Sense8 1×10 — What’s Human?

Com um episódio cheio de subjetividades, Sense8 entrega sensibilidade além do esperado para uma série sci-fi

O holocausto foi uma aberração ou apenas um reflexo do que somos?”. GORSKI, Will

O décimo episódio da série já começa nos colocando para pensar não só na pergunta gravada no Memorial do Holocausto em Berlin, mas sobre as decisões que os personagens precisam tomar para seguir em frente.

Will continua sendo de certa forma influenciado pelas ideias de Jonas sobre uma certa divisão de espécies, mas vale lembrar que eles são perseguidos pelo sr. Sussurros que também é sensitivo, e por mais que se fale dessa divisão a guerra é contra um igual não um diferente ou inferior tentando evitar a extinção.

Nesse ponto ainda estamos sobre a possível influência da dica dada por Yrsa de que Jonas não é confiável, o diálogo entre os dois enfatiza certa ambiguidade que talvez só esteja ali para nos confundir, uma vez que mesmo preso Jonas não entrega a localização de Will e se o faz a informação não chega ao público.

Sense8

Enquanto Wolfgang e Kala permanecem envolvidos demais em seus problemas pessoais para entrarem na guerra que ainda não fazem ideia como estão envolvidos, Capheus segue seu ritual de conselheiro do grupo.

Na conversa entre ele e Kala percebemos novamente o quanto é importante para os roteiristas enfatizar a troca de experiências e conceitos culturais entre os personagens, assim como diferenças socioeconômicas e percepções do mundo de diferentes pontos de vista.

Se os fãs dos Wachowski’s estavam sentindo falta de explosões Wolfgang protagonizou uma ótima sequência contra seu primo que atirou em Felix, com a ajuda de Lito ele enganou o metido a mafioso e acabou com tudo com um tiro de bazuca.

Mais uma vez presenciamos a troca de experiências entre os personagens, Lito toma o lugar de Wolfgang para enganar o primo dele, pois o personagem se vê incapaz de fingir naquele momento, mesmo que fosse para salvar a própria vida.

Lito como sempre adiciona um pouco do cômico nas sequências, mesmo derrotado na banheira acaba encontrando ajuda nos atos do companheiro de grupo para decidir sobre sua própria vida.

O melhor sobre a interação dos dois no episódio foi o ciclo sendo concluído quando Lito decide tomar as rédeas de própria vida e buscar Daniela. Então é a vez de Wolfgang dar uma mãozinha e salvar a pele do galã.

Aparentemente What’s Human? serviu para fortalecer as relações entre o grupo de sensitivos, inclusive entre aqueles que não haviam se relacionado ainda, deixando apenas Sun um pouco apagadinha, mesmo tendo mostrado que o pai dela realmente pretende contar a verdade sobre o roubo na empresa da família.

Muitos e muitos pontos positivos para a cena dos fogos de artifício, foi muito lindo ver os personagens compartilhando também um momento de alegria.

E obviamente temos que fazer uma pausa para comentar que Nomi e Amanita são as personagens mais sexualmente ativas da trama, todas as cenas das duas são lindas de morrer.

Por fim somos pegos de surpresa pela cena da apresentação do pai da Riley, uma coisa seria o comentário sobre como os sensitivos dentro do mesmo grupo compartilham inclusive a memória da primeira vez em que respiraram juntos.

Lembrando que o próprio Jonas, mais cedo no episódio falou sobre isso quando criticava a forma como o pai do seu grupo tentava lhe explicar sobre como era ser um sensitivo.

Outra coisa completamente diferente é uma sequência de partos explícitos acompanhados pela reação de cada um dos personagens ao se lembrar da cena, nesse momento todos os atores dão show de interpretação, mas Doona Bae nos entrega um desempenho tocante e impagável, nos olhos de Sun quase conseguimos ver como é poder se lembrar do próprio parto.

What’s Human? mais uma vez nos pega de surpresa por conta de sua estrutura como episódio, dosando perfeitamente sensações novas ao telespectador e finalizando com uma ideia um tanto aterrorizante de que algumas lembranças podem ser demais para os personagens, quando Riley desmaia sangrando temos ideia de como esse tipo de dom pode afeta-los de forma negativa também.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER