S.O.S Região Serrana

Não dá para ligar a TV e não se emocionar com as cenas e relatos vindos da região serrana do Rio de Janeiro. Parece que a cada verão a cidade é atormentada por uma catástrofe. Palace II, Ilha Grande e agora essa, entre tantas outras. Mas nada chamou tanta atenção quanto o que tem acontecido nestes últimos dias. Um apenas um dia toda a previsão de chuva para o mês de janeiro despencou dos céus de Teresópolis, Nova Fribrugo, Petrópolis e outras cidades da região.

Foi o suficiente para termos uma das 10 maiores catástrofes naturais do planeta. A maior da história de mais de 500 anos do nosso país. O resultado de tanta agua, junto ao desenvolvimento desregulado das cidades, que parece ter passado batido a seus governantes, resultou em mais de 500 mortes até agora. O número de desaparecidos passa de mil.

Hospitais de campanhas foram montados nas cidades da região. O infortúnio é tanto que o Instituto Médico Legal não tem dado conta. A capacidade de seis corpos deixou de ser cumprida nas primeiras horas da situação. Prédios vizinhos e caminhões frigoríficos têm prestado auxílio nessa situação que mais lembra um filme apocalíptico do que a vida real.

É triste ler tudo isso? É triste escrever também. Mais triste ainda deve ser viver nesta situação. Não há como imaginar. A sua angústia ao assistir a cobertura da imprensa não deve expressar 10% da dor daquelas pessoas. O que você está fazendo além de trocar de canal pelo controle remoto? Que tal ajuda?

Não precisa estar lá. Não precisa ser voluntário. A realidade é simples: aquelas pessoas precisam de dinheiro. Um acesso rápido ao site do seu banco pode amenizar a situação, ao menos no reestabelecimento material e manutenção das condições mínimas de conforto para a vida de seres humanos que perderam o que lhes havia de mais precioso: a vida de pessoas queridas.

Ninguém saiu ileso. O desastre atingiu de ricos a pobres, de mansões, pousadas com chalés cinco estrela a casinhas e barracos em morros.

Várias comunidades estão se mobilizando. Uma delas age pelo facebook. Vale dar uma olhada no S.O.S. Região Serrana, uma ação de responsabilidade da operadora de Turismo Costa dos Coqueiros.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.