Sense8 1×09 — Death Doesn’t Let You Say Goodbye

Muita emoção e muitas revelações colocam Sense8 em clima de conciliação

A verdadeira violência, a violência que percebi que era indesculpável, é a violência que fazemos com nós mesmos, quando temos medo de ser quem realmente somos”. MARKS, Nomi

Riley segue em busca de respostas para seus medos de infância e finalmente temos mais respostas sobre como funcionam os grupos de sensitivos e como a OPB funciona, mas estas revelações também levantaram a suspeita sobre o personagem Jonas, nos fazendo questionar de que lado ele está.

Se pararmos para pensar ele ajudou muito até agora, e segundo o próprio Jonas, Angelica precisava “dar a luz” ao grupo para que eles tivessem chance de lutar contra Sussuros, mas até agora toda a ajuda do personagem ao grupo pode ter sido apenas para influencia-los ao erro de alguma forma.

Agora também é falado sobre Psycellium, um tipo de sistema nervoso psíquico que conecta os sensitivos, que permite as visitas e as trocas de experiências e sentidos. Uma referência a vibração da natureza que já ouvimos em outras teorias parecidas, de que tudo que tem vida no planeta emite uma vibração.

Sense8

Yrsa acabou sendo uma imensa fonte de informações, mas também levantou ainda mais questões sobre o rumo dos sensitivos e da própria série em si.

Tanto ela quanto Jonas atentam ao grande problema de um romance dentro do grupo e o fato de que todos os membros do grupo nasceram no mesmo dia.

Aparece em Sense8 ainda no início de Death Doesn’t Let You Say Goodbye a ideia de separação de raças, os sensitivos como um passo a frente dos não sensitivos, uma nova forma, ou uma forma superior de homosapien, inclusive essa é uma ideia instigada por Jonas.

Em meio a tantas novas revelações e questões, outra parte do grupo ainda precisa continuar a lidar com seus problemas pessoais, Kala que presenciou a tentativa de assassinato do futuro sogro e Wolfgang com sede de vingança por Felix.

Protagonizando uma das cenas mais tocantes da série, que por sinal é cheia delas, tivemos o diálogo entre Nomi e Lito, enquanto ele conta o quanto ama Hernando e conta como foi o primeiro encontro dos dois, ela dá uma grande lição de aceitação para seu parceiro de grupo.

Importante notar como nessa e em muitas cenas, o diálogo não é cortado apenas para as partes que interessam a série, Lito usa bastante tempo contado a história do museu, intercalando com o próprio Hernando em uma lembrança do primeiro encontro dos dois.

Nomi conta com flashs de memória em detalhes como era sua vida no vestiário do time de natação, um sentindo as experiências do outro. Uma belíssima e complexa cena cheia de significado e importantíssima tanto para os personagens quanto para o público.

A delicadeza com que são tratadas as histórias dos personagens da série não parou por aí, episódio de Sense8 vai além quando contra qual o verdadeiro problema de Riley com a Islândia, o grande motivo que além da mentira de Yrsa fez com que a moça passasse tanto tempo longe de casa.

A cena no cemitério no alto das montanhas, assim como a cena do começo do episódio quando ela encontra Yrsa na caverna é simplesmente linda, a tristeza compartilhada com Capheus o personagem que sempre vê o lado bom das coisas foi o toque de estilo que a essa altura já estamos mais que acostumados.

Capheus por sua vez também compartilha a história de sua irmã, porque até então víamos a mãe dele grávida nos flashbacks dele, nunca nos perguntamos onde foi parar sua irmã de tão envolvidos que nos vemos nas histórias.

Sense8 mais uma vez entrega um pacote completo para apreciadores de séries que não se preocupam com o controle da opinião do público e sim com a qualidade de sua execução, um episódio para saborear até o último minuto.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER