão. Afinal, o que poderá existir além de Malcom Black?

É claro que, antes de chegar esse momento, elas terão que descobrir uma maneira de escapar das garras desse traficante, que em suma, descobriu a verdade sobre Amanda Clarke, e a morte de sua filha, Kate Taylor. E para piorar a situação ainda mais, o plano organizado por Jack de manter Malcom preso através de provas legitimas, infelizmente, não colou. David afirma que tudo o que Jack tem feito, foi apenas acordar o dragão, e agora Malcolm Black vai cuspir fogo em cada um deles. E parece que torturar Emily e Victoria é um bom exemplo de ilustrar essa frase.

Antes de falarmos nesse caso em questão, gostaria de saber se: alguém aqui passou a gostar tanto da Louise quanto eu? Parece controverso o fato de já ter comentado em reviews passadas o quão desnecessário era a presença da personagem na trama (sei que falo isso da Charlotte em todas as críticas, mas acredito que ela é um caso a parte e de que nunca vai conseguir mudar essa ideia, assim espero), acontece que Louise foi ganhando o seu espaço e pra nossa (ou minha) felicidade, foi contratada como regular na série. Aprendemos que nossa pseudo “maníaca/louca” não era realmente maníaca/louca. Em vez disso, ela vinha sendo drogada todos esses anos por sua família e aparentemente por seu irmão. Lyman tem uma carreira política e a sua motivação é continuar controlando a herança de Louise, uma vez que ela não será capaz de reivindicar nada do dinheiro se ela continuar diagnosticada inapta. Por sua parte, ele nega para Nolan fazer esse tipo de coisa, e com o charme que o personagem transmite, fica realmente difícil saber se ele diz a verdade ou não.

Revenge-Nolan-Ross-Madness-04x12

Dito isto, desfruto da amizade que brotou entre Louise e Nolan, que parecia sem rumo com Emily como sua velha parceira no crime. Não que ele estivesse procurando por uma substituta, sua amizade com Louise é a coisa mais próxima ao normal que ele teve nos últimos meses e, mesmo assim, não foi completamente uma maravilha. O envolvimento de Emily nesse plot fez com Madness valesse a pena do começo ao fim.

E afirmando o que já era esperando, a morte de Daniel continua trazendo consequências cada vez mais severas. Por exemplo, Margaux é incapaz de acreditar na maneira em que Daniel foi assassinado, insistindo cada vez mais que a versão de Emily não condiz com a realidade de que as coisas aconteceram. Embora Ben não tenha interesse em reabrir o caso (em parte devido à sua paixão platônica por Emily e outra por não haver realmente nenhuma evidência que contradiz a versão do que aconteceu), acabou entrando para o clube dos que já sabem a verdadeira identidade de Emily Thorne.

Estamos falando de Revenge , e da maneira que eles complicam as coisas, foi necessário que Margaux desmaiasse para que, os produtores a levassem para o hospital e recebesse uma Victoria comovida fofocando sobre nossa Amandinha. E como se toda essa reviravolta não bastasse, Ben está escutando toda a conversa por trás da porta (isso sim é um novelão!). Isso significa mais potencial para que a trama se torne explosiva, e algo me diz que algum produtor esteja assistindo Downton Abbey para sutilmente se inspirar nos grandes conflitos e não perder o caminho que eles devem seguir.

Retornando o que comecei a falar no primeiro parágrafo, temos a guerra entre duas rainhas. Agora que Malcolm tem Victoria e Emily em suas mãos, podemos afirmar que ele tem todas as melhores peças para iniciar o jogo. E isso faz com que Black seja um vilão muito mais interessante do que já aparentava ser, considerando o seu jeito calculista de resolver todos os problemas sem a ajuda de ninguém. Os flashbacks que retratam o cativeiro de David, onde Malcolm não só lhe mostra fotos de “Amanda”, como uma stripper, como também ameaça matá-la caso David não executasse seu companheiro de cativeiro, foram de arrepiar. Malcolm Black é um tipo de pessoa que tem como uma única intenção destruir a todos sem deixar nada para trás. Sendo ele uma figura imponente, admito ter gostado da injeção de adrenalina que foi inserida na segunda metade de da temporada.

Infelizmente, não posso esquecer que ao mesmo tempo essa situação se torna controversa. Tendo um vilão como Malcolm Black no meio de tudo isso, remove toda a meta proposta por Revenge, e muda o foco narrativo da garota que sofreu a vida toda por uma família que nem parece ser tão culpada assim, para uma trama drasticamente focada na destruição de um personagem que nem se quer foi notado nas famosas pesquisas de Emily. Quer dizer, ela encontrou cada inimigo que ajudou na prisão do seu pai (isso inclui coisas pequenas como uma psicóloga subornada seguindo por casos maiores como a Iniciativa, por exemplo), mas não conseguiu se vingar do maior de todos (odeio admitir que não seja o Conrad).

Isso não diminui o interesse em ver Emily e Victoria em uma posição perigosa, unidas contra um inimigo comum. Madness teve o mérito de cinco estrelas por unir várias tramas em uma só, mas ainda assim nos deixa com uma pulga atrás da orelha, foi uma boa ideia todos os personagens saberem da verdadeira identidade de Emily Thorne? Afinal, quem mais era a maior protagonista além da eterna Amanda Clarke?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER