Santo Forte, o fantástico procedural brasileiro do canal AXN

Com corpo fechado, protagonista de Santo Forte apela aos santos para salvar passageiros aflitos.

Eu tenho meu corpo fechado para a morte.” da CRUZ FORTE, João

Santo Forte

Entre todas as profissões, não há uma que escute tantas histórias, de tantas bocas e silêncios, quanto os taxistas. Na direção, com os olhos na pista e os ouvidos aguçados, às vezes eles contam mais do que escutam.

Esse não é o caso de João da Cruz Forte (Vinícius de Oliveira), protagonista da nova série procedural brasileira do canal AXN. João entra nas histórias de seus passageiros mais até do que gostaria. E por pura sina.

Ele tem o corpo fechado, qualidade que vem à calhar entre os que dirigem pelas madrugadas da vida. Algumas vezes, ao receber o pagamento pela corrida de seus passageiros, tem visões sobre eles.

Como se não bastasse, é pai de dois filhos e casado com Dalva (Laila Garin). Dirige um táxi que pertence ao seu sogro, com quem presta contas mensalmente — mesmo tendo sido oferecido o táxi à ele de graça. Afinal, como o próprio João diz, “o barato sai caro.”

Esses detalhes mostram que o personagem é guerreiro. Mas não apenas isso.

O dom de João se converte em maldição. Quando sente que seu passageiro precisa de ajuda, um laço é criado e para ele não há outra saída, senão se envolver. E resolver.

Santo Forte

Como seu nome sugere, João tem uma proteção que não é deste mundo. E talvez venha daí sua dívida com os aflitos. Além do corpo fechado, o taxista consulta orixás para entender melhor como ajudar seus clientes.

Seu passado, no entanto, guarda um capítulo obscuro por causa de um grave erro. A missão de prestar ajuda a todos que necessitam é a consequência direta disso.

Sua profissão lhe coloca em contato com as mais diferentes criaturas da noite carioca. Com seus poderes sobrenaturais, consegue sobreviver às enrascadas trazidas pelos passageiros a cada novo episódio. À medida que a história avança, o conhecemos melhor e entendemos o motivo de ser um personagem tão curioso.

Pelo menos o suficiente para chamar atenção de Fábio (Guilherme Dellorto), o jornalista que o viu sobreviver a um acidente supostamente fatal e agora quer compreender o que há por trás de Cruz Forte.

A série é um produto masculino feito para o horário nobre da TV a cabo brasileira. Terá seus 13 episódios transmitidos todo domingo, às 21h, com promessa de evolução gradual e espaço às personagens femininas tão pouco desenvolvidas em seu episódio piloto.

Talvez por conta do horário, a produção pegue leve no que a maioria dos produtos hiper-realistas da TV e do cinema em nosso país exploram em demasia: sexo, drogas e violência.

Santo Forte não apela para estas três locomotivas de audiência já explorados à exaustão. É até simplória, no bom sentido. Com fotografia mais crua, e colorida. Bem carioca.

Santo Forte

Traz uma história fantástica não apenas por retratar o espiritual, mas por mexer com a curiosidade do telespectador com seu recurso básico, a narrativa.

João não está lá para resolver o problema dos outros — e nem os problemas que acredita que os outros têm. Está lá para cumprir uma missão que nem entendeu direito. E que desvendaremos junto com ele.

Um dos trunfos está no elenco, que trás Vinícius de Oliveira (Central do Brasil) em seu primeiro protagonismo na televisão. A série tem ainda Laila Garin, Thiago Justino, Cassiano Carneiro, Tamara Taxman, José Araújo, Cacá Ottoni e Davi Maia.

Com produção da Moonshot Pictures, Santo Forte reforça o perfil de mistério e investigação do canal, com uma produção genuinamente brasileira.

O primeiro episódio estará disponível no YouTube do canal.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Por essa a Ru Paul não esperava. Analisamos os piores looks da Mamma Ru, como bons guest judges.

Visitamos a Casa Warner com o tema Friends e mostramos tudo nesse vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER