Saramandices juramentadas na web

gibao e lobisomem

Terceira “novela das 23 horas” após a retomada da faixa de horário pela Rede Globo em 2011, com remakes de grandes sucessos do passado, Saramandaia está chegando aos seus últimos capítulos.

Livremente adaptada do clássico de Dias Gomes de 1976, a versão atual é assinada por Ricardo Linhares, que usou e abusou do universo recheado de realismo fantástico de Gomes, além de um vocabulário deverasmente merecedente de toda nossa admirância.

Mas o que Saramandaia está fazendo no Box? Assim como em outras produções atuais, a Globo está investindo nas redes sociais e no maior contato com os internautas. O recurso mais utilizado são blogs ou páginas, dentro dos sites das novelas, que façam referência a algum personagem ou temática.

No caso da macrossérie (termo que talvez melhor se aplique à Saramandaia, assim como às antecessoras Gabriela e O Astro), os blogs criados são das duas facções políticas da cidade fictícia de Bole-Bole: os bole-bolenses, tradicionalistas, e os saramandistas, jovens progressistas que lutam pela mudança do nome da cidade para Saramandaia.

Com múltiplos autores de ambos os lados, os blogs são atualizados com frequência, após os acontecimentos dos capítulos. A icônica Dona Redonda (Vera Holtz), por exemplo, é uma das autoras do “Diário de Bole-Bole”, enquanto o vereador visionista João Gibão (Sérgio Guizé) lidera o blog “Saramandaia Já!”.

Websérie

saramandices

Além disso, o site da novela criou há duas semanas uma websérie de quatro capítulos, “baseada em fatos desreais”, que tenta explicar as esquisitices de alguns personagens. Saramandices do corpo humano é apresentada pelo Dr. Rochinha (André Frateschi), único médico da cidade.

Com cerca de três minutos de duração, cada episódio é focado em um personagem. O primeiro explica que as asas de João Gibão vêm de um gene recessivo hereditário. Aparentemente, seu avô foi cobaia de experiências nazistas que fundiram genes de galinhas com humanos, originando seres humanos alados numa geração futura.

No segundo episódio, ficamos sabendo que a explosão de Dona Redonda, após comer demais, foi impulsionada por componentes atômicos em seu organismo, ingeridos na Rússia quando ela ainda era uma bailarina (na época de Chernobyl). Criativos, não?

Por fim, a websérie “elucida” como é possível que Zico Rosado (Zé Mayer) solte formigas pelo nariz quando fica nervoso, e o pacífico professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) possa se transformar num feroz lobisomem na noite de quinta para sexta-feira. Confira a websérie na íntegra aqui.

Pode-se dizer que Saramandaia é uma das boas novidades na programação global, e que seu formato pode ser pioneiro para o futuro das telenovelas: mais curtas, dinâmicas e com quatro capítulos por semana. Com adesão cada vez maior do público ao formato das séries, vistas muitas vezes fora da TV, e as ações transmidiáticas, não seria de se admirar que o “plim-plim” revisse seus conceitos noveleiros a médio prazo…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER